ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Você sabe identificar produtos orgânicos? 5 dicas para identificá-los

28/9/2020 - Sorocaba - SP


Estamos sempre em busca de uma alimentação melhor, não é verdade? Dessa forma, gostamos de utilizar produtos de alta qualidade. Os produtos naturais se enquadram nessa categoria.

Além de diversos benefícios para a nossa saúde, os produtos naturais diminuem o impacto no meio ambiente. Ou seja, eles deixam nosso corpo e a Terra saudáveis ao mesmo tempo!

No entanto, como qualquer outro “hype” vivido no mercado, nem sempre os vendedores têm boas intenções. De fato, alguns produtos são ditos naturais quando na verdade são os mesmos de sempre.

Para te ajudar a não cair nesses golpes, separamos algumas dicas para identificar produtos naturais. Além disso, elucidamos o conceito e os benefícios desses produtos.

Boa leitura!

O conceito de produtos naturais e seus benefícios

Um produto natural, em essência, é todo aquele que pode ser extraído de animais e plantas. Nesse sentido, qualquer outro composto fora dessa categoria não é considerado natural.

Além disso, algo importante a ser dito, é que a síntese em laboratório dos compostos naturais também produz um produto natural. Isso significa que a Vitamina A de uma fruta e a Vitamina A feita em laboratório são produtos naturais.

A síntese artificial é feita visando diminuir os custos de produção. Em geral não apresenta nenhuma diferença em comparação aos extraídos do organismo vivo. A única diferença é que a substância virá isolada ao invés de envolta em outros componentes benéficos.

 Falando em benefícios, veja uma lista dos principais benefícios em se utilizar produtos naturais:

1. Produtos naturais têm informações sobre procedência

Nada vem de lugar nenhum, não é verdade? O mesmo princípio vale para os produtos naturais — e outros produtos que vemos por aí. No entanto, as empresas que vendem produtos de fato naturais fazem de tudo para mostrar isso.

Um ótimo exemplo disso são os suplementos. As indústrias desse ramo colocam todos os detalhes sobre onde, quando e como os ingredientes foram coletados e tratados. Além disso, fica claro os processos pelos quais tais produtos passaram.

As informações são contraditórias quando o produto tem origem duvidosa. Lê-se que tal planta foi retirada das montanhas X; mas na verdade, quando investigamos o assunto, a tal planta não cresce por lá. O mesmo vale para ingredientes animais que muitas vezes os animais não produzem.

2. Observe atentamente os ingredientes do produto

Os ingredientes devem vir no rótulo do produto. Nossa lei obriga que isso seja feito. No entanto, apenas checar os ingredientes não basta: precisamos nos atentar ao significado e a concentração de cada um deles.

A ordem com que aparecem no rótulo denota a concentração do ingrediente. Dessa forma, um rótulo onde lê-se “água, açúcar, corante, conservante e fruta” significa que a menor concentração é de fruta — e temos muita água e açúcar, diga-se de passagem.

Além disso, tome cuidado com nomes estranho na lista de ingredientes. Algumas empresas fazem isso para não expor um determinado ingrediente ao público — o qual muitas vezes não é natural.

3. Preste atenção aos processos pelos quais o produto passou 

Essa dica vale principalmente para suplementos. O Whey Protein, por exemplo, tem sua capacidade de absorção alterada de acordo com seu processo de extração. Opte pelo hidrolisado para uma absorção facilitada pelo organismo. O filtrado não é tão bom assim.

Cada produto tem um processo que amplifica sua atuação em nosso corpo. Nesse sentido, é importante pesquisar bastante sobre o tema. Aliás, você sempre pode consultar um especialista.

4. Evite conversa fiada

Não caia do papo de que determinado produto traz mais benefícios do que o normal. É impossível realizar um “salto quântico” ao consumir um alimento. Sério, não caia nessa conversa fiada — só querem seu dinheiro.

Em resumo, alguns vendedores picaretas aproveitam o hype de algumas modas para faturarem alto. Isso aconteceu com o hype da física quântica, proteção ao meio ambiente e agora está acontecendo com os produtos naturais.

Qualquer afirmação que não esteja dentro da normalidade deve ser ignorada. Assim, coisas como “emagreça 10 kg em 2 semanas com esse produto natural” são pegadinhas para te tapear. Atividades físicas e uma boa alimentação garantem uma saúde de ferro.

5. Procure pelo selo de produto natural

Produtos diferenciados apresentam selos diferenciados. Dessa forma, se quer consumir um produto orgânico, compre os que possuem o selo de orgânico. O mesmo vale para vegano e natural.

Conseguir esse selo não é tarefa fácil. As empresas precisam seguir várias regras até finalmente obter o selo. Isso garante qualidade e cuidado superiores na hora de produzir o produto.

Porém, alguns produtos podem vir sem o selo. Não quer dizer que não sejam naturais, mas sim que ainda não conquistaram o selo — o qual pode levar meses e até anos.

Essas foram algumas dicas para identificar produtos naturais. Com certeza você não vai cair no conto de fadas de alguns vendedores após ler essas dicas. 

Compartilhe no Whatsapp