ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Ética e Comunicação

26/10/2019 - Sorocaba - SP

 

 

O que mantém o homem sendo ser racional é seu convívio social. O laço que faz sustentar a sociedade é a comunicação. E o que possibilita a continuidade da história social é a ética.

A ética muito mais que por limites, ela cria possibilidades. Quando agimos pelo espírito ético, estamos construindo um ambiente subdividido em espaços que se sustentam um em outro, de modo a tornar um todo equilibrado e unido. Isso tudo somente é possível porque nos comunicamos. A boa comunicação afirma o espírito da ética e lhe impõe um valor que é apreciado pelos que compreendem que não há desenvolvimento humano sem o respeito ao espírito ético.

Falar sobre comunicação e ética não é apenas conceitualizar ou julgar terceiros, mas sim propagar aquilo que torna possível a convivência pacífica dos homens. Mesmo que muitos pensem que tratar sobre ética seja questão especificamente filosófica, isso por um olhar preconceituoso que muitos podem ter da Filosofia, no entanto isso não é verdade, pois não haverá futuro social para o homem se não existir ética em suas relações, principalmente na comunicação.

O mundo globalizado que permite rapidez na propagação das informações e a possibilidade da interação dos que estão mais próximos aos mais distantes, vem a cada dia mais mostrando que não adianta termos os recursos que temos se, porém, não sabermos utilizá-los de modo adequado, sem causar prejuízos a outra pessoa ou as outras pessoas.

Mas o que é comunicar-se com ética?

Comunicar-se com ética, antes de mais nada, é valorizar a verdade e a solidariedade no ato comunicativo. Nesse sentido podemos aprofundar sobre comunicação ética como sendo uma adequação (ou disciplinarização) dos indivíduos ao espírito ético.

Em um país marcado pela corrupção, como é o Brasil, não é tarefa fácil ensinar aos novos cidadãos o espírito ético, entretanto essa é uma das nossas maiores necessidade para que possamos viver de fato a democracia.

Precisamos conquistar as pessoas para viverem o espírito da ética principalmente na comunicação, pois não haverá boas perspectivas para futuro sem que o homem aprenda valores superiores aos que são impostos pelo capitalismo desumano, em que o ter é mais importante do que o ser.

 

Compartilhe no Whatsapp