ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Redator de blog: como ser um?

1/9/2020 - Sorocaba - SP

Uma das profissões que mais crescem no momento, por conta do marketing de conteúdo, é a de redator de blog. O redator de conteúdo é um trabalhador freelancer que tem a função de produzir textos de acordo com o nicho de mercado das empresas/agências que o contratam.

Parece que não, mas se trata de um trabalho árduo, de muita responsabilidade, visto que o redator de blog terá que produzir um conteúdo voltado a diferentes tipos de clientes, a depender do público-alvo do veículo contratante.

Os textos produzidos por esse profissional precisam atender diferentes demandas: desde o público que nunca se interessou por redação na web, até aqueles que estão começando a consumir esse tipo de conteúdo agora, como também para aquelas pessoas que já conhecem e consomem com frequência os produtos e/ou serviços de uma determinada empresa, os quais são promovidos através do marketing de conteúdo, tarefa esta incumbida ao redator do blog. 

Mas afinal, o que é um redator de blog?

Trata-se de um profissional contratado pela área de comunicação de uma agência de marketing digital. Alguns destes profissionais já são escritores experientes, outros atuam como professores de Português, existindo também — esses são a maioria — os profissionais vindos de outras áreas de formação. O que todos estas pessoas precisam ter em comum é habilidade para redação de conteúdo, especialmente textos para web.

Isto porque escrever parece ser uma coisa muito simples e fácil, contudo, isso é um engano.

Pelo contrário, quando se escreve para um blog, o profissional que escreverá o texto deverá zelar com ainda mais afinco pela imagem dessa instituição que solicitou o conteúdo.

O redator tem a missão de atrair o público-alvo dessa empresa de forma séria e com grande ética, oferecendo através de sua escrita, informações sobre produtos e serviços, de modo a promover a instituição, atraindo mais clientes e consequentemente gerando mais receita.

A empresa, por sua vez, também necessita de muita organização, pois quanto mais organizada for, mais completo será o pitch (pauta do texto a ser escrito), o qual deve conter todas as informações pertinentes e que eventualmente devem estar presentes no produto final.

É fato que, o redator de blog ou mesmo o redator freelancer, não precisa entender e saber de tudo para abraçar essa profissão. Porém, precisa estar disposto a ler muito e sempre aprender, para poder redigir as pautas para o blog da maneira mais eficiente possível.

E o Redator de blog, tem créditos no texto?

Não. Uma vez contratado para redigir o conteúdo de um blog, os textos pertencem ao proprietário do site, no caso, a empresa. Nada mais justo, porque o redator também receberá por cada texto que produzir.

Quais as vantagens de ser um redator de blog?

Para você que está buscando uma oportunidade dentro do marketing de conteúdo, a profissão de redator de blog permite que o trabalho seja realizado na maioria dos casos de forma remota, ou seja, permitindo ao profissional atuar de qualquer lugar, desde que ele tenha um computador com acesso a internet. A outra parte e a mais importante, é a dedicação e o estudo por parte do redator, para entregar conteúdos com qualidade e conforme a proposta do cliente.

Então, essa pode ser sua oportunidade de trabalhar com o que gosta, recebendo bem por isso e reduzindo os custos que teria, por exemplo, caso tivesse que se deslocar para qualquer outro escritório convencional. Legal, não é?

Contudo, as vantagens não param por aí! Existem muitas outras razões para se tornar um redator de blog. Veja:

Razões para ser um redator de blog

Flexibilidade de horários

Ao ser um redator de blog, o profissional faz o seu próprio horário de trabalho. As demandas chegam ao profissional e ele produzirá o conteúdo dentro do seu próprio cronograma, conforme sua disposição e ritmo de trabalho, devendo é claro, entregar as pautas prontas no prazo combinado.

Oportunidade de Aprender

A cada pesquisa realizada para a redação das pautas, o redator de blog acaba sempre aprendendo sobre uma nova área, pois cada demanda exige estudo e escrita baseados num determinado tema.

Cada pauta é uma oportunidade de o redator freelancer se aprofundar em um determinado nicho de mercado. Estudar, ler e conhecer coisas novas, nunca é demais. Por isso,  ao ser um redator de blog, você poderá aprofundar os seus conhecimentos em um campo de atuação que permitirá novos aprendizados e experiência.

Escrever e ler sobre um assunto, no intuito de entendê-lo melhor, para depois abordá-lo em uma postagem, é uma oportunidade de crescimento profissional. Ser um redator de blog te abrirá novos horizontes e, quem sabe, lhe despertará uma paixão até então desconhecida. E, quanto mais você aprende pelo caminho, mais prazer tem ao ingressar em novos projetos nos quais jamais imaginou fazer parte.

Rotina de trabalho diferente e empolgante

Está cansado de acordar todos os dias e repetir as mesmas tarefas? Saiba que como redator de blog isso raramente acontecerá, porque os redatores freelancers definem exatamente como serão o seu processo criativo, e é justamente isso que faz toda a diferença.

Um ponto muito importante na vida do freelancer é que a rotina é definida por ele próprio. Ele não terá um horário fixo para trabalhar ou bater ponto, e com isso, poderá se dedicar mais à  sua família, à outros projetos, à sua casa ou mesmo a cuidar de alguém doente que precise de sua ajuda e atenção. Tudo isso sem que ele precise ficar afastado do trabalho, o livrando da falta de recursos financeiros para custear remédios e outras despesas. 

Enfim, ser um redator de blog é uma oportunidade para colocar a vida em ordem e mais que isso: trabalhar dentro de uma área que está em evidência, que é a do Marketing de Conteúdo.

Vai de como cada profissional abraça suas oportunidades, escrevendo e preparando conteúdos conforme as necessidades do mercado. Quem produz conteúdos e sabe redigi-los com eficiência, não fica sem trabalho e pode se preparar para quem sabe receber outras propostas dentro deste nicho, atualmente tão promissor.

 

E então, o que está esperando para mudar de vida, ganhar um extra ou quem sabe, até viver do seu trabalho como redator de blog? O seu sucesso depende de você.

Compartilhe no Whatsapp