Autor: Lucas Pelisari
Criar a presença online ideal para sua empresa é muito mais do que um processo de uma ou duas etapas.
Desde o desenvolvimento de páginas da Web e as opções de palavras-chave, até esquemas de cores e frases de destaque (CTAs), existem inúmeros fatores individuais que afetam o sucesso do seu marketing online.
Uma delas é a criação de conteúdo, também conhecida como blog.
A criação de um blog é uma ótima ferramenta para empresas por vários motivos. É uma oportunidade para educar seus clientes, fornecer informações sobre sua cultura e até se tornar um recurso de conhecimento.
Ao criar conteúdo de blog atraente e de geração de leads, é melhor definir claramente suas metas e descrever como você deseja que esse conteúdo afete outras áreas da sua estratégia de marketing digital.
Quais são os resultados pretendidos para os esforços de entrada de blogs? O que você está tentando realizar criando esse conteúdo? Normalmente, o conteúdo se alinha e promove quatro áreas gerais da sua estratégia online:
Seu SEO;
Sua atividade de mídia social;
Seu sucesso na pesquisa orgânica e paga;
Conversão de leads.
O tipo de conteúdo que você criar dependerá de quais áreas da sua estratégia de marketing você busca mais desenvolvimento. Um blog focado na geração de contatos será diferente de um blog baseado no envio de leads existentes através do seu funil de vendas. Os melhores e mais eficazes blogs são aqueles criados com foco claro e resultados desejados.
Juntamente com o esboço das metas do seu blog, pesquisar outros artigos relacionados ao seu setor e orientar-se na direção pode trazer benefícios significativos ao seu próprio conteúdo.
Pesquise o que funciona para outras fontes do seu setor e o que não funciona. Use essas técnicas para melhorar a maneira como você formata seus blogs e apresenta seu conteúdo. A partir desta pesquisa, você entenderá melhor o conteúdo em que deve se concentrar mais.
É importante ter uma variedade de conteúdo no seu blog de negócios. Você não quer fazer parecer que só é bom em uma coisa.
Para começar a pesquisar, você precisará escrever informações sobre o seu setor. Você pode expandir sobre determinados tópicos, dar sua opinião sobre uma ideia existente, oferecer dicas e truques ou criar artigos de instruções para ajudar a guiar as pessoas por um problema comum.
A maior dica para escrever no blog para ajudar a gerar leads qualificados, é escrever para os clientes desejados. No final do dia, sua empresa possui seu próprio nicho em qualquer setor em que trabalha.
Você conhece os leads que deseja receber com sua estratégia de marketing, então, fale sobre quem é a sua persona de comprador e em que estágio da jornada do comprador seus leads podem estar e se coloque no lugar deles.
4. Empregue técnicas de atenção
Em muitos casos, ter conteúdo de alta qualidade não será suficiente para convencer os usuários direcionados a seguir seus links e alcançar seu conteúdo. Além das palavras-chave, os títulos das postagens do seu blog devem manter algum nível de urgência.
Um leitor em potencial determinará se deve ou não seguir os links de um mecanismo de pesquisa apenas pela forma como esse título se alinha com a intenção de pesquisa e se chama a atenção deles.
Para ter uma ideia melhor de como adaptar seu conteúdo e envolver novos leitores com suas técnicas de blog, considere:
Criar conteúdo emocionante baseado em lista, como o formato de artigo de blog, para identificar os principais pontos do seu conteúdo e renovar o envolvimento com cada marcador;
Construção de páginas de guia e blogs baseados em links;
Seções de perguntas e respostas ou "Pergunte aos especialistas", onde os leitores podem entrar em contato diretamente com os representantes da sua empresa;
Fornecer incentivos com base no imediatismo, humor ou sedução.
Os blogs mais eficazes que uma empresa pode escrever são aqueles que se alinham às campanhas, chamadas à ação ou ofertas de páginas de destino existentes.
Na melhor das hipóteses, os blogs focados nutrem clientes em potencial qualificados por meio do seu processo de vendas, primeiro do contato ao lead e depois do lead ao cliente.
