ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Quer um patrimônio sólido? Invista em imóveis em Sorocaba

24/10/2020 - Sorocaba - SP



No mercado atual, o investimento em imóveis em Sorocaba cresceu além dos ativos tradicionais. Embora ações, títulos e fundos mútuos ainda sejam inclusões comuns de portfólio, há muitos outros caminhos que também podem ser recompensadores no longo prazo, se você estiver disposto a investir tempo.

 

Um desses caminhos é o investimento imobiliário, que pode ser uma forma lucrativa de ganhar dinheiro para o futuro, especialmente para quem deseja planejar sua aposentadoria. No entanto, ele não é para todos. O investimento imobiliário exige dedicação, pesquisa e planejamento. Se você tem interesse em investir em comprar casas em Sorocaba para investir, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo nesta tarefa.

 

Conheça os custos envolvidos

Para ser franco, o investimento imobiliário não é barato. As propriedades custam um pouco para comprar imediatamente, mas se você tiver os fundos ou estiver disposto a fazer um empréstimo, pode valer a pena. No entanto, não é tão simples quanto comprar um imóvel e vê-lo ganhar dinheiro. Há custos adicionais a serem considerados: manutenção básica, manutenção anual, atualizações e despesas como serviços públicos e impostos. Se você decidir fazer um empréstimo, não se esqueça de levar em consideração os fundos de investimento imobiliário. Há hoje em dia empresas que financiam ou possuem imóveis, com base em requisitos específicos. Eles permitem que os investidores invistam em propriedades e, embora elas paguem a maior parte de sua receita tributável, os investidores são responsáveis ​​pelos impostos sobre a renda. Tudo tem um custo, então certifique-se de levar tudo em consideração. Contudo, saiba no que você está se metendo antes de começar.

 

Selecione o tipo de propriedade

Você também deve decidir em qual tipo de propriedade investir. Você pode comprar algum apartamento em Sorocaba, que pode ser comercial ou residencial. Você também pode se tornar um proprietário de vários imóveis e alugar tanto casas quanto apartamentos. Você pode usar sua propriedade como Airbnb ou como aluguel por temporada. Se guardar imóvel residencial não é do seu interesse, pode optar pela opção comercial. Ou você pode evitar locatários e comprar propriedades para obter um retorno mais rápido. Antes de selecionar uma propriedade, decida quais são seus planos para ela e quais objetivos você tem em mente.

 

Verifique a área

Quando se trata de investimento imobiliário, a localização é um fator chave. Você não quer comprar em uma área só porque o preço é justo. Faça sua due diligence: verifique o valor de mercado, o bairro e o que o local oferece. O tipo de aluguel no qual você está interessado pode ajudar a determinar onde procurar. Pesquise a concorrência e determine se a propriedade que você escolheu está em um local privilegiado para seu propósito. Para aluguel residencial ou de férias, considere a comunidade, a proximidade de atrações populares e fatores de estilo de vida. Para aluguel de empresas, verifique o público-alvo, acesso, estacionamento e dados demográficos da área.

 

Proteja-se

Se você está pensando em investir em uma ou várias propriedades, considere usar uma empresa de responsabilidade limitada, pode ajudá-lo com o gerenciamento de riscos. Ela pode possuir propriedade sobre as propriedades; se algo acontecer nessas propriedades, você não é pessoalmente responsabilizado. Além disso, ter uma empresa de responsabilidade limitada pode proteger seu fundo de aposentadoria, caso algo ocorra na propriedade. Também pode fornecer “controle de talão de cheques”, o que pode ajudar se o tempo for um fator ao acessar seus fundos de aposentadoria para compras relacionadas a imóveis. Depois de abrir uma empresa de responsabilidade limitada usando sua conta de aposentadoria individual autodirigida, sua conta é o negócio e você é o gerente de negócios designado. Esse processo permite que você acesse seus fundos sempre que precisar; no entanto, isso não significa que você não precisa de um fiador ou que pode levar os fundos para outros usos. Todos os fundos removidos devem ser usados ​​na propriedade, e qualquer retirada deve ser relatada ao seu fiador. No entanto, em vez de ser cobrado por várias alterações na conta, você só precisa relatar uma vez. Isso é especialmente útil para pagar menos taxas.

 

Compre uma propriedade com o crescimento em mente

Quando você investe em imóveis, pode eventualmente querer vendê-los. Quer pretenda invertê-lo imediatamente ou mantê-lo por um tempo, você vai querer lucrar. O objetivo é vender sua propriedade por um valor superior ao que você pagou por ela. Aumente o valor da sua propriedade fazendo atualizações ou adições simples. Quando você aumenta o valor da propriedade, pode vendê-la por mais, e seu trabalho árduo terá uma grande recompensa.

 

Mantenha os números importantes à mão

O investimento imobiliário ocupa tempo e dedicação. Embora você possa ter o poder, você está limitado no que pode fazer à propriedade sozinho. Tenha uma lista de pessoas que você precisará para ajudá-lo com seu investimento, como zeladores, corretores ou imobiliária para atendê-lo, um advogado, um contador, prestadores de serviços, que são recursos humanos importantes. Jamais deixe de ter para ajudá-lo pessoas imprescindíveis para manter suas propriedades em ótimo estado: encanadores/eletricistas, um faz-tudo, especialistas em controle de pragas e empreiteiros. Embora você possa não precisar de todas essas pessoas antecipadamente, é bom ter alguns números confiáveis ​​para ligar.

 

Depois de selecionar o tipo e a localização do seu imóvel, você pode definir os termos do seu investimento. Calcule aluguel, taxas, custos anuais e fundos de emergência para manter um orçamento em funcionamento. Os utilitários serão incluídos? Lembre-se de quaisquer taxas e de quanto financiamento você precisará para manter a qualidade do seu investimento.

 

O investimento imobiliário pode ser um bom empreendimento; no entanto, quando feito corretamente, você pode construir um pecúlio bem-sucedido. Não tenha pressa e faça a devida diligência antes de decidir se o investimento imobiliário é certo para você. Certifique-se de ter tempo e recursos para se dedicar a essa estratégia de investimento e construir seu fundo de aposentadoria hoje.  O segredo é decidir isso com antecedência, para que você não fique surpreso quando as contas começarem a rolar.

 

As informações fornecidas aqui não constituem aconselhamento fiscal, de investimento ou financeiro. Você deve consultar um profissional licenciado para obter conselhos sobre sua situação específica. Aproveite que conheceu algumas das principais dicas para construir um patrimônio pessoal mais sólido e compartilhe este post em suas redes sociais!

Compartilhe no Whatsapp