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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Os 3 principais motivos para investir agora mesmo em chatbots para seu negócio

9/10/2020 - Sorocaba - SP


Sabemos que todo investimento, em primeiro momento, pode gerar certo medo e desconfiança. Afinal, para mexer na gestão financeira de qualquer empresa, é preciso se certificar de que não é uma má ideia. 

Entretanto, existem algumas ferramentas inovadoras que além de otimizar o seu trabalho, também é capaz de atrair novos clientes. 

Os chatbots são ótimos exemplos de inovações que fazem sucesso dentro das empresas. Essa ferramenta é capaz de auxiliar tanto o dono da empresa quanto o consumidor. 

Continue a leitura e descubra quais são os principais motivos para se ter um chatbot em seu negócio! 

 

Afinal, o que é um chatbot? 

 

Chatbot é basicamente um software de inteligência artificial que quando inserido no seu site ou aplicativo, consegue interagir com um usuário. 

Por meio de programações, é possível simular diálogos que acontecem em tempo real. Tudo através de palavras-chave pré-definidas pelo programador. 

Esta inovação foi criada com a intenção de otimizar a comunicação com o cliente e assim, fornecer uma melhor experiência.

Sabemos que hoje, cada segundo conta e não há nada pior do que ficar em uma longa espera para falar com um atendente, principalmente quando o assunto é sobre algo simples, não é mesmo? 

Felizmente, através dos chatbot é possível esclarecer dúvidas e solucionar problemas de forma rápida e objetiva. 

Por que investir? 

 

  1. Disponibilidade 24h por dia

Uma das principais vantagens do uso dos chatbots é que o seu cliente pode fazer uso deste software a qualquer hora, independente do dia.

Sabemos que não é possível ter uma equipe à disposição da empresa a todo instante. Não é válido e nem saudável ter um colaborador que nunca descanse. E mesmo que haja uma escala para intercalar os horários, isso pode demandar muito dinheiro e também, planejamento. 

Entretanto, sabemos que a nossa sociedade é altamente imediatista, querem que o seu problema seja solucionado no mesmo momento. Por isso, oferecer um chatbot para os seus consumidores é mais do que um luxo, é uma forma de otimizar a jornada do cliente. 

Por exemplo, vamos supor que você possui um consultório odontológico e uma pessoa durante a madrugada pesquisa na internet por lente de contato dente e é redirecionada para o seu site.

Depois de ler alguns de seus artigos, gosta do seu trabalho e decide agendar uma avaliação para colocar a tão sonhada lente de contato dental. Mas ela quer saber o horário de funcionamento da clínica. 

Certamente, se houve um chatbot para que ela tire as suas dúvidas, ela ficará muito mais contente. 

  1. Maior agilidade 

Como já abordamos anteriormente, os consumidores estão cada vez mais imediatistas. E nessa situação, o chatbot é essencial para resolver problemas, tirar dúvidas e sustentar a imagem de sua empresa. 

Dessa forma, o atendimento é facilitado e a taxa de espera diminui drasticamente, afinal, não há quantidade máxima para atendimento. 

Esta pluralidade faz com que várias solicitações sejam resolvidas ao mesmo tempo. Vamos supor que um dentista inseriu um chatbot em seu aplicativo de agendamento. 

Caso uma pessoa fique com alguma dúvida sobre o procedimento a ser realizado, como por exemplo,manutenção de um aparelho ortodôntico transparente, nesse chat, de forma automática, todas as informações serão dadas. 

Mas lembre-se, para que o desempenho seja conforme o esperado, é preciso ter um investimento de qualidade com profissionais especializados e capacitados. 

 

  1.  Foco apenas no que é complexo 

Além de todos estas vantagens para o cliente, com o uso do chatbot, é possível fazer com que o seu time se dedique apenas ao que é realmente necessário. 

Isso porque o colaborador não precisará ficar retirando dúvidas que são fáceis de serem respondidas e solucionadas. Ainda na área odontológica, imagine que uma pessoa que tem um convênio dentário está precisando saber mais informações sobre a rede credenciada de clareamento dentário. 

Esse é um caso que se colocado no chatbot termos como “clareamento consultório”, será possível atendê-la e ainda economizar tempo de algum funcionário que precisa resolver problemas mais complexos e pessoais. 

 

Considerações finais

 

Visto a demanda por atendimento rápido e eficiente dos consumidores, fazer uso do chatbot deixou de ser uma tendência da tecnologia. 

Fazer uso do que há de mais novo no mercado é também investir no poder de atração e captação de clientes. Afinal, toda novidade gera comentários e indicações. 

E certamente, ao fazer uso de um chatbot de qualidade, seus clientes irão indicar para muitas outras pessoas e com isso, a sua rede irá crescer. 

Invista em seu atendimento e faça parte do time dos que entregam além de um produto ou serviço, mas sim, uma experiência de qualidade. 

 

 

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