ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O que levar em consideração na hora de comprar embalagens para seus produtos?

28/9/2020 - Sorocaba - SP



Em um cenário competitivo como o da indústria de alimentos, é importante acertar na escolha da embalagem. É necessário saber qual é a opção mais adequada para fazer escolhas importantes, como por exemplo, a escolha da fábrica de embalagens plásticas.

 

Isso não é apenas por praticidade, mas para também manter uma vantagem competitiva nas movimentadas prateleiras dos supermercados ou na entrega de deliverys, por exemplo. 

 

Existem diversos tipos de embalagens para alimentos, cada uma produzida com um tipo de material. O que muitas pessoas não sabem é que cada um deles possui suas características. 

 

Neste post, falaremos que tipos de embalagens os fabricantes devem procurar e quais são suas características. 

 

Confira! 

 

Como escolher a embalagem certa para alimentos 

Qual embalagem é melhor para os seus alimentos? Bem, existem muitos tipos para escolher, de vidro, papel, papelão ondulado e plástico. No entanto, nem todas as embalagens de alimentos são iguais. Todos têm seus benefícios e também algumas desvantagens

 

Você precisa refletir sobre dois pontos-chave ao determinar a embalagem certa para alimentos:

 

 

Você provavelmente deseja que sua embalagem de alimentos seja adequada para as práticas de gerenciamento de resíduos e meio ambiente, mas a dura verdade é que nem todos os materiais de embalagem preenchem a tudo isso. 

 

Afinal, elas variam em certas propriedades que são determinadas por: 

 

Em outras palavras, todo material de embalagem de alimentos tem suas características. Alguns alimentos podem interagir com alguns tipos de embalagens. 

E aqui estão algumas características principais dos principais produtos de embalagem de alimentos:

- Vidro:

 

Prós

 

Contras

 

- Aço livre de estanho

 

Prós

 

Contras

 

- Papelão

 

Prós

 

Contras

 

- Poliéster

 

Prós

 

Contras

 

A utilização de embalagens de plástico

O plástico é um dos materiais mais utilizados em embalagens para alimentos, apesar de existirem protestos de ambientalistas contra o seu uso. Ame ou odeio, a realidade é que nenhuma embalagem é tão flexível, acessível e atraente quanto o plástico. 

 

Novamente, é importante fazer a escolha correta da embalagem de plástico para seus alimentos. Aqui estão estão alguns dos tipos de plástico e suas características: 

Polietileno Tereftalato (PET)

Plástico leve e possui ótimas propriedades de resistência a impactos. É seguro e fácil de reciclar. É uma opção de embalagem popular para bebidas, óleo, água, molho para salada e geleia. 

 

Polietileno de Alta Densidade (HDPE)

Plástico de baixo risco, o que torna útil para embalar leite, água, sucos e cereais. 

 

Cloreto de polivinila ou PVC

É usado na fabricação de embalagens para alimentos, garrafas, óleo e medicamentos. Como contém cloro como ingrediente principal, é biológica e quimicamente resistente. 

 

No entanto, não é seguro para cozinhar ou aquecer e geralmente não é aceito por programas de reciclagem. 

 

Polietileno de Baixa Densidade ou LDPE

É ideal para fazer sacolas de supermercado, embalagens para alimentos, garrafas que podem ser espremidas e sacos de pão. Não é mais espesso que a maioria das resinas, embora tenha uma forte propriedade de resistência ao calor. 

 

Mesmo sendo seguro, não é reciclável e pode causar danos ao meio ambiente. Portanto, é recomendável reutilizá-lo. 

 

PP ou polipropileno

Normalmente é usado para fazer embalagens de iogurte, ketchup e medicamento. Sua propriedade de resistência ao calor o torna seguro para microondas. 

 

Poliestireno ou Esferovite

Ideal para embalagens de alimentos como copos descartáveis, tigelas, recipientes para comida e talheres de plástico. No entanto, não é seguro, pois libera produtos químicos potencialmente tóxicos ao entrar em contato com o calor.

 

Também não é fácil de reciclar e deve, portanto, ser reaproveitado e reutilizado. 

 

Últimas palavras

Como você pode ver, tem muitas coisas que você deve levar em consideração na hora de comprar embalagens para seus alimentos. Cada tipo de material possui suas características que devem ser avaliados para saber se são ou não ideais para suas necessidades. 

 

Lembre-se que além da capacidade de manter a qualidade do seu alimento, para escolher a embalagem ideal é importante também pensar em questões ambientais. 

 

Gostou do nosso contéudo? Esperamos que sim e que tenhamos te ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre os principais tipos de embalagens para alimentos!

 

 

Compartilhe no Whatsapp