ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Aprenda a controlar as suas vendas em cartão

26/8/2020 - Sorocaba - SP

Hoje em dia é muito difícil encontrar um estabelecimento que não aceite cartão. Até prestadores de serviços autônomos já começaram a encontrar opções de maquininhas de cartão que se adequam à sua realidade.

 

O resultado disso é: uma diminuição brusca nas perdas de vendas. Afinal, pagar com cartão se tornou cômodo e andar com dinheiro vivo no bolso é algo cada vez menos comum no mundo em que vivemos.

 

A segurança é entregue para os dois lados: tanto para o lojista, que não permanece com tanto dinheiro vivo em caixa, quanto para o consumidor, que tem melhores opções de pagamento e pode arcar com algumas despesas que não conseguiria se precisasse pagar tudo à vista.

 

Lembramos que alguns tipos de negócio costumam receber mais pagamento em dinheiro e, para estes casos, talvez o custo de adquirir e manter uma maquininha não seja viável. É importante analisar se o pagamento em cartão vai ser frutífero ou não para o seu negócio, dentro das particularidades em que ele se insere.

 

Outra segurança a ser citada é redução da inadimplência. Ao aceitar cartão, você conta com a ação da operadora, que faz com que o seu dinheiro seja entregue, independentemente de casos em que o cliente suma e deixe de pagar pela compra. 

 

Porém, ao mesmo tempo em que o lojista se depara com essa melhoria em sua rotina, ele também precisa arcar com algumas obrigações gerenciais financeiras que são necessárias para acompanhar o que, de fato, está acontecendo na empresa.

 

Pense comigo: é mais fácil ter controle de uma venda que o lojista recebeu o valor total de uma só vez, ou uma venda parcelada em 10x? Quando chegar no sétimo ou oitavo mês, sem possuir o controle ideal, ele vai saber de que venda se trata aquele recebimento?

 

E ainda tem mais: cada modalidade de venda e cada adquirente trabalha possui taxas específicas a serem descontadas dos recebimentos. Se o recebível for antecipado, a taxa é outra. Então, como controlar todos esses detalhes e saber, de fato, se a operadora está pagando por tudo o que você vendeu?

 

Entenda, então, como controlar as suas vendas em cartão!



Por que devo controlar meus recebíveis em cartão?

 

É necessário estar com as finanças em dia para que um negócio possa, de fato, crescer. Para conseguir alcançar um bom equilíbrio de finanças, é necessário vender. Quanto mais você vender, mais a sua empresa vai faturar.

 

Toda empresa possui despesas que devem ser arcadas com parte desse faturamento e, para que isso seja possível, é necessário ter controle de todas as entradas de pagamentos, seja por cartão de débito, crédito à vista, parcelado, dinheiro, boleto, enfim.

 

Quando falamos em recebíveis de cartão, esse controle possui suas propriedades a serem analisadas. A ferramenta utilizada para realizar esse controle é chamada de conciliação de cartões, que auxilia o encarregado a identificar divergências entre o que vendeu e o que recebeu e se a operadora de fato efetuou o pagamento de suas vendas. Essa ferramenta também é importante para identificar falhas nas operações, acompanhar antecipações de recebíveis quando forem aplicadas, monitorar taxas cobradas pelas adquirentes e também a controlar chargebacks.

 

A boa notícia é que, com a tecnologia a nosso favor, essa é uma das ferramentas que pode ser automatizada no controle financeiro da sua empresa. A conciliação de cartões automática reduz possíveis erros humanos e realiza cálculos complexos de forma rápida - o gestor ganha em economia de tempo e produtividade para focar em tarefas que não podem ser automatizadas.



Como fazer a conciliação de cartões

 

Para realizar a conciliação de cartões, é importante ter ciência de que essa ferramenta envolve dois lados: a operadora de cartão pela qual você contratou o serviço para aceitar pagamentos em cartão e o banco que possui a conta bancária relacionada ao seu negócio.

 

O processo, então, se constitui em três etapas. São elas:

 

- Conciliação da venda: aqui são as informações do sistema comercial da empresa que são conferidas. Nesse momento, deve-se analisar se existem divergências nos valores que foram registrados, vendas que foram negadas pela operadora e vendas canceladas.

 

- Conciliação da operadora de cartão: aqui os valores recebidos pela operadora são confrontados com os dados do extrato de cada venda realizada na empresa. Nesse momento são identificadas divergências como: datas, aplicação de taxas, valores etc. É importante lembrar que para esse momento é necessário ter o controle do lado da empresa, através das filipetas geradas pela maquininha e de seu controle interno.

 

- Conciliação bancária: agora é a hora de ver se tudo o que a operadora deveria pagar à sua empresa caiu, de fato, na conta bancária. Assim, são comparados o extrato da operadora de cartão com o extrato bancário, para ver se os valores realmente coincidem.

 

Esse controle é um grande auxílio para que a empresa possa se planejar financeiramente para arcar com gastos internos sem prejudicar os seus processos. Ao utilizar um sistema de conciliação de cartões, você ainda pode centralizar todas as informações de recebimentos em cartão em um só lugar.

 

E para não te deixar à deriva, é bom lembrar de quais informações são ESSENCIAIS na hora de realizar o registro de seus recebíveis de cartão:

 

- Data da venda realizada

- Valor da venda

- Modalidade de pagamento (débito, crédito à vista, crédito parcelado)

- Bandeira do cartão utilizado

- Quantidade de parcelas, para casos de vendas parceladas

 

Para aqueles que fazem esse controle manualmente, é necessário calcular a taxa aplicada por cada venda (e checar se a taxa é a mesma da que fora acordada com a operadora em seu contrato), o valor líquido recebido, o valor parcelado recebido e a data prevista para cada parcela.

 

Lembramos que existem soluções que automatizam esses cálculos e garantem mais segurança na sua conciliação de recebíveis. Com essas soluções, é possível gerenciar seus recebíveis de forma rápida, economizar tempo e, em alguns casos, utilizar-se de outras ferramentas financeiras tão importantes quanto a conciliação de cartões para tornar seu controle ainda mais sólido, como fluxo de caixa, contas a pagar e contas a receber, por exemplo.

 

Compartilhe no Whatsapp