Se você encontrar algum furo ao procurar ofertas de páginas de destino existentes para um tópico do blog, considere criar uma oferta contextual simples para o leitor. Uma oferta contextual é uma oferta super segmentada e voltada para um ponto de dor específico para seu público. Essas ofertas estão alinhadas ao contexto do artigo do blog.
Ao criar ofertas contextuais exclusivas para novos tópicos do blog, você não poderá vincular apenas um recurso relevante à sua postagem no blog, mas terá algo valioso para adicionar a todos os blogs anteriores e futuros que abordam esse tópico.
A geração de leads ideais com o conteúdo do seu blog exigirá uma ampla promoção em praticamente todas as mídias, principalmente nas mídias sociais. O processo de criação de conteúdo não termina com o conteúdo. Você precisa garantir que o público potencialmente interessado possa encontrar seu conteúdo.
Como esses públicos-alvo não alcançarão seu conteúdo através de entradas de mecanismos de pesquisa, uma das melhores maneiras de garantir que suas páginas encontrem o maior público possível é através da promoção e engajamentos nas mídias sociais.
Poste e compartilhe links para seu conteúdo no Facebook, Twitter e LinkedIn. Considere também usar o conteúdo do seu blog em técnicas de marketing por e-mail, pois isso ajuda a promover seus negócios como um recurso ativo em seu setor, além de manter os contatos existentes atualizados sobre novas ofertas.
Uma prática recomendada para isso seria adicionar uma seção de “artigos recentes” aos seus e-mails, onde os contatos possam encontrar facilmente o que há de novo no blog de negócios - você nunca sabe qual contato atrairá com o seu novo conteúdo.
Como era de se esperar, qualquer campanha de marketing é incompleta sem análises detalhadas. Aproveitar ao máximo as ferramentas analíticas online pode ajudá-lo a levar seus blogs ao sucesso de maneiras que outras técnicas não conseguem.
Com a análise de blogs online, você pode medir o sucesso de suas postagens em tempo real. Algumas coisas excelentes para acompanhar com a análise de blogs são:
Tráfego;
Preenchimento do formulário;
Cliques no CTA;
Taxas de conversão de leads.
O monitoramento regular das análises do seu blog permite identificar as áreas em que seus blogs se destacam, bem como os pontos fracos que eles podem enfrentar, como taxas de cliques ruins.
Quando chegar à fase de análise, comece de novo. Agora que você mediu o sucesso de seus esforços de blog em uma estratégia de marketing, mude-o e tente algo novo.
Os blogueiros convidados são uma ótima maneira de aumentar o conhecimento da marca, demonstrar credibilidade e obter backlinks daqueles com quem você construiu relacionamentos.
Dependendo do tamanho dos seguidores do seu blog agora, você pode se beneficiar mais ao trabalhar com uma empresa maior e mais estabelecida que pode ampliar seu conhecimento e presença. Ganhe alguma exposição extra pelos blogs convidados.
Os leitores podem ter informações valiosas para compartilhar ou fazer perguntas. Você não ganha nada por ignorá-los. Incentive conversas entre você e seus leitores, e até entre os próprios leitores.
Você pode encontrar algo de valor e eles aproveitarão a chance de se envolver com você e interagir em uma comunidade.
Seus leitores começarão a criar suas próprias expectativas de quando você publica, o que publica, quanto e por quanto tempo. Obviamente, você pode projetar sua estratégia e calendário de conteúdo, mas atender a essas expectativas é fundamental para manter os seguidores.
Os blogs eficazes podem levar tempo, mas as coisas mudam em um piscar de olhos, não ignore as novas mudanças e tendências nos blogs de negócios. Em vez disso, aceite-os e aprenda a implementá-los em sua própria estratégia.
Para obter os melhores resultados, estabelecer objetivos claros e obter o entendimento correto da conversão de leads on-line geralmente são as melhores maneiras de os proprietários de empresas encontrarem sucesso on-line.