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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas para trazer mais clientes ao seu restaurante

20/10/2020 - Sorocaba - SP



Todo gestor do ramo alimentício precisa de dicas para trazer mais clientes ao seu restaurante. Afinal, uma empresa da área precisa de um fluxo constante de consumidores para ser lucrativa.

Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, menos gente vai a restaurantes por causa do risco de contaminação e da necessidade de isolamento social.

No entanto, conforme os estabelecimentos começam a abrir (nem todos toparam fazer isso, no entanto), é necessário acompanhar algumas dicas para trazer mais clientes ao seu restaurante para poder ter um bom fluxo de faturamento.

Quer ver algumas dicas e truques que vão ajudar nisso? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 dicas para trazer mais clientes ao seu restaurante

1. Use os aplicativos de delivery

Uma das maneiras mais confiáveis para ter novos clientes em seu restaurante nesse momento é estar nos principais aplicativos de delivery, como o Rappi, por exemplo. Afinal, o que você quer é ter mais clientes, não necessariamente ter mais consumidores no salão do seu restaurante, correto?

Os aplicativos de delivery se tornaram uma fonte de renda estável e relevante para os restaurantes, especialmente nessa pandemia do novo coronavírus. Afinal, por muito tempo eles estiveram de permanecer fechados e só podiam vender por delivery.

O resultado disso foi um crescimento de 103% no consumo em aplicativos de delivery só no primeiro semestre de 2020, quando a preocupação com a pandemia esteve em seu auge no Brasil.

Se você não quiser, não precisa vender todos os seus pratos nos aplicativos de delivery. É possível usá-los como um complemento para as suas atividades. Por exemplo, você pode criar um sistema de bebidas delivery em Rappi ou outros apps do tipo, enquanto permanece com seus pratos apenas presencialmente ou em uma plataforma de entregas própria.

2. Aprenda a utilizar as redes sociais

As redes sociais são as maiores aliadas dos restaurantes, especialmente aquelas que são mais visuais, como o Facebook (com 127 milhões de usuários no Brasil) e, principalmente, o Instagram. Afinal, não é à toa que se fala tanto que o nosso apetite começa com os olhos.

Portanto, é essencial tirar fotos excelentes dos seus pratos, sempre focando em elementos de textura ou da experiência de comer aquelas comidas. Por exemplo, suponha que você tenha uma pizzaria. Quando for tirar fotos, dê destaque para o vapor da pizza recém-tirada do forno. Foque no queijo derretido ou na borda ligeiramente queimadinha.

Esse tipo de imagem tem o poder de despertar o apetite dos usuários e de fazer com que eles desejem comprar o seu produto. Se você postar no horário correto e gerar engajamento com o público, provavelmente verá um aumento de pedidos ou de clientes presenciais.

3. Tenha uma página no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é, atualmente, a plataforma mais importante para quem quer angariar mais clientes em qualquer tipo de estabelecimento presencial. Isso por causa de algo chamado “mini-momentos”.

De acordo com o Google, os mini-momentos são pequenas rotinas de compra que as pessoas fazem durante o dia. Por exemplo, o consumidor pega o celular para buscar um restaurante próximo para almoçar. Esse processo dura poucos minutos e, portanto, não há como usar muitos elementos de persuasão, pois não há tempo para isso.

Desse modo, o principal fator que conduz os clientes a fechar negócios nesses mini-momentos é o Google Meu Negócio, especialmente porque ele apresenta empresas confiáveis e que estão próximas do cliente.

Desse modo, é importante investir em estratégias para conseguir avaliações positivas no Google Meu Negócio e ver o seu restaurante se destacar naquela plataforma para receber mais clientes.

4. Invista em anúncios localizados

Se o Google Meu Negócio é uma estratégia focada em tráfego orgânico, existem maneiras de conseguir tráfego pago também. Uma delas é ao investir em anúncios no próprio Google, mas também em redes sociais como o Facebook ou Instagram.

No entanto, é essencial que esses anúncios sejam segmentados para a população da sua cidade. Afinal, eles são os únicos que podem ir até o seu restaurante ou pedir por delivery nele.

5. Garanta todos os protocolos de saúde

Por fim, a última dica para atrair novos clientes ao seu restaurante é seguir todos os protocolos de saúde e até ir além deles para garantir a proteção das pessoas. Atualmente, com o coronavírus ainda circulando o país, as pessoas se sentem inseguras em sair de casa. Portanto, agora que já conhecemos mais sobre o vírus, é possível estabelecer certos cuidados para garantir a saúde de todos e evitar contaminação em seu estabelecimento.

Essas são as principais dicas para trazer mais clientes ao seu restaurante nesse momento. Como sempre, é essencial testar cada uma delas de modo a conseguir encontrar o equilíbrio perfeito entre as ações de marketing e o funcionamento do seu restaurante. Além disso, lembre-se de que a preocupação com a saúde é extremamente importante nesse momento e deve ser o ponto principal das suas ações.

 

 

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