Autor: Lucas Pelisari
Fazer um bom plano de negócios é o ponto inicial de qualquer nova empresa. Nele é possível se ter uma visão geral do empreendimento e também de discutir detalhes, diminuir as chances de erro e consequentemente, aumentar chances de sucesso. Não importa o tamanho da sua empresa, fazer seu plano de negócios é básico e fará toda a diferença durante a sua trajetória empreendedora. Inclusive, em muitos programas de incentivo, o plano de negócios é o objeto chave na hora da seletiva.
Mas vamos lá, provavelmente isso não é nenhuma novidade, muito se fala do plano de negócios, principalmente quem ainda está procurando empreender. Mas depois que se coloca o negócio para rodar, qual o momento certo de rever esse plano de negócios?
É sobre isso que vamos falar nesse texto!
Para começo de conversa é interessante reforçar que o plano de negócios não é uma mera formalidade ou um documento que se faz uma vez e se esquece na gaveta. Ele é de fato uma diretriz, uma ferramenta poderosa que permite ao empreendedor analisar o mercado, além de apontar os objetivos a serem alcançados e quais as estratégias serão usadas para alcançá-las.
Além disso, o plano de negócios também ajuda a visualizar as possíveis ameaças e situações de risco que podem surgir e tomar medidas cabíveis, muitas vezes, antes da situação acontecer.
E ainda existe a possibilidade de se verificar a viabilidade de uma ideia se colocada em prática. Ou seja, você pode ter uma visão detalhada do que precisa para tirar aquele projeto do papel e principalmente verificar se vale mesmo a pena.
Um bom plano de negócios vai te poupar bastante tempo e dinheiro e aumentar suas chances de sucesso.
Agora que você entendeu a importância dessa ferramenta é hora de entender em quais situações é necessária a revisão desse documento e aproveitar de fato, de todos os seus benefícios:
Quando algum dado base sofre modificação: na hora de fazer o seu plano de negócios, irá selecionar aqueles dados base ou premissas que irão desencadear todos os outros. Sempre que um desses dados sofrer alguma modificação é hora de rever seu plano.
Quando mudam as previsões de mercado: sabemos bem como funciona o mercado, muitas vezes há muita especulação e no final pouca coisa de fato acontece. Mas se houver mudanças reais e realmente significativas nas previsões econômicas, aí sim, é hora de rever o seu plano de negócios.
Quando houver mudanças no aporte financeiro: dívidas, empréstimos, investimentos, mudança muito drástica no valor de insumos, esses são alguns exemplos de mudanças no aporte financeiro que pode acontecer e que irão impactar em muitas outras áreas e por isso é importante rever tudo o que foi colocado no plano de negócios.
A cada seis meses: bem, se nada acontecer e não for necessária a revisão antes, é importante olhar para esse planejamento a cada seis meses. O importante aqui é manter os dados e estratégias sempre frescas e em ação, além do que, pode ser que tenha encontrado novos caminhos de alcançar metas ou até mesmo atualizar a lista de produtos e serviços.
Mas como ter certeza de que é preciso apenas uma revisão e não um novo plano de negócios? A respostas mais objetiva para esta pergunta é outra pergunta: está vendendo?
Se não houver interesse por parte dos clientes e a estagnação no fluxo de caixa passa dos seis meses é hora de replanejar ou como dizemos no universo do empreendedorismo, é hora de pivotar o seu negócio.