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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

CRM aprenda a utilizar da forma correta para gerar resultados

9/10/2020 - Sorocaba - SP




O universo tecnológico está cada vez mais acelerado. Ao compararmos com antigamente, o comportamento do consumidor mudou, e muito. Além de mudar a forma em que compram produtos e serviços, a forma de se avaliar também está diferente. 

Como uma medida para garantir que os clientes continuem atraídos, empresas de diferentes segmentos estão fazendo uso do CRM.  

Um software que quando unido à uma boa estratégia, consegue gerar grandes resultados. 

Neste artigo, vamos te ensinar a utilizar essa ferramenta para elevar o desempenho do seu negócio. Continue lendo!

 

O que é CRM? 

 

CRM significa Customer Relationship Management. Traduzindo para o português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

É através do uso deste software unindo a uma estratégia de análise comportamental que é possível gerenciar o processo de venda para que as vendas sejam otimizados e também, os lucros aumentem. 

O objetivo do CRM é colocar o cliente no centro e conseguir entender o costume de compra que ele possui. Para que assim, depois de obter todos os dados, seja possível criar um plano de ação para atrair essas pessoas da melhor forma.

Vale ressaltar que é possível utilizar essa estratégia para fidelizar os consumidores. Afinal, se as comunicações que ele recebe é exatamente o que ele precisa e compra, certamente ele irá consumir mais vezes naquele local. 

A fidelização é muito importante e é importante saber que ter um cliente fiel não quer dizer que ele gasta muito, mas sim, visita frequentemente. 

Vamos exemplificar?

Imagine que dois pacientes visitaram uma clínica odontológica. Um foi para colocar aparelho dental transparente e outro, foi fazer um clareamento dental com moldeira

Agora, imagine como é possível fazer com que estes consumidores gastem mais? Neste segmento, a fidelização não é medida por valor, mas sim, por frequência. 

 

Por que fazer uso do CRM?

 

Sabemos que para ter um bom processo de fidelização e vendas, é essencial que a empresa consiga ter o maior número de dados possíveis do cliente.

É preciso conhecer o cliente a fundo. Da mesma forma que algumas estratégias do Marketing Digital estudam a persona, o CRM precisa de todos os detalhes daquele consumidor. 

Entender quais os produtos, a frequência que consome e qual o seu maior problema no momento é fundamental para que o CRM dê certo. 

Após isso, a taxa de assertividade das ações promovidas pelo CRM é muito maior do que se fosse baseado na superficialidade. 

Saiba quais são os seus objetivos

 

Antes de tudo, é preciso definir quais são os seus objetivos com o CRM. 

É preciso saber quais são as necessidades da sua empresa.

Ainda no exemplo da clínica odontológica, vamos imaginar que o objetivo em questão é a fidelização. 

Para não deixar que os pacientes deixem de frequentar, mesmo que o procedimento não precise de muitos retornos como  sejam procedimentos que não precisam de muitos retornos como lente de contato de dente o ou então, uma prótese sobre implante dentário, é possível criar e-mails marketing falando sobre outros procedimentos e não deixar que o contato se perca. 

Assim, no momento em que o paciente precisar ir ao dentista, certamente você será a primeira opção.

 

Integração para diversos sistemas

 

O software de CRM pode ser usado além da área de marketing. Dependendo do tamanho de sua empresa, é preciso integrá-lo com outros sistemas como BI, ERP, entre outros. 

Portanto, é sempre bom estudar todos os pontos a serem realizados para que no final, o resultado seja o melhor possível. 

 

Utilize um sistema que comporte as suas necessidades

 

Ao fazer uma escolha de um software de CRM, é preciso que ele esteja alinhado com o seu objetivo principal. Afinal, caso você faça uma escolha errada, quando precisar de personalizações e segmentações específicas, a ferramenta não irá te atender. 

Afinal, o objetivo do CRM é automatizar o processo de análise de comportamento e não complicá-lo. 

 

Considerações finais

 

Neste artigo, pudemos apresentar à você um pouco mais sobre do que se trata o CRM e quais são as suas vantagens. 

Também foi possível saber um pouco mais sobre os pontos essenciais para saber antes de aplicar em sua empresa. 

Portanto, podemos concluir que além de ser uma ferramenta que estuda o consumidor, um bom software de CRM pode ser essencial na automatização de longos processos.

 

 

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