ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

TED e DOC: Como economizar na hora de fazer transferências

18/9/2020 - Sorocaba - SP



As transferências bancárias (TED e DOC) são importantes aliadas de quem costuma enviar e receber dinheiro com frequência. Até pouco tempo atrás, era necessário ir até uma agência física para enviar dinheiro para outra conta. Hoje, é possível realizar a operação diretamente pelo aplicativo no celular, em poucos cliques.

 

Essa facilidade, no entanto, possui custo e pode sair caro em alguns casos. O que pouca gente sabe é que é possível economizar bastante com taxas ao enviar dinheiro de uma conta para outra.

 

No post de hoje, entenda como economizar com esse tipo de serviço bancário e como funciona as transferências via TED e DOC.

TED X DOC: quais as diferenças?

As transferências TED e DOC possuem a mesma finalidade: enviar valores em dinheiro de um agente financeiro para outro, utilizando algumas informações do destinatário, como o código do banco, número de agência e conta e dados pessoais de quem irá receber.

Embora tenham características semelhantes, os dois serviços financeiros apresentam diferenças em relação ao limite de valor que pode ser enviado e o prazo para efetuar a transação.

No TED (Transferência Eletrônica Disponível), por exemplo, a operação pode ser concluída no mesmo dia, desde que seja realizada em horário bancário (até às 17h de um dia útil). Outra característica é que não há um limite mínimo ou máximo de valor para a transferência.

O DOC (Documento de Ordem de Crédito), por outro lado, possui um limite de valor máximo que pode ser enviado em cada operação, que é de até R$ 4.999,99. Além disso, o dinheiro estará disponível somente no dia útil seguinte da operação, se esta for realizada também em um dia útil.

Quanto custa o TED e DOC?

Como falamos, boa parte dos agentes financeiros cobram taxas por cada transferência realizada via TED ou DOC. Os valores variam de acordo com a tabela da instituição. Eles podem chegar a até R$ 20,00 por transferência. Portanto, quem costuma realizar a operação com frequência pode sofrer um grande prejuízo financeiro no fim do mês.

 

Para você saber os valores cobrados por cada instituição financeira, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mantém um arquivo atualizado com o valor das tarifas praticadas pelos principais agentes financeiros brasileiros. Para encontrar a taxa praticada pelo seu banco, basta procurar pelo nome da instituição no menu superior.

Como economizar com transferências?

 

A boa notícia é que é possível economizar muito com transferências TED e DOC. Uma dica é realizá-las online (internet banking ou aplicativo) ou em caixas eletrônicos, já que as taxas costumam ser maiores quando as transferências são realizadas presencialmente, na agência bancária.

 

Veja outras dicas para economizar com tarifas de TED e DOC:

Fique atento ao seu pacote de serviços financeiros

 

Muitos agentes financeiros oferecem pacotes de tarifas mensais que incluem um número limitado de TEDs e DOCs. Vale conferir o que está disponível no seu pacote e evitar ultrapassar este limite.

 

Por exemplo, se você já utilizou o limite de TED’s disponíveis no mês, verifique se é possível realizar as próximas transferências por meio de DOC’s, se ainda estiver disponível no seu pacote. É uma estratégia para economizar com tarifas bancárias e aproveitar os serviços oferecidos pelo seu banco.

 

Também é válido conversar com o seu gerente e negociar um pacote mais adequado ao seu perfil de utilização.

Saiba quando usar cada modalidade de transferência

 

Outra dica é saber a hora certa de usar cada tipo de transferência bancária. Para fazer a melhor escolha é importante ter em mente sempre a urgência da operação e a diferença entre as tarifas.

 

Nesse caso, a TED é mais indicada para o pagamento de uma conta no último dia do vencimento ou se o destinatário tem urgência para receber o valor. Por outro lado, se for possível esperar para a operação ser concluída, o DOC pode ser a melhor opção já que a taxa costuma ser menor em boa parte dos agentes financeiros.

Considere uma Conta Digital

O que muita gente não sabe é que é possível realizar transferências sem pagar nada. Existem fintechs  – empresas inovadoras que usam a tecnologia para oferecer serviços financeiros – que oferecem o serviço de forma gratuita.

Uma boa alternativa é abrir uma conta digital. Por serem online e não precisarem manter estrutura similar à dos bancos tradicionais, contas digitais podem oferecer tarifas mais competitivas, entregando um melhor custo-benefício aos seus usuários.

Para quem é pessoa jurídica e está em busca de soluções mais econômicas, há excelentes opções de  Conta PJ que geram economia de tempo e dinheiro, e oferecem  transferências TED gratuitas e ilimitadas para qualquer banco. Além disso, é possível pagar contas e gerar boletos de forma totalmente gratuita para o empreendedor.

 

E então, o que achou das dicas? Atentar-se para esses detalhes pode fazer seus DOCs e TEDs saírem bem mais baratos ou até gratuitos. Quanto você costuma pagar por estes serviços no seu banco? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.

Compartilhe no Whatsapp