ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

5 dicas essenciais para quem quer começar a empreender

14/10/2020 - Sorocaba - SP



Com o avanço da tecnologia e, principalmente diante da pandemia, o empreendedorismo tem crescido dia após dia. Não é atoa que nos últimos meses muitos brasileiros passaram a pensar em investir em um negócio próprio.

 

Mas para que a ideia saia do papel e dê certo, é importante ter uma estratégia focada nos resultados desde o início do planejamento do negócio. 

 

Neste artigo iremos te dar cinco Ideias essenciais para você iniciar no mundo do empreendedorismo com o pé direito.

 

  1. Explore o mercado 

Independente do ramo que você começar a empreender, é crucial saber a situação do nicho escolhido. 

 

Além de avaliar a sua concorrência você deve entender quais são as tendências desse mercado e o que está em alta, assim é possível traçar novidades para que o seu projeto se destaque.

 

Ao explorar o mercado você terá mais facilidade de entender o seus problemas e conseguir colocar o seus objetivos a frente para serem trabalhados dia-a-dia facilitando o desenvolvimento do seu produto para que se encaixe além das necessidades do seu consumidor. 

 

  1. Administre o seu tempo 

Ao começar a empreender você não terá mais uma rotina de um empregado. Empreender traz mudanças diretas em sua rotina, afinal de contas, você estará lidando com um negócio próprio que só depende de você.

 

Alguns projetos, mesmo saindo do papel, só conseguem se manter firme no mercado por um ano, e muita das vezes o maior inimigo do empreendedor é a procrastinação. 

 

Então, para evitar esse problema, defina seus horários e desenvolva disciplinas, otimizando o seu tempo em prol do seu negócio.

 

Uma estratégia utilizada em convênios odontológicos, por exemplo, é a criação de uma lista para definir o horário de início e término de cada procedimento, essa estratégia pode ser fundamental o seu negócio desenvolvendo, então, um início e término de cada etapa que for realizada. 

 

  1. Entenda o seu público alvo

 

Uma das partes mais importantes para se desenvolver um negócio e se tornar um destaque no mercado é entender para quem você está vendendo e para isso é importante definir quem e como são as pessoas que vão se identificar e comprar o seu produto ou serviço.

 

Por exemplo se você trabalha no ramo da moda, você venderá moda feminina ou atuará em dois nichos sendo masculino e feminino? Ou irá desenvolver peças unissex? 

 

Para entender o seu público-alvo você não precisa conhecer necessariamente apenas o gênero dele, você deve saber a idade, qual o seus princípios, com qual intuito essa roupa tem sido comprada e o que o seu público procura ao ir atrás do seu serviços.

 

Existem serviços que podem atuar  em diferentes nichos, como o da odontologia que citamos anteriormente. Em um convênio dentário você pode atender diferentes serviços, o que mudará são os procedimentos envolvidos nesse pacote, no qual você pode separar um convênio voltado a pessoas de 10 a 27 anos, e outro pacote que oferece serviços a pessoas de maior idade.

  1. Procure conhecimento

 

Se esse é o seu primeiro negócio, com certeza, você terá muitas dúvidas, então, procurar conhecimentos em cursos e palestras podem facilitar a sua caminhada.

 

Procurar por cursos e convenções, além de trazer grandes ideias que poderão ser aplicadas no seu negócio podem te aproximar de profissionais que tenham mais conhecimento na área e que talvez possam agregar na sua jornada de empreendedorismo.

 

Leve em consideração que na vida nós aprendemos com os nossos erros e também com os erros de outros profissionais. 

 

Conhecendo os erros e acertos de empreendedores que já traçaram o mesmo caminho que o seu pode trazer uma visão diferente no seu negócio!

 

Ainda falando do ramo odontológico, por meio de uma conversa com profissionais do segmento, você entenderá quais são as principais diferenças entre um plano odontológico pessoa física e um plano odontológico pessoa jurídica por exemplo, vendo qual o caminho percorrido para entender como pode ser aplicada a estratégia e onde você pode inovar.

 

  1. Tenha controle das finanças

Assim como em qualquer fase da nossa vida devemos evitar gastos desnecessários para obter sucesso, isso não é diferente para o seu negócio. 

 

Foque sempre no futuro da sua empresa, não misturando finanças pessoais com as profissionais; tenha o seu próprio salário mas não tire demais do seus limites de faturamento. 

 

Você pode trabalhar com softwares que controlam as suas finanças, mas se continuar tendo dificuldades para ter uma administração mais segura e eficiente você pode contratar serviços de uma outra empresa, uma terceirizada que se responsabilizará dos cuidados com seu negócio. 

 

Dessa forma além de você ter mais tempo para focar no seu empreendedorismo e procurar conhecimento para enriquecer o seu negócio, terá especialistas analisando o seus gastos que entenderão sobre todos os seus investimentos e retornos. 

 

Apostar no empreendedorismo de início pode parecer até uma ideia assustadora, mas com um bom desenvolvimento e estratégias bem colocadas com o intuito principal de alcançar o sucesso no seu negócio, muito dificilmente a sua ideia dará errado.

 

Colocando em prática essas cinco dicas que informamos neste conteúdo você conseguirá adquirir mais conhecimento para construir um negócio que se torna extremamente reconhecido na área que atua. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp