ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como empresas driblam a crise usando e-mail marketing

4/9/2020 - Sorocaba - SP

Neste momento, não são poucas as empresas driblam a crise usando e-mail marketing. Isso é necessário porque a crise do novo coronavírus realmente trouxe muitos desafios para o mercado no mundo todo.

Uma das grandes dificuldades que empresas de todos os segmentos enfrentam no momento é como estabelecer um fluxo de clientes estável. Afinal, a quarentena por causa do vírus não permite que as pessoas saiam de casa tranquilamente para fazer compras.

Uma das consequências disso é a perspectiva de que o e-commerce brasileiro fechará o ano com o faturamento recorde de R$100 bilhões. Afinal, se as vendas não podem ser feitas pessoalmente, então devem ser fechada pela Internet.

Mas como fazer isso se você não tem um e-commerce? Atualmente, muitas empresas driblam a crise usando e-mail marketing. Será que essa é uma boa estratégia para você? Vejamos a seguir!

Por que usar o e-mail marketing na sua estratégia?

Para poder entender porque essa ferramenta é útil para o seu negócio, é essencial entender em primeiro lugar qual é a importância do e-mail marketing. Afinal, apenas ao reconhecer o peso desse recurso é que podemos pensar em adicioná-lo em nossa campanha de marketing.

O principal benefício do e-mail marketing é o fato de que ele abre uma linha de contato direta entre a empresa e o seu consumidor. Mais do que um canal de comunicação direto, essa é uma linha de contato privada. Isso significa que a relação entre empresa e consumidor fica muito mais pessoal e a ligação é fortalecida.

Para se ter uma ideia, cerca de 7 em cada 10 millennials (a principal geração para os negócios atualmente) prefere engajar em negociações ou receber ofertas de empresas por email do que por telefone ou outra via de contato.

Isso significa que o e-mail marketing é possivelmente a via de comunicação favorita do público. Não usar o principal canal para fazer com as pessoas é desperdiçar as principais chances de sucesso da sua empresa.

Como o e-mail marketing funciona na prática?

Agora que já entendemos a importância de usar o e-mail marketing, é hora de compreender como ele funciona na prática atualmente. De certo modo, o e-mail marketing é a face mais negligenciada do Marketing de Conteúdo e a chave que torna a estratégia muito mais eficaz para as empresas B2B, além de aumentar a lucratividade de empresas no setor B2C também.

Comecemos pelo uso mais interessante, que é o focado em empresas do mercado B2B.

Nesse caso, o e-mail marketing assume um papel de classificação e nutrição de leads. Isso faz com que a estratégia de Marketing de Conteúdo fique muito mais eficaz ao desperdiçar menos oportunidades.

Na prática, nem todo lead está no mesmo estágio da sua jornada de compras individual. Por exemplo, uma empresa que forneça serviços de contabilidade aos clientes pode coletar vários leads em diferentes níveis de maturação para fechar negócio.

Um diretor de uma empresa, por exemplo, pode estar apenas curioso sobre um serviço de BPO Financeiro, enquanto outro já está mais inclinado a fechar negócio.

No entanto, dentro da estrutura de Marketing de Conteúdo, ambos estão na mesma posição: acabaram de baixar um ebook e ofereceram o e-mail para a empresa. Então como saber qual deles abordar?

O e-mail marketing atua como uma ferramenta capaz de identificar o estágio de maturação de cada lead e entender como fornecer conteúdo adequado para que ele avance na jornada de compras.

Aquele lead curioso sobre o BPO, por exemplo, pode ser identificado pela maneira como ele reage com o conteúdo da empresa após a leitura do ebook. Se ele voltar para o blog e ler alguns artigos mais específicos sobre o tema, é sinal de que está mais curioso. Isso pode ser identificado pelo Analytics e por gatilhos de automação na sua página e, automaticamente, o sistema pode enviar e-mails com o conteúdo perfeito para a pessoa.

Já aquele lead que estava mais inclinado a fechar negócio pode ser abordado mais rapidamente pelo time de vendas, que não precisará de tanto esforço para convertê-lo em um novo cliente.

Como empresas driblam a crise usando e-mail marketing?

O sistema descrito acima é usado comumente por empresas que trabalham com o mercado B2B. Elas usam o e-mail marketing para identificação e qualificação de leads, além de nutrição para torná-las mais suscetíveis ao processo de vendas.

No entanto, o mercado B2C também tem excelente uso para a ferramenta. Aliás, é por meio dele que muitas empresas driblam a crise usando e-mail marketing.

No mercado B2C, há também a possibilidade de usar o e-mail marketing como uma ferramenta de qualificação e nutrição de leads, especialmente em setores cuja decisão de compra inspira bastante consideração e o produto ou serviço é comercializado no modelo de mensalidades.

Dito isso, entretanto, o e-mail marketing também pode ser usado como uma ferramenta para divulgação de promoções e, mais importante, retargeting. Com os gatilhos certos em um e-commerce, por exemplo, é possível enviar um e-mail com descontos especiais para os consumidores que incluíram um artigo no carrinho, mas não fecharam negócio. Esse tipo de ação ajuda a recuperar esses leads “perdidos” e aumentar o faturamento.

E aí, viu como as empresas driblam a crise usando e-mail marketing? Deixe um comentário abaixo se você acredita que a ferramenta pode ser útil para o seu negócio!

 

Compartilhe no Whatsapp