ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Hospedagem de sites profissionais: entenda a importância de escolher a hospedagem

12/8/2020 - Sorocaba - SP


Se você vai criar um site profissional, provavelmente já deve ter ouvido falar que precisará contratar um serviço de hospedagem de site. Mas, você sabe que essa escolha é muito importante para o sucesso do seu site?

A questão é que todo site precisa de uma hospedagem web. Simplificando, um site possui arquivos, informações e conteúdo. Esses arquivos são armazenados em um computador remoto, conhecido como host e é daí que vem o termo hospedagem de sites.

Quando você visita qualquer site, esses arquivos aparecem no seu navegador. Ou seja, o host guarda esses arquivos e faz com que eles estejam disponíveis para acesso na internet.

Portanto, é essencial que você escolha um host confiável e adequado para evitar possíveis problemas com seu site. 

Para que você compreenda melhor a importância de escolher uma boa hospedagem de site, continue a leitura! 

 

Por que escolher uma boa hospedagem de site é importante?

A escolha da hospedagem influenciará diretamente no sucesso geral do seu site. Pode não parecer tão importante, mas escolher um host com baixa qualidade pode proporcionar diversos problemas para o seu site.

Veja a seguir algumas das maiores influências que o serviço de hospedagem terá em seu site:

 

Segurança do site

Você precisa se preocupar com a segurança do seu site. Se isso não acontecer a partir da escolha da hospedagem de site, provavelmente, você só irá descobrir a importância de protegê-lo quando for tarde demais.

Assim como você pensa em instalar sistemas de alarme em seu carro ou em sua casa, também é essencial que você invista em medidas de segurança adequadas em seu site.

Não existe uma solução que ofereça 100% de garantia de que um site não poderá sofrer com um ataque virtual. No entanto, existem etapas que você pode seguir para que existam barreiras em torno dele, como firewalls, plug-ins de segurança, realizar atualizações do site, entre outras.

No entanto, nada disso importará se a sua hospedagem não priorizar a segurança do seu site. É como ter o melhor sistema de segurança do mundo em sua casa, mas você deixar as portas da frente abertas para invasores.

Uma hospedagem de alta qualidade terá itens em funcionamento que evitarão possíveis problemas, como backups frequentes do site, firewalls e outros métodos.

 

Suporte técnico para te ajudar na solução de problemas

O ideal é que seu site sempre esteja online. Porém, pode ser que ele fique indisponível. Às vezes, isso poderá acontecer devido a um erro seu, como editar o código do site e colocá-lo em off-line. Mas, também pode ser que isso aconteça devido a um problema com seu host.

Sempre que surgir uma situação como essa, você precisará de uma equipe capacitada para te ajudar. Tentar resolver problemas do site pode ser algo que gere muito aborrecimento, especialmente se você não tiver habilidades técnicas.

 

A perda de vendas será minimizada

Se você confia no seu site para a geração de leads ou para vendas, a cada minuto que ele fica indisponível, significa que você está perdendo dinheiro. Há diversos motivos pelos quais seu site pode ficar off-line.

Como falamos acima, pode ser que você cometa algum erro enquanto realiza alterações no site, ou pode ser que a hospedagem tenha algum problema.

No entanto, quando você contrata um serviço de hospedagem  de site, você deve perguntar qual é o tempo de atividade que eles garantem. O tempo de atividade é a frequência que seu site ficará online.

A maioria das empresas de host oferece a garantia de tempo de atividade de 99,9%, o que significa que seu site deve estar online 99,9% do tempo.

Se ele fica frequentemente fora do ar, desde que não seja devido a algum erro seu, talvez esteja na hora de atualizar o seu pacote de serviço ou até mesmo mudar de hospedagem.

 

Você aumentará o desempenho do site e do SEO

A velocidade de carregamento e o desempenho geral do seu site têm uma relação direta em sua classificação nos resultados de mecanismos de busca, como o Google.

Se o seu site demorar muito para carregar, você provavelmente terá uma alta taxa de rejeição dos visitantes, já que isso proporciona uma má experiência para o usuário.

Às vezes, isso acontece devido ao próprio site. Por exemplo, você pode estar usando um tema mal codificado ou ter muitos plug-ins instalados, o que deixa o carregamento de páginas mais lento. Porém, muitas vezes também pode ser culpa da hospedagem.

Se você se dedicou para fazer a otimização do site, pensando em cada detalhe para que ele tenha um carregamento melhor, mas mesmo assim não está conseguindo obter resultados melhores, talvez esteja na hora de trocar de host.

 

O conteúdo do seu site ficará protegido

Infelizmente, a perda de arquivos de um site pode acontecer. Talvez você tenha decidido hospedar seu site em um host que não proporciona boas ferramentas de segurança ou que não faz backups constantemente. Logo, caso aconteça algum problema, os arquivos do seu site podem ser perdidos.

Essa é uma das grandes vantagens de escolher uma empresa de hospedagem de site que seja confiável, pois você saberá que isso não irá acontecer. Claro, você pode optar por escolher um host mais barato que não tenha uma qualidade boa, mas será que vale a pena colocar seu site em risco?

Não se deixe levar por propostas tentadoras de baixos custos. Sempre considere a confiabilidade de uma hospedagem de site para tomar a sua decisão.

Sistema SaaS

Além de todas as vantagens que citamos acima, ao escolher uma boa hospedagem de site você também estará se beneficiando com um sistema SaaS (Software as a Service). 

SaaS é uma maneira de disponibilizar soluções de tecnologia através da internet, como um serviço. Com esse sistema, o seu negócio não precisará fazer a instalação ou atualização de softwares e hardwares. Ou seja, para fazer o acesso é necessário apenas ter conexão com a internet. 

Um sistema Saas também pode ser chamado de software hospedado ou por demanda. Ele é executado em servidores de empresas provedoras, que possuem a responsabilidade de fazer o gerenciamento do acesso e também manter um estrutura de segurança de dados.

Como escolher uma boa hospedagem de site

Agora que você já sabe porque é tão importante fazer uma boa escolha de hospedagem de site, chegou a hora de você começar a fazer suas pesquisas. 

Busque por comentários de clientes das empresas e também confira se elas estão em sites de reclamação, como o Reclame Aqui, por exemplo. Também vale a pena conferir as redes sociais e fazer testes, caso seja possível.

Lembre-se, uma hospedagem web funciona como a base do seu site. Portanto, escolha a opção ideal, que ajudará o seu site a alcançar o sucesso que você deseja!  

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp