Autor: Lucas Pelisari
Montar um e-commerce pode se tornar uma tarefa desafiadora, ainda mais se for seu primeiro contato com esse mercado.
Não basta apenas expor produtos e apresentar preços: existem técnicas especiais no mundo virtual. A mais importante de todas é o famoso SEO.
Além disso, existem várias plataformas onde podemos montar um e-commerce. Isso causa muitas dúvidas em quem está iniciando. Qual a melhor delas?
Outro ponto importante, mas muito negligenciado, é a descrição dos produtos. Esses pequenos textos são vitais na decisão de compra do consumidor, por isso precisam ser elaborados com capricho.
Por fim, todos os e-commerces de sucesso têm uma característica interessante: eles possuem métodos para fidelizar clientes.
Ficou interessado no assunto? Aproveite para aprender a criar um e-commerce de sucesso!
Falar sobre plataformas de e-commerce requer cuidado. Este artigo está sendo produzido em um momento onde certas marcas dominam o mercado. Porém, não podemos garantir que elas serão referência daqui a alguns anos.
Vamos ter o cuidado de deixar este conteúdo atemporal!
Uma boa plataforma para iniciar um e-commerce deve contar com alguns itens:
● Páginas otimizadas para carregamento rápido.
● Emissão de relatórios de desempenho do e-commerce.
● Integração com ferramentas logísticas e de marketing.
● Facilidade de uso, permitindo cadastrar ou alterar produtos rapidamente.
● Preço de uso baixo — ou até inexistente.
Neste exato momento, próximo ao fim de 2020, a melhor plataforma para iniciar um e-commerce é a loja integrada. Ela é gratuita, é simples de usar, oferece várias integrações e tem parceria com o Google.
Coloque-se no lugar de um consumidor que entra em seu e-commerce pela primeira vez. O que ele vai sentir ao clicar em um produto de sua loja?
A maioria dos e-commerces não investe em uma boa descrição do produto. No entanto, aqueles que o fazem ainda deixam o resultado final com péssima qualidade. É por isso que existem pessoas frustradas com as lojas virtuais.
Só para exemplificar, em um anúncio de Whey Protein, é interessante colocar os benefícios do produto, a indicação de uso, os cuidados e demais informações interessantes ao consumidor.
Além disso, procure passar confiança, apresentando algumas políticas da empresa. O medo é um dos agravantes nesse ponto, pois ele impede vendas praticamente concretizadas.
Explique sobre o direito de arrependimento, assim como métodos de devolução. Aliás, deixe claro sobre as formas de pagamento e a segurança empregada nelas.
Querendo ou não, seu e-commerce vai ficar ranqueado no Google. Aliás, ele precisa ficar ranqueado e, de preferência, lá no topo das buscas. Algumas empresas investem milhões para conseguir tal feito.
É simples aplicar as boas práticas de SEO em seus produtos. Veja algumas delas:
● Coloque o nome do produto inteiro no título da página do produto.
● Na descrição do produto, faça um conteúdo com pelo menos 300 palavras — o recomendado é uma descrição com 1000 palavras.
● Ainda na descrição, repita o nome do produto pelo menos 4 vezes, uma delas bem no comecinho da descrição.
● Faça uma descrição que responda questões sobre os produtos, como: O que é X? Como X ajuda sua saúde? Como X funciona? E assim por diante.
● Coloque 3 ou 4 imagens de boa qualidade do produto.
● Não repita mais de 14 vezes o nome do produto em uma descrição de 1000 palavras.
Montar um e-commerce de suplementos tem uma vantagem sobre os demais nichos: o consumo dos produtos é mensal. Ou seja, é como uma estratégia de assinatura, mas voltada a produtos físicos.
Conseguir uma receita previsível e recorrente é o sonho de todos os empreendedores, não é verdade? Isso é possível quando ocorre a fidelização de clientes. Aliás, a fidelização também acarreta em novos clientes, pois indicações espontâneas ocorrem.
Como fidelizar clientes? Veja alguns métodos:
● Ofereça descontos para quem já comprou em seu e-commerce.
● Trabalhe somente com os melhores produtos do mercado.
● Invista em estratégias de contato com clientes.
● Ofereça conteúdo que ajude seus clientes com os objetivos deles.
● Esteja atento às novidades do mercado.
● Faça pacotes de “queima de estoque” e ofereça a quem optou por receber seus e-mails.
● Tenho um ótimo atendimento, quando for necessário.
Como ficou claro no tópico anterior, ter um e-commerce de sucesso é sinônimo de produtos de alta qualidade. Por isso comprar suplementos de empresas confiáveis é a melhor opção.
Se o seu produto for bom e tiver um preço em conta, essa combinação, por si só, pode fidelizar vários clientes. Até mesmo gastos com propaganda serão menores, visto que os próprios clientes vão indicar seu e-commerce.
Em resumo, montar um e-commerce requer uma plataforma específica, investir em uma ótima descrição dos produtos, zelar pelo SEO, aplicar estratégias de fidelização de clientes e trabalhar somente com produtos de qualidade.