ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Corretor de Seguros, ISO 31000 e Gestão de Riscos em empresas

4/11/2020 - Sorocaba - SP



A gestão de riscos está prevista na ISO 31000 e, apesar de ser uma norma genérica, pode ser utilizada em toda atividade que envolve riscos. No ramo de seguros, tem sido amplamente utilizada por corretores de seguros, que atuam como consultores orientando empresas a mitigar os riscos e também oferecer transferência de riscos para seguradoras.

Nesse post, iremos aprofundar um pouco mais o entendimento da gestão de riscos em empresas e também, traremos algumas informações relevantes sobre como as empresas podem atuar para minimizar riscos.

O que é a gestão de riscos

Trata-se de um processo que pode ser aplicado em praticamente qualquer segmento da economia, podendo ser utilizado em riscos acidentais, objeto que possui cobertura de seguros, podendo ser aplicado nas organizações de qualquer finalidade.

Sinônimos: gerência de riscos, gestão de riscos e, ainda, Risk Management, termo em inglês que origina os termos em português.

Este processo está previsto em normas internacionais e a cada ano ganha mais importância no mercado nacional, visto que as empresas demonstram grande interesse em reduzir as perdas para manter o pleno funcionamento e operação para, com isso, poder fabricar e comercializar seus produtos.

O responsável pela gestão de riscos é a própria organização. No entanto, as empresas estão mais concentradas em produzir e comercializar seus produtos. Desta forma, o corretor de seguros junto à seguradora e resseguradora tornam-se os profissionais qualificados para ajudar as empresas e encontrar soluções na redução de perdas, pois possuem bastante afinidade com este tipo de questão.

Para isso, é necessário encontrar um corretor especialista no ramo de atuação da empresa. Existem vários campos de atuação diferentes, e cada um tem suas particularidades. Por exemplo, uma fábrica de colchões possui determinados riscos que ocorrem com mais freqüência, enquanto uma padaria tem riscos totalmente distintos. Por isso, é sempre importante localizar um corretor que possua experiência para poder indicar as melhores soluções e indique com maestria a transferência de riscos de acordo com as necessidades de cada segmento do mercado. Atualmente, é possível encontrar corretores de todo o Brasil em sites como a SUSEP, ou ainda através de uma nova iniciativa que reúne corretores de todo o Brasil em um único portal. O portal corretores de seguros é o mais indicado para localizar um especialista que possa ajudar sua empresa a identificar os potenciais riscos e propor soluções adequadas. Através do site, o usuário poderá encontrar corretoras em grandes cidades como Curitiba e Joinville, além de cidades menores como Londrina, Ponta Grossa e todas as demais 5.570 cidades brasileiras.

O papel do corretor na venda consultiva

O corretor de seguros teve uma significativa mudança de comportamento desde o surgimento do mercado de seguro. Antigamente, os corretores tinham uma postura mais de vendedor. No presente, essa postura mudou significativamente, e hoje o corretor atua mais como um consultor, ajudando o cliente a identificar os riscos e entendendo as reais necessidades do cliente.

Nesse aspecto, o corretor poderá atuar identificando necessidades como:

  1.        Riscos acidentais dos quais a empresa está suscetível;
  2.        Criação da matriz de riscos, que é uma ferramenta de gestão visual que permite classificar os riscos identificados e que precisam ser analisados;
  3.        Quanto à frequência de concretização dos riscos e quanto à severidade de cada risco identificado;
  4.        Propor alternativas para controle de riscos, que permitem reduzir a frequência e minimizar a severidade de cada risco;
  5.        Ajudar a empresa a implantar as soluções encontradas e, por fim, junto a empresa, realizar o monitoramento e melhorias dos riscos identificados.

Conhecendo a ISO 31000

A ISO 31000 é aplicada em todo o mundo. Trata-se da base da gestão de riscos, e pode ser adaptada para qualquer segmento. Como explicado anteriormente, a ISO 31000 é genérica, então, toda empresa poderá se beneficiar, de alguma maneira, dessas normas.

Lembramos aqui que a ISO não é um órgão nacional. A International Organization for Standarization (ISO) é uma organização não governamental, com secretaria central localizada em Genebra, na Suiça, que é composta por mais de 150 membros de vários países diferentes. Diversos especialistas desenvolvem voluntariamente, por consenso, normas que podem ser aplicadas globalmente.

No Brasil, também possuímos um órgão semelhante, que é a conhecida ABNT, ou Associação Brasileira de Normas Técnicas. Fundada em 28 de setembro de 1940, a ABNT realiza comissões de estudos especiais (CEE) que possuem o objetivo de criar normas específicas e padronizações para diversos segmentos, que vão desde margens e tamanho de folha para trabalhos científicos, a instalações elétricas de baixa tensão. A gama de normas é enorme, e podem ser consultadas no site da ABNT.

A ISO 31000, que trata dos princípios e diretrizes da gestão de riscos, foi traduzida para o idioma português, sem alterações, e publicada pela ABNT NBR ISSO 31000. A norma 31000 foi criada em 2009, mas recentemente, em 2018, foi atualizada e consolidada uma segunda edição da normal.

O que estabelece a ISO 31000?

Antes de explicar o que estabelece a ISO 31000, é importante destacar: existem normas de caráter mandatório, ou seja, que são de aplicação obrigatória, e normas sem caráter mandatório, que não são obrigatórias.

A ISO 31000 não é de aplicação obrigatória nas empresas. Mas é altamente recomendado que as empresas apliquem as diretrizes estabelecidas pela ISO, uma vez que a gestão de riscos oferece melhor qualidade de vida para todos os envolvidos, independente de qual for a área de atuação da empresa. O material em versão completa, pode ser encontrado completo e gratuitamente no site da ABNT.

A ISO estabelece orientações para o gerenciamento de riscos, com aplicação universal, de maneira genérica, podendo ser aplicada em qualquer segmento. Para que se aplique a ISO 31000 em uma empresa é necessário o conhecimento da própria ISO 31000, e também o conhecimento da área de atuação onde a norma será utilizada.

Compartilhe no Whatsapp