Autor: Lucas Pelisari
O setor de e-commerce é altamente competitivo. O posicionamento de uma loja online é uma das atividades necessárias, se queremos gerar vendas, criar reconhecimento de mercado e fortalecer a confiança do consumidor na marca. Então como criar um e-commerce otimizado para o Google?
O posicionamento de lojas online é a maneira mais eficaz de aumentar constantemente e a longo prazo o tráfego em sua loja online.
Para aproveitar todas as oportunidades que a indústria do comércio eletrônico está descobrindo, ao mesmo tempo em que tem a chance de superar a concorrência, o site deve atender aos requisitos dos mecanismos de pesquisa.
Por exemplo, uma loja online de lâmpada LED automotiva bem otimizada pode atingir o TOP 10 ou até o TOP 3 e atrair várias centenas de usuários todos os dias, garantindo estabilidade de vendas a longo prazo.
As atividades de SEO têm um efeito a longo prazo. Essa ferramenta de marketing na internet é altamente lucrativa: se feita corretamente, os resultados podem exceder nossas expectativas.
Vale a pena começar a otimização da loja com a criação de palavras-chave que correspondam à base das metas estabelecidas. Para que as atividades de SEO tragam os resultados desejados, vale a pena considerar cuidadosamente quais palavras-chave descreverão completamente o conteúdo do site.
Você deve responder à pergunta: “Quais frases um cliente em potencial pode usar para pesquisar um serviço/produto” e preparar uma lista de frases que refletem com precisão a natureza do nicho, o escopo dos tópicos e a direção da página.
A lista de frases-chave pode conter até vários milhares de itens. Para escolher as palavras-chave certas, você pode usar os seguintes métodos:
Prepare uma lista de serviços/produtos oferecidos e escolha sinônimos para eles.
Use as dicas do mecanismo de pesquisa: existem termos que já foram pesquisados pelos usuários.
Use ferramentas que permitam a seleção de palavras com base nas fornecidas anteriormente, como Google Keyword Planner, Ubersuggest ou Answer The Public.
Ao selecionar palavras-chave, verifique se os termos escolhidos são relevantes para o seu nicho.
Ao digitalizar o site, os robôs verificam sua conformidade com os parâmetros definidos. Portanto, como parte da otimização interna da loja, é necessário organizar os aspectos técnicos e a otimização do conteúdo.
Para que a página seja indexada rapidamente, vale a pena configurar dois arquivos corretamente:
Sitemap.xml – um sitemap contendo dados sobre as subpáginas do site e os elementos multimídia que devem ser indexados. O elemento fornecido tem como objetivo notificar os robôs do Googlk,e sobre novas subpáginas do site e modificações dos antigos, a fim de acelerar sua indexação.
Robots.txt – um arquivo de texto com um conjunto de instruções detalhadas para os mecanismos de pesquisa. O arquivo especifica regras de indexação para seções/páginas/diretórios/arquivos específicos do site.
Os usuários e os mecanismos de pesquisa não gostam de esperar muito tempo para carregar todo o conteúdo da página. Portanto , a velocidade de carregamento do site é um dos fatores importantes de classificação.
O tempo ideal de carregamento é de aproximadamente 3-4 segundos. Se a página carregar mais, vale a pena acelerar o processo. Para verificar um determinado parâmetro, você pode usar uma ferramenta gratuita do Google – PageSpeed Insights.
Segundo dados estatísticos, mais de 55% dos usuários usam dispositivos móveis para fazer compras online. Portanto, é importante adaptar o site para exibição em dispositivos móveis.
O design responsivo reduz a taxa de rejeição e tem um efeito positivo nos fatores comportamentais. A melhoria desses indicadores terá um impacto positivo na posição do site nos resultados da pesquisa.
As metatags são elementos que contêm informações sobre uma determinada página e são colocadas na seção. O título e a descrição do site podem estar relacionados às metatags mais importantes.
A meta tag TITLE é um elemento que deve definir o conteúdo da subpágina de maneira curta e compreensível para o usuário e conter frases- chave importantes do ponto de vista do posicionamento.
A meta tag DESCRIPTION é uma descrição do conteúdo da subpágina que visa incentivar os usuários a visitá-lo. Deve ser um texto interessante com aproximadamente 150 caracteres, consistente com o conteúdo desta página. Ao concluir uma determinada tag, temos influência sobre o conteúdo que aparecerá nos resultados da pesquisa e até que ponto será interessante para o usuário.
As atividades descritas acima são algumas das chaves para o sucesso no posicionamento da loja online, coletados em poucas palavras. No entanto, para realizar essas atividades de maneira eficaz, é necessário muito mais conhecimento e, mais importante, experiência.
A otimização adequada da loja online em termos de SEO pode aumentar significativamente o tráfego orgânico no site, levando a um aumento no número de clientes e, portanto, nas vendas. Cada site é diferente, portanto, para saber exatamente por onde começar, você deve auditar o site.