ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Controle de fluxo de caixa: entenda a importância para a sua empresa

18/8/2020 - Sorocaba - SP



Se você possui uma empresa, provavelmente tem conhecimento de que é necessário controlar o seu fluxo de caixa. Todos os dias você deve identificar entradas e saídas e fechar o caixa deve fazer parte da sua rotina de trabalho.

Porém, é muito comum nos depararmos com situações em que o controle de caixa sequer é exercido pela empresa. A consequência disso? Problemas tão grandes que podem levar, inclusive, ao fechamento de suas portas.

Por isso, antes de tudo, vamos entender o que significa fluxo de caixa para, a partir disso, te explicar como controlá-lo!

 

Fluxo de caixa: o que é?

 

O Fluxo de Caixa nada mais é que uma ferramenta financeira que possibilita o acompanhamento das movimentações financeiras de uma empresa. A partir do registro de entradas e saídas, o fluxo de caixa pode ser monitorado por dia, semana, mês, enfim: o que fizer mais sentido para o seu negócio.

 

Esse instrumento é essencial para a manutenção da boa saúde financeira de qualquer empresa. Sem ele, fica difícil de assegurar que a empresa possui capital saudável para se manter por períodos de baixa de vendas, ou até mesmo para quitar com suas obrigações financeiras, como pagamento de fornecedores, salário de funcionários etc.

 

Quais são os benefícios de controlar o fluxo de caixa?

 

O controle de fluxo de caixa traz benefícios que podem auxiliar na garantia da permanência de uma empresa no mercado. Isso porque a falta dele é capaz de gerar prejuízos difíceis de arcar a longo prazo.

 

Quando esse controle é feito de forma rotineira, é possível identificar gastos que, muitas vezes, são desnecessários para a empresa e que podem ser evitados. O controle permite que esses gastos sejam corrigidos em tempo hábil para evitar maiores desperdícios financeiros.

 

Um controle de caixa feito de forma rígida e constante permite também que o empresário possa analisar períodos passados de seu caixa e compreender o seu fluxo mensal com mais facilidade. Isso possibilita, por exemplo, que sejam feitas projeções de fluxo de caixa para períodos futuros. 

Essas projeções podem envolver planejamentos financeiros voltados para, por exemplo, um investimento em seu negócio!

 

A análise de fluxo de caixa pode te auxiliar também a entender melhor como se configura o fluxo de saída de seus produtos. Dependendo da área que você atua, podem existir certos períodos do ano que sejam mais favoráveis a vendas do que outros. Assim, você consegue perceber e se planejar para manter o caixa saudável em meses com notáveis baixas de venda.

 

Ao acompanhar de perto as entradas e saídas da sua empresa ao longo dos meses, é possível aprender lições valiosas a partir de erros cometidos no passado. Por isso, controlar o caixa de uma empresa é tarefa quase que primordial se deseja vê-la, de fato, crescer.

 

Como controlar o Fluxo de Caixa

 

Para manter um controle de fluxo de caixa sólido, é importante que os envolvidos pela tarefa tenham plena consciência da importância que ela possui para a saúde financeira da empresa.

 

É a partir dessa consciência que a tarefa se torna imprescindível para a rotina do negócio. Isso reforça a necessidade de atenção redobrada na hora de realizar, de fato, o controle.

 

Para realizar o controle de caixa, é necessário que se faça registro de todas as entradas (receitas) e saídas (gastos) da empresa contendo as informações: "o que" (a que se refere aquele lançamento), "quando" (datas) e "quanto" (valores).

 

Para uma organização melhor, procure fazer o registro das entradas separadamente do registro de saídas, para que possa, em seguida, compará-los. Assim, você sabe exatamente de onde está vindo todo o dinheiro que sua empresa recebe e para onde estão sendo destinados os gastos da mesma.

 

Indicamos, também, que você separe as receitas que são consideradas não-operacionais, ou seja: aquelas que a procedência do dinheiro não é de produtos e serviços prestados, mas sim de arrecadações feitas por outras fontes (exemplo: parcerias, empréstimos). Essa é uma forma de facilitar a organização do controle.

 

Preste atenção também nas formas de pagamento a que se refere cada lançamento registrado. Cada modalidade de pagamento, - seja dinheiro, débito, crédito, crédito parcelado, boleto - possui suas particularidades que definem a forma como será realizado o recebimento dessas entradas. Por isso, procure registrar cada modalidade junto às entradas. Um exemplo dessa diferença são as vendas feitas a crédito sem antecipação - estas são pagas, normalmente, com o prazo de 30 dias pela operadora de cartão. O que muito se diferencia do débito, que no dia seguinte já está na conta da empresa.

 

Quando se tratar de saídas, busque classificá-las para entender exatamente com o que a sua empresa está gastando. É nesse momento que você pode perceber gastos desnecessários e conseguir economizar certos valores no futuro. Alguns exemplos de categorias para saídas são: despesas (administrativas - como material de escritório, salário de funcionários, financeiras - juros, concessões, comerciais - marketing, comissão de vendas etc), perdas, investimentos e custos relacionados à mão de obra, fornecedores, insumos de produção.

 

Automação a seu favor!

 

Você deve estar se perguntando: ok, mas como faço isso? Com um caderno? Através de planilha?

 

O fato é que muitas pessoas ainda não compreendem o valor da automação para certos processos relacionados ao controle financeiro de uma empresa.

 

Preencher planilhas de fluxo de caixa pode ser uma boa saída - desde que exista muito cuidado na hora de inserir as informações e alimentá-las. Qualquer erro humano pode resultar em um cenário financeiro irreal para os administradores da empresa e estes podem tomar decisões erradas que podem, por consequência, prejudicar bastante o caixa da empresa.

 

A tecnologia está cada vez mais a favor de quem busca automatizar esses processos. A automação garante uma economia de tempo que se transforma em produtividade voltada para outras tarefas que necessitam do olhar analítico humano.

 

Atualmente já é possível controlar o fluxo de caixa de forma automatizada e totalmente gratuita através do Financeiro Confere. Nele, é possível cadastrar entradas e saídas manualmente ou importar o extrato bancário em formato OFX, que vai trazer todas as movimentações para que você categorize elas como achar melhor. Conheça!



Compartilhe no Whatsapp