ColunistasCOLUNISTAS

Thales Kroth de Souza

Autor: Thales Kroth de Souza

Enem, entre o apoio e a alavanca

10/11/2019 - Sorocaba - SP

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 passou, mas não foi embora ainda? Não se preocupe, se ocupe. Eu sei que você estudou bastante e estava preparado para enfrentar um divisor de águas na sua vida. Sua família, a escola, amigos das redes sociais sabem que esse momento é uma incrível experiência em sua vida, dependendo da sua nota, as chances para a graduação são bem grandes. Não tenha medo se a nota for baixa, média, entenda o que essa prova te ensinou. Quando corre-se riscos aprende-se quão forte é a análise para escolher a profissão do futuro ou a decisão para o amanhã. Se a após a prova você continua se remoendo por não ter se dedicado o suficiente, calma, haverá outra tentativa e dessa vez você sabe que pode doar mais de si.

"Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo." (Arquimedes)

Bem, Arquimedes entendia muito de matemática e de física, elaborou diversos conceitos os quais estudamos até hoje. Embora tenha atuação tímida na filosofia essa frase é excelente para mostrar ao candidato pós-Enem quais as suas possibilidades para a sua vida. Calma, eu explico. Das diferentes questões que preencheu na prova, aquelas que pensara em saber sua resposta ficou como se carregasse pedras nos ombros, não é mesmo? Essa tendência para o cérebro serve para instigar o desejo de acerto. Agora, atento aos materiais, procura respostas e ver o que acertou efetivamente. Natural. O ser humano busca em erros e acertos o êxito na sua linha de tempo, é convincente tirar diversas fotos afim de escolher apenas uma para postar em uma rede social. Pensa o mesmo? Pensa diferente? Pois seu cérebro está blindando o que não é seguro para você, isso é bom.

O medo é uma alternativa que a pessoa sente para se proteger de qualquer adversidade e perigo que o corpo possa passar. Independente se for física ou psicológica, essa ideia não é deixar você para baixo acredito estar se comportando mal. Não é isso. Seu sistema está nutrindo percepções sobre a realidade e o imaginário o que contribui para o relaxamento de todo o seu ser, nesse momento, o melhor a fazer é relaxar, escutar uma música que goste, assitir a programas que lhe distraiam e ter uma boa noite de sono. Nada de tensões fortes.

Para muitas pessoas, as famílias, amigos e conhecidos foram suas bases de apoio para a prova. Essa sustentação tem uma diferença constante na vida do indivíduo, mas quem não os possui usa a alavanca do desejo de crescimento e ter o que quer como apoio, não precisa ser um time de futebol para ter milhares de associados para opinarem o que você deve fazer, às vezes a vida te ensina que ter amigos que dá para contar em seus dedos é a melhor escolha para se carregar em pensamentos e, principalmente, no coração.

O verão vem chegando e com ele mais energias positivas para datas festivas para o país.

Uma lição interessante que pode-se tirar com a prova é a ideia de se questionar, buscar a razão das coisas, descobrir. Tem dúvida de uma origem, de um sentido, pesquise. O passado nos ensina que a comparação com métodos são portas de entrada para o sucesso e o desenvolvimento, quem dá passos para o seu desenvolvimento observa-se: aprende um idioma, faz um voluntariado mesmo à distância, ajuda colegas, apoia causas comuns ou diversas, aprende com o seu trabalho, desenvolve a leitura, participa de oficinas, é criativo, enfim, essa criação de rotinas e atitudes que desenvolvem seu currículo maximizam novas habilidades e competências, explora a criatividade como ser humano. Eis um significado bonito e que faz ter sentido para se sonhar.

Caro(a) estudante, continue em frente, esse é o seu momento.

 

Envie para ksthales@gmail.com dúvidas, informações, sugestões e comentários.

Compartilhe no Whatsapp