ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Startups adotam Coworkings como modelo disruptivo para espaço de trabalho

17/8/2020 - Sorocaba - SP

Nos estágios iniciais de sua inicialização, trabalhar em uma garagem ou em um home office pode ser bom. Porém, em um determinado ponto, sua startup precisará mudar. Você nem sempre pode atender clientes em restaurantes ou cafés.

Além disso, trabalhar em casa pode ver sua produtividade diminuir com distrações como crianças, família, animais de estimação e TV. Com o rápido crescimento do setor de espaço de trabalho flexível, os Coworkings, o espaço de trabalho compartilhado oferece uma imagem mais profissional do que sua casa e um café podem oferecer.

E cada vez mais as Startups tem buscado espaços de Coworking para suas atividades. Só no Coworking Webtrends, um espaço de Ribeirão Preto, existem 7 startups que tocam suas atividades.

 

 

Estar rodeado de empreendedores bem-sucedidos, motivados e com ideias afins não pode ser esquecido e muitas pessoas descobrem que trabalhar nesse tipo de situação aumenta muito sua produtividade.

Além disso, ter a conveniência das amenidades do dia-a-dia e um ambiente animado e envolvente ajuda as startups a escalar seus negócios com muito mais rapidez, ao mesmo tempo que abre uma abundância de novas oportunidades que são difíceis de encontrar ao trabalhar em um escritório independente.

 

Aqui estão quatro razões pelas quais a maioria das startups trabalha em espaços de coworking:

 

Espaço Profissional

Muitas startups começam em casa - um empresário típico tentando construir um negócio de sucesso em seu sótão ou garagem. No entanto, chega um ponto em que esse tipo de configuração não é mais adequado.

Quando se trata de atender clientes, cafeterias ou restaurantes servem a um propósito específico - mas um espaço de coworking oferece um ambiente muito mais profissional para discutir produtos ou serviços com os clientes e, como todos sabemos, as primeiras impressões são vitais.

Além disso, boa parte dos Coworkings podem oferecer serviços de endereço fiscal, o que é necessário para registrar seu CNPJ.

 

Motivador

O ambiente onde trabalhamos tem um impacto crucial na qualidade do trabalho e na produtividade. Da mesma forma, ele desempenha um papel vital em estimular a criatividade e cria um espaço para ideias inovadoras. Espaços de coworking quebram o isolamento de trabalhar sozinho em casa e abrigam um ambiente de convívio para empreendedores, estimulando a criatividade.

A escolha de um ambiente de coworking pode oferecer as vantagens de ter uma rotina diária semelhante à de um escritório, ao mesmo tempo que oferece a flexibilidade de trabalhar em casa. Nesse sentido, um espaço de coworking pode até oferecer o melhor dos dois mundos.

 

Acessibilidade

Alugar um espaço de coworking é muito mais barato do que alugar um espaço de escritório tradicional e geralmente inclui café ilimitado, wi-fi e acesso a salas de conferência. Espaços de coworking são muito acessíveis para startups e fornecem o ambiente certo para florescer. Os espaços são dedicados a melhorar a produtividade e fornecem uma série de soluções de negócios por uma taxa muito pequena. Além disso, a maioria dos espaços tem acordos de adesão flexíveis.

 

Networking

Alguns dos maiores benefícios para os fundadores de startups que optam por se mudar para espaços de co-working vêm dos intangíveis, e um dos mais importantes deles é a oportunidade de interagir com outras pessoas com ideias semelhantes.

As comunidades de coworking também costumam fornecer configurações mais organizadas, como eventos de networking e conferências.

Da mesma forma, as pessoas que ocupam o mesmo espaço de coworking podem ser clientes em potencial. Se um empresário está oferecendo uma determinada solução de negócios, os clientes mais acessíveis são aqueles que trabalham no mesmo espaço.

Desta forma, os espaços de coworking podem proporcionar um pool de clientes de fácil acesso, um benefício adicional do qual é muito mais fácil obter feedback, permitindo que o negócio se adapte às necessidades dos clientes com muito mais rapidez.

Por essas razões, muitas startups estão optando por se mudar para espaços de coworking - e a grande maioria parece considerar a experiência positiva, produtiva e lucrativa.

Compartilhe no Whatsapp