ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Pequenos negócios: como superar desafios comuns para crescer

24/9/2020 - Sorocaba - SP



O Estado do Mato Grosso do Sul é um dos Estados com melhor projeção para 2021, apesar da pandemia que estamos enfrentando e que afetou a todos, principalmente a economia e os pequenos empresários, a expectativa é que o PIB para o ano que vem cresça em 2,7% uma ótima notícia para quem quer investir, crescer e se desenvolver aqui.

Apesar de ser uma região prioritariamente agrária, podemos ver diversos empresários se sobressaindo devido a diversos auxílios fiscais e também de oportunidade dentro do Estado, por ainda ser uma região pouca explorada por outros mercados, a empresa precisa de pouca diferenciação para se sobressair dos concorrentes e isso faz com que o crescimento seja exponencial e em pouco tempo. 

 

Ainda há espaço para investir

Com espaço ainda para mais empresas de mais segmentos, vemos agora uma grande atividade de startups e empresas de marketing e tecnologia criando raízes aqui, saindo da alta concorrência do sudeste e do alto custo de vida e valores trabalhistas para conseguir manter taxas de serviços competitivas, atendendo empresas no país todo, sem precisar mudar de CEP. 

 

A gastronomia e o turismo são os setores que mais tem aproveitado durante a pandemia as oportunidades que  surgiram da necessidade dos viajantes permanecerem mais próximos da suas cidades, trazendo muitos turistas para cidades como Bonito, Miranda, Jardim, auxiliando na projeção e manutenção do PIB para o ano que vem. 

 

A Pandemia e o Desemprego

Ainda assim, durante esse período, vemos que muitas empresas tiveram que fechar as portas, quem mais sofreu foi o pequeno empreendedor, o pipoqueiro da frente da escola, o dono da banca de jornal, o dono da loja de sapato do centro da cidade. 

 

O período que ficamos parados respeitando a quarentena sugerida pela OMS, tivemos perdas econômicas porque muitas empresas não conseguiram se adaptar aos novos tempos, ou não entraram a tempo na internet, ou não conseguiram fazer a gestão de seus recursos e de seus funcionários para se manter em pé. 

 

Novos negócios e novos tempos 

Ao mesmo tempo vimos inúmeros negócios novos sendo criados e adaptados, muitas pessoas que perderam seus empregos criaram novos negócios para sustentar suas famílias. O número de empresas que começaram a investir em marketing digital e sistema de entregas também aumentou, as vendas online aumentaram, os e-commerces tiveram que melhorar o transporte e o formato de entregas para melhor atender os consumidores, mercados pequenos de bairro se adaptaram para melhor atender os seus mais fiéis consumidores. 

 

A pandemia veio para mostrar uma realidade que todos já deveriam estar inseridos, a era digital, e que agora todos foram forçados a aderir. 

 

O Sebrae Campo Grande MS pode te ajudar

O Sebrae busca sempre auxiliar o pequeno empresário a superar os desafios do dia-a-dia através de cursos e palestras, e agora, com a necessidade de se manter online, está cada vez mais ativo, com atendimento via Whatsapp e consultorias gratuitas para auxiliar o empreendedor nessa retomada do comércio nos próximos meses. 

 

Além de webinars e cursos gratuitos online também, o Sebrae campo grande ms está sempre de portas abertas, atendendo as normas de segurança para que o negócio do MS continue sempre de portas abertas também e que a economia continue girando pelos próximos anos. 

 

Além disso, o blog do Sebrae está sempre alimentado de diversas dicas e histórias de empresários que compartilham do seu fracasso e do seu sucesso para inspirar diversos outros empreendedores.

 

 

Compartilhe no Whatsapp