ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Jornalismo na atualidade: papel do jornalista + ética no meio digital

12/8/2020 - Sorocaba - SP



O teor do jornalismo na atualidade é algo que faz com que estudantes e profissionais da área de comunicação social e até mesmo a própria sociedade discutam sobre as mudanças globais nos últimos 10 anos. 

A ascensão da tecnologia e da internet provocou transformações nas formas que utilizamos para nos comunicar e nos informar sobre fatos diversos, desde novidades cotidianas a acontecimentos importantes no mundo. 

Por conta disso, os jornalistas precisaram se adequar para garantir seu "lugar ao sol" no mercado de trabalho e, até hoje, têm passado por dificuldades para se encontrar nesse novo universo.

Para encarar essa missão, há debates interessantes em fóruns na web, palestras e cursos online sobre o tema. 

Com a ajuda deste artigo, você conhecerá todas as características do jornalismo atual e como se manter estável neste âmbito. 

  1. Traços do jornalismo na atualidade

O mundo digital está mais presente do que nunca no dia a dia das pessoas e nos mais variados segmentos produtivos. O jornalismo é um deles. Com a explosão da internet no mundo todo, o segmento precisou migrar conceitos e técnicas para a web, se adequando a novas audiências para manter seu principal objetivo: o de informar.

É certo que, com os portais ganhando cada dia mais novos adeptos, a popularidade dos veículos impressos, como jornais e revistas, tende a cair. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, o meio digital não pode ser enxergado como um inimigo dos meios de comunicação anteriores.

Segundo a professora de jornalismo Maristela Fittipaldi, o jornalismo online pode agregar bastante aos impressos, que permanecem com uma parcela considerável de seu público cativo. Ela afirma que a internet facilita o acesso a informações, ajudando os jornalistas a renovarem suas técnicas e a construírem novos materiais para as edições de revistas, jornais, TV e rádio.

No passado, vale frisar, o mercado de comunicação era dominado pelos impressos e pelo rádio. Hoje, todos os materiais que são produzidos por estas mídias podem também estar na internet e, ainda, serem divulgados pelas redes sociais. 

É uma convergência muito grande de uma esfera para a outra, mas que está disponibilizando um espaço para todos que se interessam. Ou seja, não é preciso estabelecer um conflito com as mídias online, já que o jornalismo na atualidade pode ser realizado em qualquer âmbito, desde que siga as competências exclusivas da profissão.

O papel do jornalista

Este é outro ponto retratado em cursos online relativos e que não pode ser deixado de lado. Com a diminuição das redações, algo que é recorrente não só pela alta das mídias online, mas também pela crise vivida pelo Brasil, muitos jornalistas precisaram se reinventar para continuar garantindo seu ganha-pão na profissão. 

Até mesmo aqueles que ainda vivenciam a rotina da notícia impressa ou de rádio e televisão, como analisamos no tópico anterior, precisam ter ciência de que o mundo mudou e está oferecendo uma nova alternativa para informar a sociedade e fazer valer as convicções do jornalismo.

O papel do jornalista atualmente continua sendo aquele de décadas atrás. Podemos pegar como parâmetro o Código de Ética dos Jornalistas, que explana em seus artigos que os jornalistas devem ter compromisso com: a verdade, a apuração precisa e a divulgação correta dos fatos. 

Nesta via, entendemos que, seja no âmbito online ou nos veículos tradicionais, o profissional de jornalismo deve priorizar a credibilidade de sua reportagem. Não importa se ele a faz para publicar em um blog, em um canal do Youtube ou em um jornal de grande circulação - a meta e a responsabilidade são as mesmas.

  1. Desafios perante a web e as redes sociais

Uma discussão que há acerca do jornalismo na internet e que também é trazida em nosso curso de jornalismo online, é como se manter necessário em meio à divulgação em massa na web, sobretudo nas redes sociais. Ao mesmo tempo que os sites de relacionamento são excelentes ferramentas para atrair os diversos públicos, fazendo os conteúdos serem conhecidos e criando uma maior interação entre as pessoas, eles conferem algumas dificuldades para quem gere veículos de comunicação.

Entre os principais obstáculos dos jornalistas diante da revolução tecnológica proporcionada pelas redes sociais estão:

Estes são considerados os principais percalços que o jornalista pode vivenciar ao divulgar seus materiais nas redes sociais ou até mesmo trabalhar em portais e blogs. Todavia, eles não são impossíveis de serem ultrapassados, pelo contrário, como dito no primeiro tópico, a internet veio para ser uma aliada. 

O mais indicado para sobreviver nesse meio é se atualizar sempre, buscando aprendizados eficientes em cursos para jornalistas e qualquer outro meio que explique a demanda ao profissional.

 

 

Compartilhe no Whatsapp