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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

[Guia Loja Virtual]: Como criar um e-commerce otimizado para Google?

7/8/2020 - Sorocaba - SP



O setor de e-commerce é altamente competitivo. O posicionamento de uma loja online é uma das atividades necessárias, se queremos gerar vendas, criar reconhecimento de mercado e fortalecer a confiança do consumidor na marca. Então como criar um e-commerce otimizado para o Google?

O posicionamento de lojas online é a maneira mais eficaz de aumentar constantemente e a longo prazo o tráfego em sua loja online.

Para aproveitar todas as oportunidades que a indústria do comércio eletrônico está descobrindo, ao mesmo tempo em que tem a chance de superar a concorrência, o site deve atender aos requisitos dos mecanismos de pesquisa. 

Por exemplo, uma loja online de lâmpada LED automotiva bem otimizada pode atingir o TOP 10 ou até o TOP 3 e atrair várias centenas de usuários todos os dias, garantindo estabilidade de vendas a longo prazo.

Como criar um e-commerce otimizado para o Google: passo a passo

As atividades de SEO têm um efeito a longo prazo. Essa ferramenta de marketing na internet é altamente lucrativa: se feita corretamente, os resultados podem exceder nossas expectativas.

PASSO 1 – Análise de palavras-chave

Vale a pena começar a otimização da loja com a criação de palavras-chave que correspondam à base das metas estabelecidas. Para que as atividades de SEO tragam os resultados desejados, vale a pena considerar cuidadosamente quais palavras-chave descreverão completamente o conteúdo do site.

Você deve responder à pergunta: “Quais frases um cliente em potencial pode usar para pesquisar um serviço/produto” e preparar uma lista de frases que refletem com precisão a natureza do nicho, o escopo dos tópicos e a direção da página.

Seleção de palavras-chave

A lista de frases-chave pode conter até vários milhares de itens. Para escolher as palavras-chave certas, você pode usar os seguintes métodos:

PASSO 2 – Otimização interna de e-commerce

Ao digitalizar o site, os robôs verificam sua conformidade com os parâmetros definidos. Portanto, como parte da otimização interna da loja, é necessário organizar os aspectos técnicos e a otimização do conteúdo.

Sitemap.xml e robots.txt

Para que a página seja indexada rapidamente, vale a pena configurar dois arquivos corretamente:

Velocidade de carregamento do site

Os usuários e os mecanismos de pesquisa não gostam de esperar muito tempo para carregar todo o conteúdo da página. Portanto , a velocidade de carregamento do site é um dos fatores importantes de classificação.

O tempo ideal de carregamento é de aproximadamente 3-4 segundos. Se a página carregar mais, vale a pena acelerar o processo. Para verificar um determinado parâmetro, você pode usar uma ferramenta gratuita do Google – PageSpeed ​​Insights.

Adaptação para dispositivos móveis

Segundo dados estatísticos, mais de 55% dos usuários usam dispositivos móveis para fazer compras online. Portanto, é importante adaptar o site para exibição em dispositivos móveis.

O design responsivo reduz a taxa de rejeição e tem um efeito positivo nos fatores comportamentais. A melhoria desses indicadores terá um impacto positivo na posição do site nos resultados da pesquisa.

Meta-tags

As metatags são elementos que contêm informações sobre uma determinada página e são colocadas na seção. O título e a descrição do site podem estar relacionados às metatags mais importantes.

A meta tag TITLE é um elemento que deve definir o conteúdo da subpágina de maneira curta e compreensível para o usuário e conter frases- chave importantes do ponto de vista do posicionamento.

A meta tag DESCRIPTION é uma descrição do conteúdo da subpágina que visa incentivar os usuários a visitá-lo. Deve ser um texto interessante com aproximadamente 150 caracteres, consistente com o conteúdo desta página. Ao concluir uma determinada tag, temos influência sobre o conteúdo que aparecerá nos resultados da pesquisa e até que ponto será interessante para o usuário.

Posicionando a loja – vale a pena?

As atividades descritas acima são algumas das chaves para o sucesso no posicionamento da loja online, coletados em poucas palavras. No entanto, para realizar essas atividades de maneira eficaz, é necessário muito mais conhecimento e, mais importante, experiência.

A otimização adequada da loja online em termos de SEO pode aumentar significativamente o tráfego orgânico no site, levando a um aumento no número de clientes e, portanto, nas vendas. Cada site é diferente, portanto, para saber exatamente por onde começar, você deve auditar o site.

 

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