ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas de inovação: desenvolva sua criatividade!

18/9/2020 - Sorocaba - SP



Você acha que as coisas possuem uma constância e que tudo deve permanecer como está enquanto dá certo? Más notícias! As coisas mudam e se transformam em uma velocidade de tempo além do que podemos controlar, por isso é muito importante manter-se criativo e inovador!

 

Não há como negar: os tempos passam cada vez mais rápido, as informações multiplicam-se e transformam-se ao passo que é quase impossível acompanhar tudo o que acontece, principalmente após a globalização da internet e das movimentações no meio digital.

 

E é possível sentir esse impacto em todos campos da vida: pessoal, familiar, relações interpessoais e, principalmente, profissional. As empresas que não adotam uma cultura de inovação e criatividade ficam pra trás, possuem resultados menos satisfatórios.

 

Então, a questão é: como movimentar-se nesse espaço, inovando e fazendo a diferença? Parece coisa de outro mundo, coisa de artista, mas não é! 

 

Aqui é necessário entender os conceitos entre inovação e criatividade, e descobrir que existem muitas práticas que podem ajudar a manter-se em evidência, se desenvolvendo e se transformando, como indivíduo e como profissional! Quer saber como? Continue lendo esse artigo!

Pra começar, o que é inovação?

A inovação significa trazer à tona ideias, novidades e mudanças que tem como propósito gerar valor atendendo necessidades reais, gerando também retorno com melhorias, e essas melhorias devem ser percebidas em todos os aspectos. 

 

Nada mais é do que transformar determinado negócio ou situação sem que sua essência seja perdida. Por isso que, quando inovamos, não estamos necessariamente partindo do zero, mas de um lugar em que antigos costumes dão lugar a novas formas de fazer ou produzir as coisas. 

 

A inovações está em todas as áreas de diversos negócios e setores como área da saúde, industrial, alimentício.

E a criatividade, o que tem a ver?

A criatividade em muito se relaciona com a inovação, pois muitas vezes partem do mesmo lugar ou das mesmas necessidades, no entanto, a criatividade pode acontecer em diversos momentos em um dia.

 

Geralmente associada e estereotipada a coisas artísticas ou às criações áudios visuais, na verdade a criatividade pode e deve ser desenvolvida ao longo da trajetória independente do campo em que é utilizada.

 

A criatividade demanda inspiração e acontece parece quem está trabalhando, se movimentando em relação a alguma coisa. Quem deseja ser criativo também deve se dispor a receber o diferente e entender que abraçá-la envolve a receber como estilo de vida.

Dicas de como inovar através da criatividade 

A partir das definições expostas acima, deu pra entender que uma está atrelada a outro e que os momentos criativos servirão para que grandes inovações aconteçam. 

 

A seguir, leia e guarde para sua vida e trajetória, essas dicas para inovar através da criatividade!

Não tenha medo de mudanças

Antes de mais nada, é muito importante entender que mudanças fazem parte dos processos e que não é possível inovar, fazer diferente, sem passar por mudanças! 

 

Ter medo da mudança pode paralisar, e colocar impedimentos que se quer existem. 

 

Empresas com uma cultura muito tradicional podem sentir dificuldade nessa transição, e podem se prejudicar ao não se adaptar ao novo. 

 

Imagine um consultório odontológico acostumado a realizar tratamento tradicional de aparelho ortodôntico e que, se recusando a novas tecnologias, acaba perdendo clientes interessados em tratamento inovadores como aparelho invisível. Não vale a pena perder demanda por medo de mudar.

Livre-se das Inibições

Livre-se de todas as amarras, preconceitos e qualquer verdade absoluta que foi imposto em algum momento. Pensar fora da caixa é muito importante, assim como pensar fora da perspectiva de limites. 

 

Tenha em mente todas as ideias, sem filtro, e após isso separe as que fizer mais sentido.

Tome nota de idéias e pensamento

Anote suas suas ideias! Post-its, bloco de notas, papel solto, cadernos, onde puder, anote o que concluiu junto aos seus insights.

 

Desta forma, você organizar pensamentos e consegue iniciar o processo criativo.

Reveja seus hábitos

Identifique os momentos de gatilho para ideias. É o ambiente, é a atividade, algum exercício, durante a caminhada? Quem sabe! 

 

Revise sua rotina e conclua em quais momentos tem mais ideias! Durante o café da manhã, almoço? Caminhando, ou até mesmo preenchendo uma planilha! Como dito anteriormente, a inspiração está a todo momento pronta para te encontrar!

Desenvolva o Autoconhecimento

É muito importante se autoconhecer, e isso envolve reconhecer os próprios pontos fortes e fracos que necessitam de aprimoramento. 

 

Através disto é possível sentir-se seguro em relação às próprias ideias e desejos, além de que este senso crítico treina o olhar para detalhes que devem ser percebidos. 

 

Troque ideias

Converse e desenvolva ideias com aqueles que te cercam. Converse com as pessoas envolvidas no seu problema, e não só da sua área de atuação! 

 

Um olhar de fora, diferente, faz toda diferença!

 

Ainda no exemplo da área da saúde, imagine que dois dentistas de consultórios diferentes conversem sobre as inovações em seus respectivos atendimentos. Imagine o tanto de ideias que um podem dar ao outro, de repente a perspectiva daquele que realiza tratamento de canal possa acrescentar a visão daquele que é especializado em extração de dente!

Observação

É muito importante estar em constante observação. Atentar-se aos detalhes faz parte da rotina de uma pessoa inovadora pois esses ganchos são estratégicos para trazer novas ideias.

Experimente, coloque em prática!

Não adianta somente ter boas ideias! É necessário colocá-las em prática de alguma forma!

 

Não tenha medo de experimentar, afinal, só assim para saber se funciona. É essencial experimentar durante a inovação!

Permita-se errar

Se tudo desse certo em 100% das tentativas provavelmente as chances de aprendizado seriam perdidas. 

 

Errar em alguma parte do processo não significa um fracasso, e sim que algo deve ser repensado e aprimorado e isso faz parte de qualquer desenvolvimento. 

 

Não desista, tente novamente! 

 

Estruture feedbacks contínuos e compartilhamento de conhecimentos e aprendizados a partir das perspectivas de falhas e acertos de todos os envolvidos.

 

Conteúdo produzido por Rebecca Marques, assessora do Blog Clínica Ideal

 

 

Compartilhe no Whatsapp