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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O que é inbound marketing? Um guia prático para iniciantes

27/8/2020 - Sorocaba - SP

Conteúdos relevantes e atraentes têm potencial para conquistar credibilidade. Todo mundo gosta de ler um bom texto, assistir a um vídeo interessante e ouvir uma história bacana, ainda mais quando oferecem a solução para uma dúvida ou um problema.

Espalhar boas ideias e tendências tem sido um dos grandes objetivos do marketing contemporâneo. O foco saiu das "vendas para todos" e está voltado para pequenos nichos.

Segundo o especialista Seth Godin, é necessário encontrar produtos para seus clientes, e não clientes para seus produtos. Nesse contexto, destacamos o papel de alguns tipos de marketing, como o inbound. Você já ouviu falar e sabe o que é inbound marketing?

Conhecido como marketing de permissão (ou atração) trata-se de um conceito que começou a ser estudado e estruturado nos últimos anos, porém, já é considerado por empresas de todos os portes e profissionais de diversas áreas, que buscam especialização com bons materiais e cursos online.

Se você ainda se sente perdido no assunto e precisa esclarecer alguns pontos, leia nosso artigo, inspire-se, surpreenda-se e aproveite o melhor para sua qualificação.

Origem do inbound marketing

Foi a partir da década de 1990 que o marketing começou a passar por alterações, pontuado pelo advento da tecnologia e da convergência com as mídias. Os velhos padrões já não eram tão funcionais, ainda mais pelo aumento da concorrência, a mudança do comportamento dos consumidores, entre outros fatores.

Para reinventar seus planos, muitas corporações começaram a delimitar seu público e pensar em estratégias voltadas para os interessados em seus serviços e produtos, criando macetes e promoções voltados à fidelização. O foco no relacionamento com o cliente era mais que preciso, com soluções que atendessem suas necessidades e desejos.

Além disso, o marketing de interrupção (outbound) já começava a dar sinais de desgaste, com investimentos que já não geravam o retorno esperado. Com o surgimento da internet e os inúmeros canais, as pessoas passaram a ter poder de escolha sobre o que assistem, o que compram e o que consomem. Nesse bombardeio de informação, foi preciso filtrar os conteúdos mais relevantes e dar ênfase para aquilo que realmente faz diferença, que atrai naturalmente e o que o indivíduo permite/procura – a estrutura principal do inbound marketing.

Quem começou a destacar essa tendência foi o especialista Seth Godin, que no fim da década de 1990 já abordava a importância do marketing de permissão para as empresas.

Mais tarde, em 2005 – com o crescimento massivo da internet e sua associação com as outras mídias – o CEO do Hubspot, Brian Halligan, cunhou o termo inbound Marketing e definiu como o oposto do marketing tradicional.

Nessa estratégia o foco é "para dentro", com o poder para o consumidor, com a produção de conteúdo que o atraia, converta e o transforme em um potencial cliente.

Para Godin, não faz mais sentido investir apenas no broadcast – uma mensagem para milhões de pessoas -, mas sim pensar nos nichos e seus interesses. Com as tendências digitais, é fácil perceber o quanto o público é segmentado, qual audiência se encaixa para determinado conteúdo, o que é mais buscado e como é buscado, bem como os artifícios para atingi-lo onde quer que esteja.

Pense na prática: atualmente é mais vantajoso criar um blog com um post "Como pintar um quarto passo a passo" do que simplesmente divulgar a marca de tinta que você vende.

A partir do artigo, você pode apresentar uma informação relevante, falar sobre seu produto e gerar o interesse do visitante, assim ele começa a acompanhar seu blog, indica para outras pessoas e se sente mais confiante em comprar o que você está oferecendo.

Essa é uma visão geral para você entender o que é inbound marketing e porque ele faz toda a diferença em qualquer plano mercadológico. Tal tendência está totalmente aliada ao marketing de conteúdo e marketing de relacionamento.

 


O que é persona e como criar?

Após revelar a estrutura principal do inbound marketing, é interessante abordarmos alguns conceitos principais dessa tendência fundamental aos profissionais de comunicação e administradores. O primeiro deles é a definição e a criação de uma persona (ou buyer persona), termo que substitui, de certa forma, a expressão público-alvo.

Nas estratégias de atração do inbound marketing, não é interessante ter apenas uma visão geral dos "estranhos" que podem acessar seu blog, canal, site ou rede social. Dados como idade, localização e gênero são importantes, porém é preciso ir além e delimitar melhor seu perfil, abrangendo os seus problemas, objetivos, ocupação, necessidades e até características pessoais.

Segundo Alan Cooper, responsável pelo desenvolvimento dessa ferramenta, criar uma persona é coletar o máximo de informação sobre os indivíduos e sua história de vida, como um personagem semi fictício que tem tudo a ver com aqueles que podem tornar-se seus clientes. A partir dessa definição, dá para desenvolver conteúdos direcionados, anúncios otimizados, produtos e serviços que gostam e podem aderir.

Além dos estudos em cursos online relacionados, já existem diversas plataformas que auxiliam na criação de uma persona ideal para seu tipo de negócio. Com essa segmentação, é possível aproveitar o máximo do inbound e suas demais ferramentas.

Converter visitas em Leads

A conversão de leads é o próximo passo após a formação das personas ideais para seu projeto. Essa é a segunda etapa do ciclo do inbound marketing. Trata-se do processo em que os visitantes devem se encantar com seu conteúdo a ponto de deixar contatos e amostras de seu interesse.

Lead é um termo que refere-se ao usuário que oferece seu e-mail, telefone ou demais dados em troca de algo que considera relevante. É quem permite conhecer melhor sua marca e tem tudo para fechar um negócio futuro.

Lembre-se que você pode sempre usar técnicas de video marketing para promover suas campanhas. Hoje em dia criar videos com fotos é uma tarefa muito fácil e rápida. Consulte um especialista em web design para lhe auxiliar.

Por isso, nesse ponto o inbound atua como ponte entre o visitante e a empresa, na divulgação de materiais e conteúdos que motivam e seduzem, bem como chamadas de ação para que se cadastre, compre e se torne um seguidor da marca.

Esse é o primeiro passo para um relacionamento duradouro com aquela persona ideal para seu negócio. A conversão de leads é um dos aspectos primordiais a todo relatório de acompanhamento e métricas de marketing digital, perfeitos para avaliar, renovar, ajustar e até mudar as estratégias.

Entendido todos os pontos? Se sim, deixe um comentário logo abaixo e não esqueça de compartilhar esse artigo com os amigos do marketing. Até a próxima!

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