ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Covid-19: como usar o marketing para posicionar seu restaurante e aumentar as vendas

23/7/2020 - Sorocaba - SP



O novo coronavírus colocou o mundo em uma crise como não se via há muitas e muitas décadas. Por causa disso, aumentou a necessidade de entender como usar o marketing para posicionar seu restaurante nessa situação.

Atualmente, as pessoas estão em casa e sem conseguir sair para a vida “comum” na cidade. Pelo menos uma parcela da população está vivendo assim, ainda que alguns estados não consigam ultrapassar a marca de 50% de isolamento social.

Por causa disso, os restaurantes não podem ainda atender ao público presencialmente, mas devem estabelecer estratégias para manter o faturamento em alta e conseguir reverter a crise.

Quer saber como usar o marketing para posicionar seu restaurante nessa situação? Então siga a leitura abaixo!

Entenda quais são as necessidades do público agora

O primeiro passo a compreender sobre como usar o marketing para posicionar seu restaurante é que o posicionamento de marca depende em boa parte das necessidades do público.

Por isso, é importante entender o que o público precisa para saber como entregar isso a eles e como transformar essa relação de demanda x oferta em novas vendas.

Atualmente, é seguro afirmar que as pessoas estão assustadas com a Covid-19. A doença já atingiu pelo menos 2 milhões de brasileiros e gerou 80 mil mortes, enquanto especialistas afirmam que o número de infectados por ser até 10 vezes maior.

Uma das piores partes disso é o fato de que não se sabe muito ainda sobre a doença. Como o novo coronavírus é uma mutação recente de um vírus já conhecido, nem todas as percepções que os cientistas tinham anteriormente são válidas agora.

Portanto, novos e novos estudos estão sendo realizados e as informações vão sendo atualizadas conforme o tempo passa. Por causa disso, muita gente não sabe bem o que esperar.

Assim, o público tem uma série de preocupações em relação à crise. São perguntas como:

Entender que o público precisa de respostas e um posicionamento em relação a esse tipo de pergunta permite que você possa posicionar sua empresa da melhor forma possível.

Compreenda qual o tipo de posicionamento a tomar

Agora que já sabemos quais as necessidades do público, fica mais fácil compreender qual o tipo de posicionamento que as pessoas esperam de um restaurante.

Basicamente, o que você precisa é:

Trace ações de marketing para posicionar seu restaurante

Saber o que o público quer é metade da batalha apenas. É necessário usar esse conhecimento para desenvolver ações de marketing para posicionar seu restaurante da melhor forma possível na Internet.

Isso significa traçar algumas ações de marketing que vão ajudar a inserir a visão que você quer passar do seu estabelecimento para o público consumidor.

Um exemplo básico é compartilhar conteúdo oficial e recomendações científicas nas redes sociais. Isso ajuda não só a informar o público, mas também a posicionar sua empresa como uma fonte segura de informação nessa pandemia.

O ideal é não ficar limitado somente ao conteúdo comercial, mas também ao conteúdo de linhas gerais de cuidados contra a pandemia da Covid-19.

Por exemplo, recentemente as agências sanitárias dos EUA afirmaram que não há evidências de que é possível se contaminar pelo novo coronavírus por embalagens. Essa é uma ótima notícia para os restaurantes que trabalham com o Rappi Delivery e pode ser repassada em suas redes sociais.

No entanto, é interessante também produzir infográficos explicando quais as melhores formas de interagir com o entregador para proteger o cliente e também o profissional que faz o delivery.

Para esses casos, o material em vídeo ou em imagens é o mais adequado pois atua subconsciente ao categorizar a sua marca como uma autoridade de boas informações, mas também por ser mais fácil de compartilhar o conteúdo e aumentar o seu alcance.

Outra estratégia é usar videos para atrair seus clientes em sua página. Você pode usar um editor de video para conseguir criar um rapidamente.

Entenda como lidar com as críticas que virão

Infelizmente, o país vive um momento de polarização em que até mesmo situações como a pandemia passam a ser cooptadas politicamente pelas pessoas. Por isso, é fato que o seu restaurante sofrerá com críticas independentemente do posicionamento adotado.

É importante, no entanto, entender como o marketing para posicionar seu restaurante pode lidar com isso. A melhor maneira de agir em relação a essas ações é seguir a sua convicção e se municiar de informações.

Quanto mais dados você obtiver, mais robusto e sólido será o seu posicionamento e menos provável que as críticas causarão um impacto na sua quantidade de vendas.

E aí, aprendeu como usar o marketing para posicionar seu restaurante? Então aproveite e deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

Compartilhe no Whatsapp