ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como montar um e-commerce de suplementos?

3/11/2020 - Sorocaba - SP



Montar um e-commerce pode se tornar uma tarefa desafiadora, ainda mais se for seu primeiro contato com esse mercado.

Não basta apenas expor produtos e apresentar preços: existem técnicas especiais no mundo virtual. A mais importante de todas é o famoso SEO.

Além disso, existem várias plataformas onde podemos montar um e-commerce. Isso causa muitas dúvidas em quem está iniciando. Qual a melhor delas?

Outro ponto importante, mas muito negligenciado, é a descrição dos produtos. Esses pequenos textos são vitais na decisão de compra do consumidor, por isso precisam ser elaborados com capricho.

Por fim, todos os e-commerces de sucesso têm uma característica interessante: eles possuem métodos para fidelizar clientes.

Ficou interessado no assunto? Aproveite para aprender a criar um e-commerce de sucesso!

1. Escolhendo a plataforma para montar um e-commerce

Falar sobre plataformas de e-commerce requer cuidado. Este artigo está sendo produzido em um momento onde certas marcas dominam o mercado. Porém, não podemos garantir que elas serão referência daqui a alguns anos.

Vamos ter o cuidado de deixar este conteúdo atemporal!

Uma boa plataforma para iniciar um e-commerce deve contar com alguns itens:

●        Páginas otimizadas para carregamento rápido.

●        Emissão de relatórios de desempenho do e-commerce.

●        Integração com ferramentas logísticas e de marketing.

●        Facilidade de uso, permitindo cadastrar ou alterar produtos rapidamente.

●        Preço de uso baixo — ou até inexistente.

Neste exato momento, próximo ao fim de 2020, a melhor plataforma para iniciar um e-commerce é a loja integrada. Ela é gratuita, é simples de usar, oferece várias integrações e tem parceria com o Google.

2. A descrição do produto vale ouro

Coloque-se no lugar de um consumidor que entra em seu e-commerce pela primeira vez. O que ele vai sentir ao clicar em um produto de sua loja?

A maioria dos e-commerces não investe em uma boa descrição do produto. No entanto, aqueles que o fazem ainda deixam o resultado final com péssima qualidade. É por isso que existem pessoas frustradas com as lojas virtuais.

Só para exemplificar, em um anúncio de Whey Protein, é interessante colocar os benefícios do produto, a indicação de uso, os cuidados e demais informações interessantes ao consumidor.

Além disso, procure passar confiança, apresentando algumas políticas da empresa. O medo é um dos agravantes nesse ponto, pois ele impede vendas praticamente concretizadas.

Explique sobre o direito de arrependimento, assim como métodos de devolução. Aliás, deixe claro sobre as formas de pagamento e a segurança empregada nelas.

3. Atenção às boas práticas de SEO

Querendo ou não, seu e-commerce vai ficar ranqueado no Google. Aliás, ele precisa ficar ranqueado e, de preferência, lá no topo das buscas. Algumas empresas investem milhões para conseguir tal feito.

É simples aplicar as boas práticas de SEO em seus produtos. Veja algumas delas:

●        Coloque o nome do produto inteiro no título da página do produto.

●        Na descrição do produto, faça um conteúdo com pelo menos 300 palavras — o recomendado é uma descrição com 1000 palavras.

●        Ainda na descrição, repita o nome do produto pelo menos 4 vezes, uma delas bem no comecinho da descrição.

●        Faça uma descrição que responda questões sobre os produtos, como: O que é X? Como X ajuda sua saúde? Como X funciona? E assim por diante.

●        Coloque 3 ou 4 imagens de boa qualidade do produto.

●        Não repita mais de 14 vezes o nome do produto em uma descrição de 1000 palavras.

4. Métodos para fidelizar clientes

Montar um e-commerce de suplementos tem uma vantagem sobre os demais nichos: o consumo dos produtos é mensal. Ou seja, é como uma estratégia de assinatura, mas voltada a produtos físicos.

Conseguir uma receita previsível e recorrente é o sonho de todos os empreendedores, não é verdade? Isso é possível quando ocorre a fidelização de clientes. Aliás, a fidelização também acarreta em novos clientes, pois indicações espontâneas ocorrem.

Como fidelizar clientes? Veja alguns métodos:

●        Ofereça descontos para quem já comprou em seu e-commerce.

●        Trabalhe somente com os melhores produtos do mercado.

●        Invista em estratégias de contato com clientes.

●        Ofereça conteúdo que ajude seus clientes com os objetivos deles.

●        Esteja atento às novidades do mercado.

●        Faça pacotes de “queima de estoque” e ofereça a quem optou por receber seus e-mails.

●        Tenho um ótimo atendimento, quando for necessário.

5. Montar um e-commerce requer produtos de alta qualidade

Como ficou claro no tópico anterior, ter um e-commerce de sucesso é sinônimo de produtos de alta qualidade. Por isso comprar suplementos de empresas confiáveis é a melhor opção.

Se o seu produto for bom e tiver um preço em conta, essa combinação, por si só, pode fidelizar vários clientes. Até mesmo gastos com propaganda serão menores, visto que os próprios clientes vão indicar seu e-commerce.

Em resumo, montar um e-commerce requer uma plataforma específica, investir em uma ótima descrição dos produtos, zelar pelo SEO, aplicar estratégias de fidelização de clientes e trabalhar somente com produtos de qualidade.

 

Compartilhe no Whatsapp