Autor: Lucas Pelisari
Com o aumento do consumo de suplementos alimentares, o whey protein (que é o mais vendido de todos) começa a surgir nas prateleiras dos grandes mercados. Essa tendência acompanha o surgimento dos produtos de zero açúcar, zero lactose, glúten free e outras restrições alimentares.
Assim, o whey protein vem sendo comercializado de forma cada vez mais ampla. Entenda agora os motivos desse produto ter alcançado sucesso nas prateleiras do mercado:
Essa explicação básica acompanha os movimentos do mercado, os perfis dos consumidores e as novas necessidades da sociedade. Resumidamente, surgem 4 principais motivos para a venda de whey ganhar forças nos mercados:
O mercado de suplementos está em crescimento faz muitos anos. Em 2019, ele cresceu mais de 11%.
Esse negócio é responsável pela movimentação de mais de 3 milhões de reais anualmente no Brasil. Representando então um grande consumo que gera muito lucro.
Assim, com a busca por whey protein aumentando tanto e trazendo resultados positivos, é natural que cada vez mais espaços optem por comercializar o produto. Gerando mais lucro para os mercados e satisfazendo melhor as necessidades do novo consumidor.
O perfil do consumidor brasileiro vem mudando muito nos últimos anos. O país ocupa o 4º lugar no ranking feito por pesquisas que consideram o quanto os cidadãos buscam cuidar de sua saúde.
Assim, a busca por suplementos e - principalmente - por whey protein (mais vendido do mercado) vem ganhando um ritmo acelerado. Essa intensificação é justificável devido à grande preocupação que a sociedade passou a ter com alimentação saudável e prática de atividade física.
Para alinhar uma boa nutrição e um vida longe do sedentarismo, os suplementos alimentares tornaram-se grandes aliados.
Assim, vender whey protein e demais suplementos nos mercados facilita a vida do consumidor e acompanha esse novo estilo de vida do brasileiro.
Mesmo que o whey protein ainda esteja fortemente ligado a uma vida de atleta, a evolução das pesquisas na área de nutrição mostram a importância desse suplementos para diferentes públicos.
Whey protein já é indicado para:
Crianças: com o intuito de substituir achocolatados comuns por whey protein sabor chocolate. Reduzindo o consumo de açúcares e gorduras e aumentando o consumo de proteína, resultando em uma alimentação balanceada.
Idosos: o whey é usado para suprir déficits de proteínas no organismo das pessoas idosas. Essa é uma complicação comum nas pessoas mais velhas que possuem uma arcada dentária frágil (dentaduras, implantes, dentes fracos). Apresentando, assim, dificuldade de mastigação e, em consequência, baixa absorção de proteína e aminoácidos.
Gestantes: a gravidez pode enfraquecer o organismo da mulher. Nesses casos, o whey protein é utilizado para manutenção do sistema imunológico da gestante.
Enfermos: esse suplemento também pode ser utilizado para suprir qualquer deficiência nutricional de proteínas causada por diferentes tipos de doenças.
Atletas/Praticantes de atividades físicas: ainda são os maiores consumidores de whey protein. Utilizam para intensificar o ganho de massa muscular e auxiliar na recuperação do músculo.
O primeiro incentivador dessa "invasão" do whey protein nas prateleiras do mercado foi o surgimento de produtos comuns em versões de alta proteína.
Marcas famosas de achocolatados e outros derivados de leite começaram a produzir itens focados na suplementação protéica que logo foram disponibilizados para venda em supermercados.
Os exemplos mais famosos desses produtos são o achocolatado Nescau Protein e o Leite Zero Lactose Molico + Proteína. Assim, o whey precisou concorrer diretamente com essas marcas, seja para competir ou para complementar os itens.
O Zaffari é uma rede de hipermercados muito conhecida. Dentro do mercado de suplementos, ela - de certa forma - "previu" a tendência de vender produtos de alta proteína nos mercados comuns.
Ainda em 2018 os estabelecimentos da rede passaram a comercializar inúmeros produtos em versões de alta proteína. Os itens eram expostos ao lado das versões comuns, deixando o consumidor à vontade para escolher.
Essa inclusão foi um sucesso e mostrou que surgia um novo perfil de consumidor interessado na suplementação protéica e disposto a pagar um pouco a mais por isso. Visando uma alimentação balanceada.
Com essa análise feita, o Zaffari começou a comercializar vários suplementos alimentares. Hoje em dia está disponível para o consumidor que frequenta os mercados da rede desde whey protein até colágenos.
Por fim, podemos perceber que a chegada do whey protein nas prateleiras dos mercados só prova a força que o negócio de suplemento alimentar possui no Brasil. O mercado vem crescendo muito a cada ano e tende a aumentar muito mais.
O brasileiro está em busca de uma vida mais saudável e ativa, então comercializar whey protein e outros suplementos nos mercados comuns abrirá portas para lucratividade e facilidade.