ColunistasCOLUNISTAS

Thales Kroth de Souza

Autor: Thales Kroth de Souza

Motivação: um passeio para o consciente

1/12/2019 - Sorocaba - SP

Estar o tempo todo motivado não é fácil, tudo porque as pessoas possuem diversos entraves, problemas, questões em aberto e, com o passar do tempo, acabam não resolvendo-os e a sua motivação vai diminuindo como se fosse um balão com ar. Em um momento é preciso acalmar os ânimos e resolver com as pessoas que ficaram para trás todos os conflitos, mas com um diálogo conciso e compacto fazer acordos e apaziguar os diálogos de uma maneira que o seu "balão" tenha mais ar.

Motivação tem origem do latim movere que significa mover-se, condição que influencia a uma direção, a um objetivo. Embora muito significativa em equipes com alto grau e impacto para influência, a motivação nasce da premissa de desejar que indivíduo(s) alcancem resultados e continuem firmes, com informações, conhecimentos sobre o que fazem e a solidez de um negócio ou produto reflita na experiência de um cliente satisfeito por ver suas necessidades satisfeitas com os serviços concluídos. A motivação gerada por esse movimento faz com que toda a rede de contatos se interaja e alcance novos graus de relacionamento.

A liderança é importante e faz todo o planejamento para que isso ocorra, um trabalho em conjunto com o setor de Gestão de Pessoas, elementos fundamentais para a organização, a equipe enganjada com o objetivo final entende que as ações que se executam irão refletir em mais cenários diferenciados e relacionamentos com mais participantes.

Uma empresa, independente que seja de pequeno, médio ou grande porte tem muitos benefícios com uma equipe que está abraçada ao perfil da empresa. É muito comum em processos seletivos para funções de trainee e programas de estágio disciplinar candidatos para habilidades humanas e competências que farão diferença em seus currículos e diferença total quando aplicadas na empresa. Profissionais que buscam constantes atualizações no mercado veêm que a forma como conduzem suas motivações transparece nos negócios e passeia no seu consciente, essa presença impacta o lado pessoal e profissional, por isso é preciso um relacionamento direto com lideranças.

Com uma sobrecarga de trabalho, horários apertados, provas, trabalhos, ensaios para apresentações, vendas, relacionamentos cada vez mais próximos profissionais desencaixam as finalidades motivadoras que as empresas transcreveram em seus perfis. Em um cenários como este, a conduta mais assertiva para a situação é dialogar diretamente com o líder do setor para alcançar a plena essência de somar com a equipe. Não adianta gastar energias à toa, a motivação tem que estar como competência em impactar clientes e fornecedores, líderes e liderados.

Enquanto um vendedor se desgasta por um problema não resolvido, as suas vendas são impactadas diretamente e seu trabalho acaba comprometido temporariamente. Um líder a par da situação irá repor com estratégias francas que o vendedor precisa resolver seu problema com maturidade, flexível, procurando amenizar conflitos. Quem direciona pessoas com facilidade para negociar ganha pontos nas suas funções e sendo visto será lembrado com promoções durante sua vida trabalhista. Pessoas nesse nível possuem diferenciais comportamentais e entendem que a maior motivação está no consciente.

Então, não deixe dúvidas e sentimentos dominarem a forma como mantém relacionamentos e trabalha, pois a sua motivação precisa estar afiada; você possui sonhos e experiências novas que deseja realizar, conquistar novas responsabilidades, ganhar mais premiações, aumentar seu salário, fazer viagens, compras coisas e fazer negócios; e a maior inspiração para tudo isso é vencer.

 

Envie para ksthales@gmail.com dúvidas, informações, sugestões e comentários.

Compartilhe no Whatsapp