ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Conspiração Contra o Uso Adequado da Língua Portuguesa

5/11/2019 - Sorocaba - SP

 

A Língua Portuguesa é o nosso maior patrimônio cultural, certo? Acredito que sim. No entanto, ela está sendo, a cada dia mais, vítima de danos. Justificam que a língua é plural e que a criatividade é o dirigente, mas até onde isso é verdade? Acredito que estamos confundindo libertinagem com liberdade. Redes de comunicação estão, sob a justificativa de flexibilização, espalhando um vírus contra o bom senso do uso correto da Língua Portuguesa.

A falta de uniformidade no uso da língua está afastando, a cada dia mais, o direito de muitos a utilizarem de modo adequado. Fato explicitamente demostrado nos resultados dos últimos anos do ENEM. O uso do Internetês tem influenciado também nesses resultados? Por mais que eu queira de dizer que não, porém isso não seria a verdade. Pois acredito que os maus hábitos que comentemos fora de casa são aqueles que vivemos em nosso lar. Se passamos quase o dia inteiro lendo e escrevendo de um modo, como nos sairemos bem no uso formal da língua (a Norma Culta)?

E o mais triste dessa história é que muitas pessoas com o nível superior denigrem bruscamente a nossa língua materna. Sob a justificativa de não serem graduados em Letras, muitos professores da Educação Básica se dão o desprazer de não conhecer mais sobre o uso adequado da Língua Portuguesa.

Sem mais palavras.

 

Compartilhe no Whatsapp