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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como abrir um negócio com pouco dinheiro

22/10/2020 - Sorocaba - SP




O número de pessoas desempregadas no Brasil cresceu consideravelmente com a crise e, para contornar essa situação, os trabalhadores estão migrando para o empreendedorismo.

 

Isso explica o número de empreendedores que cresce dia após dia, atuando no cenário de lojas físicas ou virtuais.

 

Estamos vivenciando um momento de crise e não há como negar que tem sido dias difíceis, ainda mais para aqueles que possuem a si mesmo e o seu negócio para conseguir lucro.

 

Neste artigo, você verá algumas dicas para abrir um negócio tendo pouco dinheiro.

Procure estratégias que possam te fortalecer financeiramente

Mesmo que não seja necessário disponibilizar um grande orçamento, algum valor você terá de investir para colocar o seu negócio em prática. Por isso, procure estratégias que possam te favorecer financeiramente.

 

Além disso, definir um planejamento de negócio e financeiro é essencial para o desenvolvimento e sucesso do empreendimento.

 

Mais ainda, há opções para prestação de serviços ou iniciar no formato autônomo sem realmente planejar do zero um marca, bem como ideias para iniciar em espaços menores ou possibilidades para um investimento com custo inicial reduzido.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de trabalhos que você pode realizar para implementar a renda ou iniciar sua atividade autônoma, se estabilizar e iniciar o negócio dos sonhos com mais estabilidade!

  1. Realize consertos 

Trabalhos feitos em casa ou na casa do cliente não necessitam de um grande investimento.

 

Para isso você precisará apenas das ferramentas básicas e habilidades para realizar a tarefa.

 

Pode ser no ramo da costura ou reparo em eletrodomésticos, o importante é ver nessa situação uma oportunidade para adquirir conhecimento e se aprimorar.

  1. Atue na venda e revenda de produtos

Ter um olhar diferente para determinado produto é a chave principal para quem atua na área de vendas.

 

Se você possui essa habilidade já estará apto para realizá-la.

 

Você pode comprar antiguidades, como sons, armários e objetos de decoração, realizar os reparos necessários e colocá-los a venda.

 

Muitas pessoas ainda são apaixonadas pela decoração de época, por isso, vender móveis de qualidade com preços mais acessíveis será um grande diferencial e atrairá uma boa clientela.

 

Opções de consignação e revenda também aparecem como boas oportunidades nesse contexto, demandando uma taxa sobre os lucros.

 

Mais ainda, você não necessariamente terá de comprar algo para revender. Isso porque também é possível investir em segmentos como brechós, nos quais você pode vender roupas que não servem ou que não usa mais.

 

Para esses negócios você pode criar uma conta no Instagram, seguir seus amigos e pessoas que sigam loja com a mesma proposta que você oferece.

 

Dessa maneira, além de limpar o seu guarda-roupa, você ainda dá uma nova oportunidade para uma peça que antes nem sequer sairia da gaveta, ofertando um empreendimento sustentável.

  1. Crie conteúdo digital

Lembra do que mencionamos acima sobre ver dessa situação uma oportunidade de adquirir conhecimento? Criar conteúdo digital certamente se encaixa nessa frase.

 

Os blogs e vlogs estão em alta e se renovam. Mais ainda, a internet é o único lugar em que os internautas podem procurar pelo que desejam a qualquer momento.

 

Criar conteúdo digital pode ser uma estratégia para complementar renda, servir como fonte principal ou impulsionar outros empreendimentos (como as lojas).

 

Além disso, é uma ação que pode ser implementada com excelência em  ferramentas de impulsionamento do Google, caso haja um orçamento maior disponível; ou fazer o seu conteúdo ter grandes visualizações de maneira orgânica.

 

Neste momento você pode ficar despreocupado(a) e criar um site ou blog que fale do seu objetivo de negócio.

 

Suponhamos que você acabou de se formar em odontologia e iniciou o seu próprio consultório e precisa atrair clientes e mostrar as vantagens de seu serviço, bem como sua especialidade na área.

