ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Todo Uso da Liberdade Resulta em uma Nova Escravidão

3/12/2019 - Sorocaba - SP

Como é bom termos em nossas mãos a esmeralda da escolha, mas como é triste saber que ela vai, mais cedo ou mais tarde, trazer-nos nova escravidão. E desse modo segue a vida do homem, com a ilusão que sua pedra, dita preciosa, é sua e está em suas mãos, porém não sabe que tudo isso não passa de uma fantasia. E os tempos passam e a vaidade ainda reina sobre o seu coração.

 

Os jovens arriscam na escolha de um caminho, pois não é uma escolha, mas sim uma condição, se bem que ninguém arrisca, pois não temos o domínio de um só dia. Mas a arrogância de ter nas mãos o poder da escolha sega a todos, pelo menos por um instante, como um intruso que passa escandalosamente em nossa frente.

 

A evidência da escravidão vem com a limitação, ou limitações, que em pleno percurso chega silenciosamente roubando-nos, a cada instante, o que pensávamos ter em nossas mãos. Cadê a liberdade?! Diz o afligido preso em uma nova escravidão.

 

A criança sonha em ser grande e livre, o jovem, em conquistar o mundo e o idoso suplica, em sua crença, por mais um dia com saúde. Mas ninguém está livre verdadeiramente, pois há sempre uma nova escravidão. Para finalizar cito o nome da obra que todos deveriam ler, para entender um pouco mais sobre a vida: Triste Fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto).

 

Compartilhe no Whatsapp