ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Whey protein ganha espaço nas prateleiras dos mercados

20/8/2020 - Sorocaba - SP



Com o aumento do consumo de suplementos alimentares, o whey protein (que é o mais vendido de todos) começa a surgir nas prateleiras dos grandes mercados. Essa tendência acompanha o surgimento dos produtos de zero açúcar, zero lactose, glúten free e outras restrições alimentares. 

Assim, o whey protein vem sendo comercializado de forma cada vez mais ampla. Entenda agora os motivos desse produto ter alcançado sucesso nas prateleiras do mercado:

Por que vender whey protein nos mercados?

Essa explicação básica acompanha os movimentos do mercado, os perfis dos consumidores e as novas necessidades da sociedade. Resumidamente, surgem 4 principais motivos para a venda de whey ganhar forças nos mercados:

1- Crescimento do mercado de nutrição esportiva 

O mercado de suplementos está em crescimento faz muitos anos. Em 2019, ele cresceu mais de 11%. 

Esse negócio é responsável pela movimentação de mais de 3 milhões de reais anualmente no Brasil. Representando então um grande consumo que gera muito lucro. 

Assim, com a busca por whey protein aumentando tanto e trazendo resultados positivos, é natural que cada vez mais espaços optem por comercializar o produto. Gerando mais lucro para os mercados e satisfazendo melhor as necessidades do novo consumidor. 

2- A busca por saúde e bem-estar

O perfil do consumidor brasileiro vem mudando muito nos últimos anos. O país ocupa o 4º lugar no ranking feito por pesquisas que consideram o quanto os cidadãos buscam cuidar de sua saúde. 

Assim, a busca por suplementos e - principalmente - por whey protein (mais vendido do mercado) vem ganhando um ritmo acelerado. Essa intensificação é justificável devido à grande preocupação que a sociedade passou a ter com alimentação saudável e prática de atividade física. 

Para alinhar uma boa nutrição e um vida longe do sedentarismo, os suplementos alimentares tornaram-se grandes aliados. 

Assim, vender whey protein e demais suplementos nos mercados facilita a vida do consumidor e acompanha esse novo estilo de vida do brasileiro. 

3- O consumo de whey por diferentes públicos 

Mesmo que o whey protein ainda esteja fortemente ligado a uma vida de atleta, a evolução das pesquisas na área de nutrição mostram a importância desse suplementos para diferentes públicos. 

Whey protein já é indicado para:

4- O surgimento de novos produtos de alta proteína

O primeiro incentivador dessa "invasão" do whey protein nas prateleiras do mercado foi o surgimento de produtos comuns em versões de alta proteína. 

Marcas famosas de achocolatados e outros derivados de leite começaram a produzir itens focados na suplementação protéica que logo foram disponibilizados para venda em supermercados. 

Os exemplos mais famosos desses produtos são o achocolatado Nescau Protein e o Leite Zero Lactose Molico + Proteína. Assim, o whey precisou concorrer diretamente com essas marcas, seja para competir ou para complementar os itens. 

O pioneirismo da rede zaffari 

O Zaffari é uma rede de hipermercados muito conhecida. Dentro do mercado de suplementos, ela - de certa forma - "previu" a tendência de vender produtos de alta proteína nos mercados comuns. 

Ainda em 2018 os estabelecimentos da rede passaram a comercializar inúmeros produtos em versões de alta proteína. Os itens eram expostos ao lado das versões comuns, deixando o consumidor à vontade para escolher. 

Essa inclusão foi um sucesso e mostrou que surgia um novo perfil de consumidor interessado na suplementação protéica e disposto a pagar um pouco a mais por isso. Visando uma alimentação balanceada. 

Com essa análise feita, o Zaffari começou a comercializar vários suplementos alimentares. Hoje em dia está disponível para o consumidor que frequenta os mercados da rede desde whey protein até colágenos. 

Conclusão 

Por fim, podemos perceber que a chegada do whey protein nas prateleiras dos mercados só prova a força que o negócio de suplemento alimentar possui no Brasil. O mercado vem crescendo muito a cada ano e tende a aumentar muito mais. 

O brasileiro está em busca de uma vida mais saudável e ativa, então comercializar whey protein e outros suplementos nos mercados comuns abrirá portas para lucratividade e facilidade. 




Compartilhe no Whatsapp