ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas de como empreender depois da pandemia

24/10/2020 - Sorocaba - SP




2020 está sendo um ano curinga para quem empreende e quem quer empreender, só para refrescar a sua memória, em janeiro de 2019, ouvimos muito falar sobre a recessão que o Brasil enfrentaria, mesmo antes do Coronavírus se espalhar pelo mundo.

 

As crises vem e passam, para alguns, se tornam oportunidades, para outros um desastre e de uma coisa sabemos: ela vem para jogar tudo pro alto.

Neste artigo, quero falar com você que está com medo e sem saber muito o que fazer sobre as possibilidades e oportunidades durante e depois da pandemia do Covid-19.

 

 

Entenda o outro lado da crise

 

Você já parou para fazer uma outra leitura das crises que vivemos, principalmente na área profissional e financeira? Toda crise que vem, nos força a resignificar e rever a forma que vivemos e fazemos as coisas. Em nossos planos de negócios, nós criamos um projeto que nos dá muito dinheiro e fazendo mais do mesmo enquanto ele funcionar.

Todavia, principalmente em muitos mercados extremamente competitivos, não podemos nos dar o luxo de confiar que as coisas vão continuar as mesmas. Em muitos casos somos forçados a mudar ou perdemos o negócio ou boa parte dele.

 

Toda essa situação pode parecer desesperador para algumas pessoas, porque só reconhecemos nosso sucesso em momentos de glória, mas se você olhar de forma mais profunda, essa é uma oportunidade que te convida a crescer, que é algo que evitamos, mas é importante.

Muitas pequenas empresas precisam ser provocadas a crescerem para continuar no mercado. Nessa época, empresas que tinham muitos clientes e estavam fazendo um atendimento sem qualidade, vão ter que rever a forma de trabalhar e valorizar mais os clientes. Pessoas que pararam de investir nos estudos porque tinham um emprego “estável” se veem sendo forçadas a reaver seus projetos de carreira. É o mesmo desafio para todos e o importante é que você seja um bom aprendiz e passe por isso mais rápido e sem muitos danos.


Como encontrar oportunidades em momentos de crise

 

Sempre vão existir oportunidades de fazer dinheiro enquanto existirem pessoas. No seu próprio negócio, podem existir possibilidades e formas de inovar que poucas pessoas fizeram ou estão dispostas a fazer.

A melhor coisa é começar com uma análise da situação atual e escrever ideias para lidar com a adversidade. Não apenas pensar, mas escrever e fazer associações de possíveis ações que podem ser antecipadas.

 

Expandindo seu negócio atual

 

Supondo que uma costureira que costurava para fora, da sua casa, agora se vê com pouca demanda. Ela pode anotar algumas ideias para expandir seu negócio, como:

 

Produzir um tipo de roupa para um tipo de mercado que tem uma boa demanda, como:

 

 

Quanto mais ideias você anotar, mais novas ideias surgirão.


Imagine que você é seu concorrente

 

Uma outra forma de antecipar decisões, é olhar a sua concorrência. Não é só você que está passando por um momento de crise. Olhar o que os seus concorrentes estão fazendo, pode te ajudar a tomar algumas decisões ou evitar de tomar algumas decisões ruins.

Você também pode fazer um estudo se baseando em ações que eles tomaram no passado e funcionou, principalmente em momentos de dificuldades econômicas. O que empresas como a sua fizeram em outros momentos de crise em anos anteriores? O que mudou no mercado naquela época? A economia é muito cíclica, e podemos tirar proveito do que já aconteceu para juntarmos informações e ideias para lidarcom a situação atual.

Aprenda novas coisas

 

Pode ser que você chegou a um ponto onde não há muito o que fazer e não há como inovar. Talvez esse é o momento de deixar de lado o velho e abraçar o novo. Eu sei que é o que todos nós tememos, mas pode ser que juntando o conhecimento que você já possui com algo novo, seja a fórmula perfeita para não só driblar a crise, mas realmente crescer durante ela.

 

Com tanto conteúdo online, é muito mais prático aprender coisas novas. Pense sobre habilidades que você poderia ter, o tempo que você vai levar para adquiri-las e quanto elas podem contribuir para novos negócios e comece a estudar, com certeza, isso irá ajudar muito.


Hora de reduzir custos de forma inteligente para se manter no mercado

 

Responda: há alguma coisa que você faz que poderia ser automatizado por um sistema virtual? Ou algum sistema que poderia substituir a mão de obra que você contrata? Eu sei que ninguém quer demitir, mas é preciso fazer sacrifícios que depois podem ser reparados.

 

 

O conceito de startups é o conceito de empresas pequenas com foco em crescimento e aprendizado contínuo. Vendo dessa forma, as crises são apenas obstáculos para uma nova fase. Espero que estas dicas te ajude a passar por isso e continuar empreendendo de uma forma mais inovadora, aproveitando-se dos obstáculos e das oportunidades que encontre em seu caminho.

Este artigo foi uma colaboração, escrito por Wellington Duarte - SJS Web Design.

Compartilhe no Whatsapp