ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

5 profissões que são tendência para os próximos anos

19/8/2020 - Sorocaba - SP



Em um mundo onde a tecnologia está facilmente automatizando atividades através de robôs e algoritmos, as pessoas estão constantemente aprendendo e encontrando novas maneiras de criar valor para as empresas. 

 

Quando se trata de profissões que são tendências para o futuro, é possível destacar opções em diversas áreas, desde a de saúde - como profissionais que trabalham com exame de DNA (genética), por exemplo - até a própria área de tecnologia. 

 

A revolução da tecnologia e da internet é real, mas isso não significa que os empregos tradicionais irão desaparecer, mas que a competição está aumentando rapidamente, o que significa que muitas pessoas que escolhem essas profissões acabam trabalhando mais por menos dinheiro. 

 

Felizmente, existem novos setores onde as hierarquias ainda não estão bem definidas porque as habilidades necessárias para fazer o trabalho existem há pouco tempo. 

 

Se você deseja saber quais são as profissões que são tendências para os próximos anos para avaliar se elas são uma boa opção, continue a leitura e confira nossa lista com algumas indicações! 

 

Dicas de melhores empregos nos próximos anos 

Se você ainda não sabe qual profissão quer seguir, está pensando em mudar de área ou se aperfeiçoar, é necessário que busque pelas novidades e tendências para o futuro. Afinal, cada vez mais existem novos cursos que seguem as inovações e atualizações do mercado. 

 

Para te ajudar, aqui está nossa lista com 5 dicas de profissões que estarão cada vez mais em alta. 

 

1. Desenvolvedor de aplicativos móveis 

Os aplicativos já são um grande sucesso e vão continuar sendo uma ferramenta muito importante para todos os setores. E, à medida que mais empresas dependem da tecnologia móvel para alcançar clientes, a demanda por desenvolvedores de apps continuará a crescer. 

 

Esses profissionais são essenciais quando se trata de projetar e recomendar melhorias para softwares para dispositivos móveis. Eles são responsáveis por fazer novas implementações, codificação de aplicativos, testes e muito mais. 

 

2. Bioinformacionista

Um profissional bioinformacionista trabalha com informações genéticas, onde precisa ter conhecimento em técnicas clínicas, além do desenvolvimento de novos medicamentos. 

 

A partir de informações biológicas, o profissional auxilia cientistas a compreender problemas e a desenvolver tratamentos modernos. 

 

3. Analista de Business Intelligence

As empresas passaram a realizar análise de big data, o que aumentou suas atividades relacionadas a dados e geração de relatórios. Como resultado, fazer a contratação de Analistas de Business Intelligence - ou Analista de Inteligência de Negócios, em português - se tornou essencial. 

 

Esse trabalho envolve analisar e transformar dados brutos em percepções, além de desenvolver relatórios que funcionam em todos os setores da organização. Os profissionais que escolhem essa carreira precisam ter habilidades analíticas e de solução de problemas, além da proficiência no uso de ferramentas de análises, como tabelas dinâmicas do Excel, por exemplo. 

 

4. Designer UX

De forma resumida, os designers de UX são profissionais que precisam focar nas necessidades emocionais e funcionais dos usuários e ajudar a criar uma experiência digital agradável com base nessas descobertas. 

 

Um designer UX realiza testes de usabilidade e consulta os clientes para compreender seus objetivos e necessidades. 

 

5. Gerente de Marketing - foco em análises

Os gerentes de marketing são profissionais extremamente importantes para as empresas. Afinal, eles são responsáveis por fazer a definição e a implementação de estratégias para atingir os objetivos de vendas. 

 

No entanto, cada vez mais as empresas precisam de profissionais que tenham amplo conhecimento em análises, para que as estratégias realmente sejam bem aplicadas e consigam alcançar as metas desejadas. 

 

Portanto, a procura por gerente de marketing com foco em análises está cada vez mais em alta. Esses profissionais são responsáveis por fornecer insights baseados em dados. 

 

Entre as principais habilidades, é necessário ter raciocínio análitico e lidar bem com outras equipes, já que provavelmente ele terá contato com outras áreas, como Vendas, TI, etc. 

 

5. Analista de Sistemas

A tecnologia sem dúvida está presente em empresas de todos os segmentos. Os analistas de sistemas ajudam as equipes de negócios e TI a encontrarem soluções técnicas para problemas.

Esses profissionais desempenham um papel muito importante para o planejamento e execução de projetos e podem ser uma forma de ligação entre a área de TI e os usuários finais. 

Suas principais atividades são analisar problemas de hardware e software, escrever e manter a documentação dos sistemas, por exemplo. 

 

Como escolher a profissão ideal?

Agora que você conferiu nossa lista com profissões que são tendência para os próximos anos, lembre-se de que são apenas algumas sugestões. Se você ainda não sabe qual carreira deseja seguir, é muito importante compreender qual área tem mais relação com sua personalidade e objetivos. 

 

Realize pesquisas, faça testes vocacionais e procure por boas instituições para que você possa saber mais sobre as opções disponíveis e quais podem ser melhores para você. 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que em breve você dê os primeiros passo na construção da sua carreira! 

 

 

Compartilhe no Whatsapp