ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como funciona o pagamento de imóveis por permuta?

16/10/2020 - Sorocaba - SP



O setor imobiliário é um dos setores que apesar da crise econômica por conta da pandemia tem visto números otimistas em 2020. Muitas famílias estão crescendo nesse período, e muitas pessoas estão aproveitando para mudar de casa, e até reconfigurar suas vidas e os ambientes que fazem mais sentido. 

 

Com o setor aquecido muito se tem falado de formas novas de vendas e compras e colocar um imóvel a venda sempre é um processo que exige um certo cuidado, muita paciência e disposição de bastante tempo, assim como o procedimento para a compra desse imóvel. 

Por isso é tão importante contar com uma imobiliária para te ajudar em todos esses processos e encontrar uma maneira de fazer com que seja fácil e os seus interesses e direitos estejam protegidos. 

 

Além dos formatos tradicionais de compra e venda, como o financiamento, a compra à vista, a doação, o Minha Casa Minha Vida, uma outra forma de se mudar de um imóvel pouco utilizada, mas que tem tomando bastante força nos últimos tempos é a permuta de imóveis, onde as duas partes se comprometem em a dar uma coisa por outra de valores equivalentes. 

 

Qual a principal diferença

 

Diferente da compra e venda, a permuta não envolve pagamento em dinheiro, e sim em bens equivalentes, o dinheiro pode ser utilizado no pagamento da diferença desde que haja uma entre as partes. A permuta pode ser aplicada a qualquer tipo de imóveis como terrenos, casas, apartamentos e até imóveis que ainda estejam sendo construídos. 

 

O valor da permuta normalmente é calculado de acordo com o preço de mercado dos imóveis a serem permutados, sendo feito um cálculo previsto em contrato de permuta e que atenda as partes de forma justa. 

 

Uma das formas mais comuns são pessoas que querem trocar apartamentos por casas, uma das partes geralmente quer sair do apartamento para ter mais espaço e a outra quer justamente sair da casa por ter espaço demais.

 

Com a pandemia muitas famílias que estão ficando cada vez mais em casa tem visto mais sentido em ter ambientes maiores, com piscina, áreas externas para as crianças brincarem, adultos voltaram a perceber a necessidade de um cômodo para o home office, algo que há muito tempo já tinha sido abolido da maioria dos imóveis. 

 

E o movimento contrário também tem se mostrado forte, pessoas vendo a necessidade de menos bens materiais, ou querendo morar mais próximas de familiares trocando de casas por apartamentos para ficar em outras cidades, buscando maior segurança e comodidade para as pessoas mais velhas, por exemplo. 

 

Cuidados com esse formato

 

Um dos principais cuidados ao se ter com a permuta é que é extremamente importante o contrato ser assinado e ter escritura publica, mesmo que uma permuta pareça com um acordo, é essencial a assinatura de um documento legal para que ambas as partes estejam legalmente amparadas. 

 

Vantagens

 

Uma das vantagens da permuta é a tributação, quando não existe diferença financeira, é bem versus bem, não é necessário o pagamento de imposto de renda e por isso a tributação em cima dessa transação é menor, o que facilita para pessoas que querem mudar de casa e não querem pagar um valor alto na venda, que se paga imposto e nem na compra que se paga outro. 

 

Importante salientar mais uma vez, mesmo com o contrato de permuta, contratar uma imobiliária é necessário para manter o acordo dentro das normas da lei e também para que as partes recebam tudo o que lhes é devido de forma legal e clara. A permuta parece muito que é apenas uma troca, mas é um contrato firmado de ambas as partes com embasamento legal e que precisa ser cumprido. 

 

Para mais informações sobre casas para vender em campo grande ms você pode conferir mais posts no nosso blog e também aqui. 

 

Compartilhe no Whatsapp