ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Melhor seguro para carros: confira as 6 principais dicas dos especialistas

28/10/2020 - Sorocaba - SP




Atualmente, existem aproximadamente cem seguradoras no Brasil, muitas delas trabalham com seguro automotivo. Existe uma grande oferta no mercado de seguros para automóvel, e escolher qual o melhor seguro para seu auto pode não ser a tarefa mais simples. Hoje, vamos listar aqui algumas dicas na hora de escolher o seu seguro auto.

Para contratar um seguro, é importante entender que existem diferentes coberturas. Cada cobertura se destina a um risco em particular, por exemplo: risco de colisão, roubo, incêndio, queda de raio, entre outros. Então, a primeira dica é:

1: Escolha corretamente as coberturas

Nem sempre é necessário contratar um seguro completo para seu auto. Tudo vai depender do estilo de vida que você leva. Por isso, avalie quais as reais coberturas necessárias para seu caso. Você pode, por exemplo, ter uma preocupação maior em relação a roubo, mas não está tão interessado em guincho e revisões, por exemplo. Esse é um importante aspecto que poderá reduzir o preço do seguro, caso você precise apenas de algumas coberturas essenciais.

Dentre as coberturas do ramo automotivo, podemos destacar:

Quando for contratar o seguro, peça para o corretor lhe explicar cada uma das coberturas possíveis, e escolha aquelas que você considere mais importantes, de acordo com o seu estilo de vida.

Vale lembrar que quanto mais itens agregados à cobertura, maior será o valor do prêmio, ou seja: mais caro você irá pagar para transferir o risco à seguradora.

2: Cote com diferentes seguradoras

É importante fazer a cotação com diferentes seguradoras e avaliar os benefícios de cada uma. As seguradoras podem oferecer diferentes benefícios e coberturas como revisões, carro reserva, guincho, entre outros.

Porém, você não precisa realizar a cotação diretamente com as seguradoras. Converse com um corretor de seguros, ele poderá realizar a cotação com diversas seguradoras ao mesmo tempo, e demonstrar quais oferecem mais benefícios e coberturas pelo menor preço.

Se você deseja localizar um corretor de seguros perto de você, acesse o portal corretores de seguro, lá você poderá localizar corretores de todo o Brasil, e escolher o mais próximo de você para realizar a cotação.

3. Escolha com cautela as coberturas extras

Se você utiliza muito seu carro para viajar, adicionais como revisões e guincho para grandes quilometragens podem ser indicados.

Além disso, é importante avaliar a opção de carro reserva, e o limite máximo de dias que você poderá usufruir desse benefício. Se o seu carro precisar ficar vários dias na mecânica no caso de um sinistro ou para determinados consertos, pode ser importante contratar uma cobertura de carro reserva para 15 dias ou mais.

4. Escolha o modo da franquia

Além das coberturas, existe a franquia, que é o valor que você paga para acionar o seu seguro em caso de sinistros, que podem variar de isenta, reduzida, normal ou ampliada. Se você não se sente muito seguro no volante e teme mais por colisões, poderá pagar um premio maior, que irá acarretar em um custo para acionar a franquia menor. Já se você se preocupa mais com o roubo do veículo, e não tanto com acidentes, poderá pagar uma franquia mais barata, visto que em caso de roubo do veículo, não há taxa de franquia.

Na hora da contratação, converse com o corretor e peça para ele lhe explicar em detalhes as opções de franquia.

5. Não omita nenhum dado          

Atenção: muitas pessoas cometem o grande erro de não informar todas as peculiaridades sobre o veículo e quem dirige o veículo. Informe corretamente todos os seus dados, bem como dados do veículo, local de pouso do veículo, se tem ou não garagem coberta, se você utiliza o carro só para trabalho ou só para passeio, quantas pessoas dirigem o veículo, qual a idade das pessoas que dirigem o veículo, se o auto é blindado, quilometragem, e tudo mais que for solicitado pelo corretor na hora de preencher a proposta.

É importante saber que uma informação incorreta é suficiente para invalidar a apólice. Os peritos das seguradoras avaliam os casos de sinistros a fundo, e poderão inclusive fazer investigações para saber se o segurado agiu de má fé na hora de preencher a proposta.

6. Responsabilidade civil é essencial!

Uma das coberturas mais importantes, mesmo que facultativa, é a de responsabilidade civil facultativa de veículos. Em outras palavras, imagine que você causa uma colisão com uma Ferrari do ano, e o motorista do veículo se machuca e precisa de afastamento do serviço para tratamentos médicos. Nesse caso, como você causou a colisão, precisará arcar com três valores:

  1. Conserto da Ferrari
  2. Despesas médicas
  3. Medicamentos

E outros que poderão surgir em decorrência do acidente.

Esse é o tipo de cobertura que a gente paga para não usar, mas se precisar, dará graças por tê-la contratado. Por isso, é essencial possuir cobertura de responsabilidade civil. Converse com o corretor para definir os limites máximos de indenização.

Conclusão

Apesar da grande oferta de seguros no Brasil, é necessário ter um certo conhecimento na hora de contratar as coberturas. Conte sempre com os corretores de seguros para lhe auxiliar a tomar a melhor decisão.

 

Compartilhe no Whatsapp