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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Quais as técnicas de marketing mais usadas em e-commerce?

8/10/2020 - Sorocaba - SP



Existem algumas técnicas de marketing mais usadas em e-commerce que podem fazer a diferença para uma loja digital no Brasil, especialmente no ano de 2020. Afinal, a expectativa é que o mercado de e-commerce nacional ultrapasse o faturamento de R$100 bilhões neste ano. Assim, é necessário que as empresas saibam como captar essa demanda maior para conseguir aumentar as vendas.

No entanto, não são todos os negócios que contam com os recursos necessários para investir nesse tipo de ação. Por isso, se falta dinheiro, é importante que haja conhecimento para poder utilizar as técnicas de marketing por conta própria na sua loja digital. Assim, é possível ultrapassar a falta de recursos para ainda assim conseguir esses ganhos extras.

Portanto, nós conversamos com os especialistas em marketing digital na Planejador Web para conhecer as técnicas de marketing mais usadas em e-commerce e apresentar para você. Siga a leitura para saber quais são!

Retargeting é uma das técnicas de marketing mais usadas em e-commerce

Uma das principais técnicas de marketing usadas no e-commerce é o retargeting. A função desse conceito é de aumentar as chances de conversão de uma loja digital ao aproveitar leads que “escaparam” anteriormente.

Na verdade, a técnica consiste no seguinte: a loja deve estabelecer certos gatilhos ao redor do seu site para poder detectar o comportamento do usuário. Dessa forma, é possível identificar quais produtos o usuário viu e pensou em comprar.

Assim, é possível investir em anúncios específicos no Facebook ou no Instagram para mostrar novamente o produto para a pessoa comprar novamente. Isso é interessante pois o Facebook tem ao redor de 127 milhões de usuários brasileiros, o que garante que há enormes chances dos seus consumidores terem conta por lá e serem persuadidos a comprar o que ignoraram inicialmente.

Promoção de anúncios no Google é uma técnica muito comum no segmento

O Google é a maior plataforma de tráfego na Internet. Todos os meses, são feitas mais de 100 bilhões de buscas por lá, sendo a maioria delas de produtos para comprar em e-commerces.

Assim, é importante que a sua loja digital invista em anúncios para aparecer com mais destaque no Google. É claro que os chamados links patrocinados (aqueles anúncios que aparecem quando alguém faz uma busca) são importantes, mas os essenciais mesmo para um e-commerce são os investimentos no Google Shopping, que é a plataforma de vendas da empresa.

Uma boa forma de Ad's é a criação de videos. E para tal, você pode usar um youtube video editor, por exemplo.

Ao investir por lá, é possível mostrar seu produto para um público altamente influenciável a comprar e exibir a sua loja na maior vitrine do planeta no momento. Nada mal, né?

Uso de influenciadores digitais é uma das melhores ideias para e-commerce

Outro recurso importante para as empresas de lojas digitais é o uso de influenciadores digitais em suas campanhas de marketing. Esses influenciadores devem ser escolhidos com base no seu nível de engajamento e interação com os usuários (quanto melhor, maior será o poder de influência) e também na segmentação de público com base em interesses que sejam compatíveis com os seus produtos.

Por exemplo, se a sua loja vende roupas femininas para o público Classe C, não adianta investir em influenciadores que falem para Homens de Classe A. Os públicos simplesmente não são compatíveis.

Normalmente, a parceria com influenciadores envolve não só um pagamento em dinheiro, mas também a possibilidade de ceder o seu serviço ou produto para o influenciador. É importante registrar os resultados para avaliar se a ação foi ou não bem-sucedida.

SEO é um conjunto de técnicas para promover uma loja digital no Brasil

Não poderíamos esquecer que nem toda loja digital tem orçamento polpudo para investir em influenciadores, links patrocinados e retargeting. Por isso, é importante usar também técnicas gratuitas.

O SEO é uma delas. Na prática, trata-se da otimização de um site para ter melhor desempenho nas buscas do Google. Dessa forma, é possível angariar um público orgânico sem pagar muito e com alto poder de conversão.

O e-mail marketing é uma estratégia muito boa para aumentar a conversão

Uma ação que simplesmente não pode faltar dentro do marketing para e-commerce é o envio de e-mails. O chamado e-mail marketing tem função essencial para coletar novas vendas e podem fazer a diferença entre um faturamento recorde e um que não bate metas.

A aplicação do e-mail marketing tem a ver com a possibilidade de lidar diretamente com o cliente. Além de poder fazer envios em massa de emails com anúncios e promoções gerais (algo excelente na Black Friday, por exemplo), é possível enviar mensagens individualizadas.

Com base nisso, é possível fazer retargeting, como já vimos, mas também enviar cupons especiais de aniversário e muito mais. Portanto, existe uma flexibilidade natural dessa estratégia.

Essas são as principais técnicas de marketing mais usadas em e-commerce. Ao aplicá-las, ficará mais fácil conseguir mais vendas para o seu negócio, especialmente em um momento em que as lojas digitais estão em ascensão por causa da pandemia do novo coronavírus. Portanto, estude como utilizá-las para tirar o melhor resultado possível!

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