ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como escolher o melhor plano de saúde familiar?

22/7/2020 - Sorocaba - SP


No Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) atende muitas pessoas gratuitamente, mas muitas pessoas preferem por garantir o atendimento particular contratando um plano de saúde familiar.

Isso porque apesar de ser um exemplo em todo o mundo o serviço público possui muitos problemas, sobretudo quando são necessários procedimentos complexos.

A fim de sanar esse problema muitos indivíduos optam pela contratação de um convênio médico, que pode ser por parcerias, ou adesões familiares e individuais.

Com a busca por esse tipo de serviço surgem muitos prestadores, que oferecem vários tipos de atendimentos, com coberturas distintas e faixas de preço diversas.

Mas essa diversificação costuma gerar grande confusão nos usuários com relação à contratação dos serviços. Por isso esse artigo foi escrito para te mostrar como escolher o melhor plano de saúde familiar.

Antes de escolher o plano de saúde familiar, consulte a ANS

Antes de mais nada é necessário verificar se o plano escolhido ou convênio odontológico escolhidos por você são aprovados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Isso porque é essa a agência reguladora que pertence ao Ministério da Saúde.

Diretamente no site você pode fazer a verificação de dados à respeito dos planos, suas coberturas e também os prazos de carência praticados.

A ANS disponibiliza também o ranking de qualidade do atendimento e dos serviços prestados, bem como dados financeiros importantes acerca das empresas em questão.

Por fim, é importante estar sempre atento a novas informações divulgadas pela agência visto que a cada 3 meses são divulgadas as empresas que tiveram a permissão de atendimento suspenso por descumprimento às normas vigentes.

Análise a cobertura do plano

A contratação de um plano de saúde familiar é algo muito importante e que deve ser feito com cuidado, visto que é o bem estar da sua família que está em jogo.

Primeiramente é preciso que você analise quais são as necessidades com relação à saúde que cada um possui. É importante levar em consideração problemas preexistentes e questões específicas.

Antes de contratar um plano de saúde familiar, fique atento às informações referentes à cobertura disponibilizadas no manual do conveniado.

Procure checar a veracidade das informações fornecidas sobretudo pelos atendentes, para que você não tenha decepções posteriormente, sobretudo em casos mais graves como cirurgias, internações e emergências.

Uma questão importante é analisar as cidades em que você pode ser atendido, além é claro de conferir a lista de médicos, clínicas e laboratórios.

Isso é imprescindível sobretudo para quem já possui problemas específicos de saúde e necessita de atendimento especializado.

Nesse caso leve em consideração também se a área de abrangência engloba cidades mais bem conceituadas no tipo de tratamento necessário.

Além disso os planos possuem diferenças com relação ao tipo de leito a que você tem direito em caso de internações, como por exemplo quarto individual, UTI, enfermaria, entre outros.

Ademais fique atento às cobranças adicionais, pois muitos planos disponíveis cobram taxas por cada serviço prestado. Isso pode ocorrer inclusive para exames mais complexos e cirurgias, acarretando em despesas extras.

Por fim sobretudo em planos odontológicos, costuma haver uma lista de procedimentos que são incluídos, mas em alguns casos os procedimentos estéticos podem não constar em contrato.

Período de carência

A maior parte dos planos de saúde possui um período de carência em que os beneficiários não podem utilizar os serviços.

Os prazos são estipulados por lei e variam de acordo com o tipo de procedimento, como por exemplo:

Por isso é muito importante que você se atente a esses prazos, pois não é possível contar com a cobertura do plano antes do período estipulado.

Rede credenciada ou rede própria?

A lista de hospitais, clínicas e médicos que são filiados ao plano escolhido é algo muito importante, que deve ser levado em consideração na escolha.

Algumas operadoras de planos de saúde possuem uma rede própria de atendimento, o que significa que oferecem uma estrutura e equipes próprias para atendimento dos seus associados.

Por outro lado outras operadoras possuem somente uma rede credenciada, ou seja, utilizam clínicas, hospitais e laboratórios terceirizados, mantendo convênios com eles.

Quando as operadoras contam com os dois tipos de atendimento, é comum que alguns planos incluam apenas atendimento na rede própria. Esse tipo geralmente é mais barato.

Assim pagando um pouco mais é possível obter acesso a toda a rede própria e também à rede de conveniados.

Mais uma vez é preciso levar em consideração as suas necessidades e também possibilidades, sobretudo no que diz respeito aos valores a serem pagos mensalmente.

De qualquer forma contratar um plano de saúde familiar é um investimento no bem estar daqueles que você mais ama.

Sendo assim a escolha não deve levar em conta apenas os valores, mas sim a qualidade e a diversidade de serviços disponíveis.

 

Compartilhe no Whatsapp