ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

A Diluição da Crítica Justa

22/10/2019 - Sorocaba - SP

 

Estamos no século XXI. E para muitos, os mais novos, nada de “anormal” com essa data, entretanto, para aqueles que nasceram antes ou final da década de 70 e início dos anos 80, essa data (século XXI) tem um peso incomum. Pois para estes o mundo passou por uma reformulação. A internet trouxe uma mudança no mundo da crítica das mídias, por ser também local de novas mídias. Até há vinte cinco anos, quem criticava os livros, os filmes, as músicas… era um pequeno grupo que, na maioria das vezes, representavam os interesses de grandes empresários. Hoje, a crítica pode partir de qualquer pessoa, certo? Só que não! Este texto está meio confuso e com o uso desta gíria (Só que não!) perdeu ainda mais a possível credibilidade. Rsrsrs.

Vamos então falar sério. O que quero trazer à discussão é a atenção para o fato de parecer que estamos no mundo mais democrático, pois temos as redes sócias para nos comunicarmos e expressarmos nossos pensamentos. Mas tudo isso é uma grande ilusão, pois parece que nos deram poder, no entanto apenas temos a ilusão que temos tal poder.

A crítica ainda está nas mãos de grandes empresários que de vários modos manipulam as mentes das pessoas, verdade? Sim. E o pior é que a crítica tornou-se ainda mais injusta, pois está diluída, porque antes de um produto (objeto ou pessoa) ganhar o mercado, tal produto é submetido a um crivo que, na minha opinião, não é nada justo. A prova disso tudo que estou falando é a distância entre aqueles são programados para o sucesso e aqueles que momentaneamente ganham audiência. Tenhamos por exemplo: o mundo musical. Pois quem consegue perpetuar sua marca como músico?

Hoje, as pessoas pensam que tendo talento e expondo-se nas redes sociais irão alcançar o sucesso, mas em uma mensuração de porcentagem geral isso é uma ilusão.

Percebeu quantas vezes falei a palavra ilusão?

Sonhar é uma coisa, iludir-se é outra. Pois a trajetória para o sucesso depende de muitas conquistas e de passos certos. Há sempre a exceção, mas isso (ser a exceção) é um jogo de loteria.

 

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp