ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

A Importância da Capacitação Para Engenheiros em Tempos de Crise

21/9/2020 - Sorocaba - SP



Como sabemos, a taxa de desemprego no Brasil é bastante elevada. E agora, por conta de toda essa situação causada pela pandemia de coronavírus, os números de profissionais que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho estão cada vez maiores!

 

Sendo assim, o que fazer para se destacar e ser escolhido em um processo seletivo bastante concorrido? Como se sobressair no meio de tantos profissionais? Como não perder espaço no mercado de trabalho?

 

É sobre isso que iremos falar neste artigo, sobre capacitação! Portanto, continue acompanhando a leitura com atenção.

Capacitação para engenheiros em períodos de crise

 

O que faria uma empresa escolher você em um processo seletivo em vez de outros inúmeros candidatos? Sua graduação em engenharia? Provavelmente não.

 

Pois é, hoje em dia, ter uma graduação não é mais sinônimo de garantia de emprego.

 

Isso porque, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, e as empresas, claro, querem sempre os melhores trabalhando para elas.

 

Por isso, se você quer ser este profissional que o mercado procura, então você precisa buscar capacitação e estudar continuamente. Veja porquê.

Aprendizado contínuo e especializações

 

Depois que se formar, você precisa continuar estudando e precisa buscar especializações na área em que pretende atuar, afinal de contas, na engenharia há diversos caminhos para seguir. 

 

Sendo assim, é de suma importância que você busque um nicho de atuação e se especialize nele. 

 

Como? Faça cursos online e presenciais, participe de workshops, congressos e eventos, converse e faça networking com outros profissionais… enfim, esteja atualizado e envolvido nas questões referentes a sua área.

 

Dessa forma, você estará sempre por dentro das novidades e tendências do setor que trabalha e terá diferenciais que muitos concorrentes não terão.

 

Além disso, ao estudar, se especializar e saber mais sobre a área que pretende atuar, você pode encontrar mercados que são menos disputados, que são pouco explorados e que mesmo assim podem pagar ótimos salários. Portanto, fique atento a este ponto também.

 

Por exemplo, se você é um engenheiro que trabalha ou pretende trabalhar no setor de eletricidade, como na elaboração de projeto de SPDA, você precisa continuar aprendendo, mesmo depois que terminar a graduação.

 

Assim, você irá oferecer o melhor serviço para quem for te contratar e será valorizado em um mercado altamente competitivo.

 

Inserir esta imagem aqui: https://unsplash.com/photos/j0kqfj1m0lc 

Aprimoramento e desenvolvimento de habilidades e conhecimentos

 

Outra questão essencial que envolve a sua capacitação na engenheira, refere-se ao aprimoramento e desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.

 

Por exemplo, como sabemos, todo mundo possui certas habilidades e certos conhecimentos, porém você tem desenvolvido essas habilidades e esses conhecimentos? Ou ainda, tem aprendido coisas novas?

 

Ter isso em mente (e claro, colocar em prática), é algo de suma importância, pois as empresas querem cada vez mais profissionais completos e que tenham o conhecimento e as habilidades certas para o cargo.

 

Ou seja, além de saber o que você deve fazer como engenheiro, você também precisa ter e desenvolver outras habilidades como: 

 

 

Dessa forma, você será um profissional muito mais completo, capacitado e preparado para qualquer vaga e processo seletivo! Além do mais, assim, dificilmente você ficará sem espaço no mercado de trabalho.



Compartilhe no Whatsapp