ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Seguro ou proteção veicular: entenda a diferença e saiba qual melhor opção para você

5/8/2020 - Sorocaba - SP



Algumas pessoas não sabem, mas existe uma diferença entre seguro e proteção veicular e antes de pesquisar e analisar as opções disponíveis no mercado para fazer uma contratação, é muito importante entender quais são as diferenças entre as duas opções.

No momento de buscar por mais informações de seguros, seja através de uma cotação de seguro de saúde ou de seguro de automóveis, é essencial ter certeza de que aquele serviço é ideal para a suas necessidades.

Seguro e proteção veicular costumam confundir muita gente, mas as duas modalidades são muito diferentes.

O fato das pessoas não saberem terem conhecimento sobre as diferenças de ambas as opções pode gerar alguns problemas. Por esse motivo, é essencial se informar e saber quais são as principais vantagens e também as desvantagens de cada uma delas. 

Para te ajudar a compreender como cada opção funciona, neste artigo, vamos falar sobre as principais diferenças entre um seguro e uma proteção veicular. Confira a seguir!

 

O que é seguro e proteção veicular

Para que as principais diferenças entre seguro e proteção veicular fiquem claras, antes é importante que saiba o que é cada uma das modalidades. 

 

O que é um seguro de automóveis

Um seguro de automóveis é um serviço oferecido por empresas que atuam no ramo, as seguradoras. Isso significa que através de um contrato - com regras específicas - você poderá ser beneficiado com o tipo de cobertura que deseja. 

O pagamento desse seguro é feito de forma mensal ou anual e a responsabilidade de qualquer possível sinistro que faça parte da cobertura do serviço é transferido para a seguradora.

Isso significa que os prejuízos provocados por acidentes ou qualquer outro tipo de imprevisto serão minimizados, desde que estejam presentes no contrato. Isso acontece porque os gastos do concerto ou da substituição do carro (em caso de perda total) passa a ser da seguradora.

Você pode obter mais informações sobre seguro de automóveis ao acessar o site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). 

 

O que é o serviço de proteção veicular

O serviço de proteção veicular é oferecido por associações de classe e cooperativas, que normalmente conseguem oferecer um valor mais em conta do que um seguro de automóveis.

Essa diferença acontece porque a proteção veicular ocorre através de um rateio dos prejuízos entre os associados. Ou seja, funciona como uma forma de proteção de patrimônio.

Diferente de um seguro, neste caso, a contratação é feita apenas através de um contrato de prestação de serviços, com regras que são definidas pela própria empresa.

 

Principais diferenças entre seguro e proteção veicular

Mesmo sabendo o que é um seguro e o que é uma proteção veicular, pode ser que você ainda ache que as duas opções são muito parecidas. No entanto, existem algumas diferenças entre as modalidades, que variam desde a forma de contratação do serviço até os direitos e deveres.

A diferença que mais costuma se destacar é relacionada a custos. Isso porque, normalmente, a proteção veicular costuma ser mais barata do que seguros de veículos.

Porém, é necessário considerar as principais diferenças entre as modalidades para escolher uma opção que seja ideal para você. Veja a seguir quais são elas:

Adesão do serviço

Para que a contratação de um seguro de automóveis ocorra, primeiramente, é necessário que o carro passe por uma inspeção, sendo avaliado por um profissional da seguradora. Depois disso, o pedido do cliente será processado para que ocorra a definição de valor a ser pago, que poderá ser à vista ou parcelado.

Da mesma forma que o seguro, a contratação da proteção veicular também só poderá acontecer depois do veículos ser inspecionado. Neste caso, o cliente deverá pagar uma taxa e assinar um termo de adesão.

Esse termo oficializa a associação, colocando a proteção em vigor. A cobrança do serviço será feita através de mensalidades atribuídas aos associados. Vale deixar claro que os valores podem variar de acordo com o acúmulo de prejuízos.

 

Apólice

Ao fazer a contratação de um seguro de automóvel, o cliente terá acesso à apólice. Nela estarão descritos quais são as responsabilidades e deveres tanto da seguradora quanto do cliente.

Já no caso da proteção veicular, não existe uma apólice. A garantia do serviço é dada somente pelo contrato que é assinado pelos associados. Com isso, eles se comprometem a prestar cobertura ao automóvel.

 

Cobertura

No geral, as coberturas do seguro e da proteção veicular funcionam da mesma forma, ou seja, ambas as modalidades são utilizadas para: garantia contra roubos, incêndios, furtos, acidentes e danos a terceiros.

No entanto, existe uma diferença entre as opções: a possibilidade de coberturas adicionais.

Os seguros de automóveis costumam oferecer coberturas (com custos adicionais), como a assistência 24 horas, por exemplo. Já a proteção veicular, dificilmente terá opções adicionais, o que pode ser um problema dependendo da situação.  

 

Qual é a melhor opção de serviço?

Não temos uma resposta correta para essa pergunta. O importante é que exista muita atenção no momento de fazer a escolha. A proteção veicular não funciona como um seguro, portanto não deve ser oferecida com um. 

Caso você prefira a proteção e não o seguro porque deseja ter um custo menor, esteja ciente dos possíveis riscos. 

Mas se você deseja ter a cobertura de um seguro de automóvel, procure por uma boa corretora de seguros para que juntos consigam escolher uma opção ideal para suas necessidades. 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp