ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Características Essenciais a um Empreendedor

18/9/2020 - Sorocaba - SP



Será que todo mundo que deseja empreender precisa nascer com uma quantidade certa e regrada de características? A resposta é: não, não precisa! 

 

Muitas habilidades e capacidades podem e devem ser desenvolvidas ao longo da trajetória profissional, pois o amadurecimento e evolução demandam esse desenvolvimento.

 

Se você deseja empreender, idealize seu negócio, realize o planejamento adequado e avalie os investimentos, tudo começa com o seu sonho e com uma estratégia para isso.

 

Esse artigo foi pensado para quem deseja empreender mas não sabe se conseguirá dar conta e quer entender como se preparar para isso! Continue essa leitura e descubra o que precisará desenvolver. 

Iniciativa e Proatividade

Para o empreendedor, não há espaço para estar acomodado, isto porque ele sempre está pronto para tomar posse das oportunidades sempre que estiver capacitado para isso, ele age e faz acontecer.

 

O empreendedor geralmente está preparado para situações adversas, porque antecipa os fatos e consegue criar oportunidade de negócios. Sua visão também é capaz de conduzir o negócio para lidar com adversidades. 

 

Sua proatividade também o conduz a não se satisfazer com o que entregou até então e está sempre pesquisando e buscando referências para aumentar sua perspectiva de negócios. Também não tem medo de aprender com quem inova em outros modelos de negócio. 

 

Por isso é importante, também, que o empreendedor esteja sempre de olho no comportamento e nas inovações de seus concorrentes, para que sempre haja ideias através dessas tendências.

Organização

A organização é algo que não pode ser dispensado de forma alguma e que é primordial para começar, manter e seguir. Essa organização deve sempre priorizar ordem para atividades e processos com prazos pré-estabelecidos a fim de mensurar e avaliar todos os resultados.

A organização também pode otimizar processos e custos, e através dela é possível fazer muito com o pouco e aproveitamento máximo de recursos.

Preocupação com qualidade

O empreendedor preocupa-se em sempre entregar além das expectativas, trazendo a melhor qualidade para o seu negócio. 

 

A preocupação com a satisfação do cliente permite a melhor gestão da qualidade e com os detalhes traz sinergia e foco a equipe. 

 

Para que empreende na área da saúde sabe quão essencial é preocupar-se com a qualidade, pois existem órgãos que regulamentam essa área. Imagine só se um dentista não se preocupa com a qualidade de uma extração de dente ou tratamento de canal, o retrabalho que pode gerar e como isso pode afastar pacientes!

 

Comprometimento

Essa é uma grande característica de um empreendedor, e envolve sacrifícios pessoais, trabalho duro e muito foco.

 

É assumir a responsabilidade do negócio sendo os resultados de sucesso ou de fracasso, e em sempre investir no relacionamento e fidelização dos seus clientes a fim de garantir os resultados.

Coragem

A coragem é muito importante para o empreendedor, pois será necessário tomar decisões a todo instante, e muitas delas serão consideradas ousadas, então não pode ter espaço para o medo de arriscar.

 

Os desafios para quem empreende são constantes, por isso somente através da coragem ele poderá gerir esses momento e agir.

Estima e cumpre metas

O empreendedor entende que traçar metas é essencial para realizar o planejamento e entender os investimentos e esforços necessários, e a meta traz concentração e foco em todas as entregas.

 

É importante que dentro do possível, as metas sejam desafiadoras e beneficiem o negócio a curto e longo prazo.

Persistência

Essa característica é determinante para o sucesso do empreendedor, pois é a persistência que o fará tentar e enfrentar o que for necessário para alcançar seu objetivo. 

 

A persistência aqui também tem a ver com o fato de que os planos, serviços e estratégias podem mudar mas que o objetivo deve permanecer em foco. 

 

É importante que o empreendedor saiba lidar com os erros e desses erros interpretar as valiosas lições, e a partir disto não poupar esforços para realinhar e repensar o caminho. 

 

Passar por obstáculos e adversidades fazem parte do caminho e existem para ensinar e fortalecer. 

Autoconfiança

Independente das responsabilidades assumida no caminho de um empreendedor, é necessário acreditar em suas próprias ideias e habilidades, e fará com que todos a sua volta sintam-se confiantes também. 

 

Não confiar em si mesmo gera insegurança a todos envolvidos e pode até mesmo prejudicar a imagem da empresa do negócio.

Persuasão

Uma característica evidente no empreendedor é a persuasão, pois ele sabe influenciar as pessoas e se relaciona com quem pode o ajudar a alcançar suas metas e objetivos. 

 

Através dessa característica ele não só sabe como vender como sempre é envolvido de uma boa rede de contatos e de fortes relacionamentos comerciais. 

Otimismo

O empreendedor deve estar atento a fatores externos como crises, economia, governo, taxas bancárias e moeda, no entanto, o otimismo traz uma visão além destas circunstâncias. 

 

Desta forma, a visão otimista sempre trará alternativas a qualquer adversidade. 

Liderança

Para o empreendedores que desejam formar uma equipe de trabalho envolvendo colaboradores, é preciso exercer o papel de líder. É necessário ser um líder que sabe delegar, ouvir, motivar e que possa proporcionar um ambiente em que todos sejam comprometidos com o propósito.

 

É fundamental que esse empreendedor como líder confie em seus colaboradores e permita que sejam ativos no negócios, dê a autonomia para trazer e absorver conhecimentos. 

Bom ouvinte

Lendo todas essas características nota-se que o empreendedor sempre está evidência pelo tanto que parte de suas ações e decisões, no entanto, um dos segredos para manter-se em evolução e em crescimento é saber ouvir. 

Voltando ao exemplo de empreendedores da área da saúde, saber ouvir e interpretar o que o mercado pede é importantíssimo para sua evolução, somente escutando a necessidade de seus clientes que poderão inovar. Se os pacientes pedem por procedimentos como lente de contato ou aparelho transparente, por que não os escutar e fazê-lo?   

Ouvir os clientes, fornecedores, colaboradores, e até o mesmo o que o mercado tem a dizer é de extrema importância e deve fazer parte da rotina do empreendedor. Perguntar, pedir e receber feedbacks é valioso, trata-se de uma oportunidade do empreendedor ter sempre novas ideias.  

Conteúdo produzido por Rebecca Marques, assessora do Blog Clínica Ideal

 

 

Compartilhe no Whatsapp