 

Para isso, você pode criar um blog que dê dicas eficazes para a saúde bucal no dia a dia, ou criar conteúdos que possam solucionar dúvidas frequentes como “quais os melhores convênios odontológicos para a sua família”. 

 

Estudar sobre as estratégias SEO também pode trazer grandes resultados para o seu blog ou site.

 

Na prática, essa estratégia tem como papel principal otimizar os seus conteúdos para que eles recebam mais visualizações, conforme algoritmos de mecanismos de busca.

 

Duas táticas bastante conhecidas é o uso de palavras-chaves e linkagens. A escolha dessas palavras pode ser feita a partir de ferramentas gratuitas do Google, o que também otimiza o uso linkagens em seus conteúdos.

 

Lembra daquele conteúdo que mencionamos sobre convênio odontológico?

 

Através da pesquisa por palavras-chave ou similares ao conteúdo, você saberá o que os seus leitores mais procuram e saberá qual conteúdo produzir sobre odontologia.

 

Não adianta realizar um texto informativo que não terá acesso, você está escrevendo para que alguém leia o que você tem a dizer e consuma seu serviço, mas é importante saber atrair os seus leitores de maneira inteligente e legal.

 

Agora você já conseguiu uma renda extra realizando esses trabalhos e ainda possui conhecimento sobre uma ferramenta de marketing de enorme poder.

 

Neste momento você já pode começar a investir no seu negócio com sabedoria!

 

Para ampliar seu negócio você deve procurar lugares para alugar ou comprar e já possuir o valor suficiente para comprar os equipamentos e utensílios necessários para começar.

 

Antes de sair comprando tudo e até acabar se endividando, tenha em mente pontos alguns importantes. Confira nos tópicos a seguir alguns deles.

Compre os materiais essenciais

Sabemos que todo início é difícil, principalmente quando falamos dos nossos sonhos. 

 

Por isso é necessário definir quais são os itens necessários para o funcionamento do estabelecimento, bem como para a realização dos serviços.

 

Também é essencial considerar o orçamento disponível para isso, de modo a não começa o empreendimento endividado ou com risco de otimizar o fluxo do caixa da empresa.

 

Ao utilizar as ferramentas do Google e de gerenciamento na área que você deseja atuar, é possível ter uma noção maior sobre quais serviços têm mais saída/demanda, mesmo em pacotes fechados como em convênio dentista.

 

Trabalhando em cima do exemplo do consultório, de nada vai adiantar comprar uma caixa com 1.000 lentes de contato para dentes se o seu conteúdo mais procurado é sobre a aplicação de um aparelho ortodôntico.

 

Ou seja, ao realizar a compra dos utensílios, não se esqueça de validar sua necessidade e comprar os essenciais primeiro, como aqueles que possuem um número maior de procuras.

Se preocupe com seu investimento a longo prazo

Pode ser que agora você esteja iniciando o seu negócio com um bom valor em mãos, está conseguindo comprar os materiais necessários e está pensando na decoração do seu estabelecimento.

 

Contudo, é preciso se preocupar também com seus investimentos a longo prazo. Analise semanalmente os gastos que estão sendo realizados e priorize pagamentos como aluguel, contas de luz e água

Tenha estratégias que te tragam lucros mensais

Cada ramo tem sua âncora mensal, ou seja, a estratégia principal para alavancagem em períodos específicos.

 

Com relação ao tratamento odontológico, apostar em um plano odontológico pessoa física poderá se tornar seu grande alicerce, assim como as manutenções de aparelhos ortodônticos.

 

Isso porque apostar em procedimentos que necessitem de reparos ou manutenções constantes trazem uma certeza maior da presença do paciente sobre os seus serviços, bem como as estratégias de fidelização e benefícios proporcionados por planos.

 

Colocando em prática as dicas apresentadas neste conteúdo e utilizando todas essas estratégias de maneira sábia, as suas chances de construir um negócio de sucesso são enormes!

 

Não se esqueça que todo objetivo precisa de um bom planejamento e quando é aliado com métodos e táticas para alavancar os seus resultados, será muito mais fácil de atingi-los.

 

 

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