ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Estoque em restaurante: Dicas para armazenar os alimentos

28/9/2020 - Sorocaba - SP



Congelar e armazenar alimentos é algo muito importante. Mesmo nos dias de hoje, muitas pessoas não tem ideia de como armazenar alimentos de forma correta no congelador. 

Independente do tipo, todo e qualquer alimento possui uma maneira específica de ser armazenado. Vale lembrar que deve-se prestar atenção no tempo de duração de armazenamento da comida.

Para aprender a forma correta de guardar cada tipo de alimento, é preciso entender quais são os recipientes necessários. 

Recipiente correto 

Pouca gente sabe, mas uma vez que descongelar algum alimento ele não pode ser levado novamente ao congelador. 

Congelar algo deve ser feito somente com alimentos frescos, geralmente medidos em porções, e para isto, precisamos de recipientes específicos que podem ser encontrados em fábricas de embalagens plásticas.

Vidro 

O vidro é um bom material para armazenamento, já que não mancha, não guarda cheiro e é fácil de higienizar. 

Potes refratários com tampa herméticas, são uma excelente opção, pois conseguem armazenar bem qualquer tipo de alimento, já que resistem em temperaturas altas e baixas. 

Mas nunca deixe de prestar atenção e tomar cuidado com o manuseio. Vidros não aguentam o choque térmico, isto é, se você colocar algo quente dentro e levar ao freezer, pode rachar ou quebrar. 

Plástico 

Potes de plástico são perfeitos para armazenar quase qualquer tipo de alimento, além de baratos. 

Ao utilizá-lo, é preciso prestar atenção na qualidade do material, escolhendo sempre os que não possuem BPA (bisfenol A). 

Sacos Herméticos 

Um método bastante utilizado e eficaz é o uso dos sacos herméticos. São perfeitos para alimentos individuais como frutas picadas, carnes e legumes. Geralmente são vendidos em rolos com medidas diferentes. 

Ao utilizá-lo é sempre bom retirar todo o ar de dentro para conservar o sabor e evitar a proliferação de bactérias. 

Como armazenar cada tipo de alimento? 

Mesmo que pareça algo simples, cada tipo de alimento possui uma forma diferente de armazenar no congelador. A validade também conta, para sempre manter o sabor fresco e os nutrientes. 

Carnes 

Carnes brancas ou vermelhas possuem modos de congelamento iguais. Esse tipo de alimento não deve estar cozido ou temperado ao ser congelado. 

O ideal é armazenar os bifes ou pedaços na quantidade correta desejada em sacos plásticos. 

Podem permanecer de três a seis meses no congelador. 

Frutas 

Frutas devem ser armazenadas sem cascas e caroços, em sacos plásticos e à vácuo. Sempre corte em pedaços para melhorar o modo de consumo. Lembre-se que banana e pera nunca devem ir ao congelador. 

Arroz e feijão 

Se você ama o clássico arroz com feijão, nunca irá deixar de lado na sua marmita. Muitas pessoas costumam congelar para levar ao serviço, já que fazer na hora ou no dia pode ser corrido. 

Para que o gosto permaneça o mesmo, cozinhe o arroz com menos sal do que o normal. Isso porque, após o descongelamento, o sal ganha um sabor mais acentuado. Para conservar da melhor maneira, coloque em bacias ou sacos plásticos. 

Para o feijão, existem dois modos de preparo. Caso seja feito sem temperos, o alimento pode ficar até um mês no congelador. Mas, se for temperado, pode durar somente uma semana. 

O processo de armazenagem pode ser o mesmo que o arroz. Sempre deixe cerca de 2cm da borda, já que ao congelar, o volume do líquido aumenta. 

Arroz pode durar até 3 meses, enquanto o feijão, somente 1. 

Legumes e verduras 

O cozimento dos legumes para que sejam congelados deve ser por meio de choque térmico. De preferência, sempre cozinhar à vapor primeiro, para não perder nenhum nutriente. Depois, colocar em água gelada. 

O processo faz com que não tenha contaminação com bactérias e impede que o alimento continue cozinhando após o desligamento do fogo. Para armazenar no congelador, os recipientes perfeito são os saquinhos herméticos.  

Enquanto isso, as verduras precisam ser bem higienizadas antes do congelamento. Também precisam estar bem secas, para que não haja proliferação de bactérias. Os sacos devem ser separados. 

Este tipo de alimento pode permanecer por até 18 meses no congelador. 

E para descongelar? 

Da mesma forma que para congelar possui um modo específico, descongelar não pode ser diferente. É necessário seguir alguns passos para que o alimento sempre mantenha um gosto bom e todos os nutrientes. 

 

Compartilhe no Whatsapp