ColunistasCOLUNISTAS

Leandro Melero

Autor: Leandro Melero

A nova realidade dos acidentes relacionados ao uso de celulares.

19/6/2019 - Sorocaba - SP

Por: Leandro Melero

https://m.youtube.com/c/MeleroChannel

https://www.facebook.com/melero.channel

 

Conforme dados do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) 80% dos motoristas admitem utilizar o celular enquanto dirigem. Anualmente são registrados 1,3 milhão de acidentes automobilísticos devido a esse tipo de comportamento.

Além de causar acidentes de trânsito, o mau uso do celular pode ocasionar acidentes de trabalho, tanto de trajeto (Aquele em que o trabalhador vai de casa para o trabalho, ou do trabalho para casa), como o típico (O que ocorre pelo exercício do trabalho e a serviço de empresa).

É de extrema importância mudar hábitos para redução do número de acidentes, prevenindo situações que possam estar relacionadas a potenciais riscos.

Simples gestos como escolhas de horários e locais ideais para utilização desses dispositivos podem fazer toda a diferença, mas não é só isso. Veja algumas dicas importantes:

Durante a condução de veículos, atenção total ao trânsito. Nunca digite ao dirigir.

Ao caminhar evitando o uso de celular, você previne quedas, focando melhor atenção ao seu redor, assim, desviando de objetos e transeuntes.

Cuidado com a postura. Evite ficar com o pescoço dobrado e o queixo muito perto da nuca. Prefira elevar o aparelho para altura dos olhos. Posturas inadequadas são geradoras de diversas doenças ortopédicas.

Regule o brilho da tela e o tamanho da fonte de leitura, assim, evitará forçar demais a visão. Muitas são as queixas de dores de cabeça por excesso de luminosidade em telas de dispositivos eletrônicos.  

Evite quedas e não use o celular ao subir ou descer escadas.

Cuidado ao fotografar, não corra riscos quando acessar locais altos ou sem segurança. Mais vale o cuidado com a sua vida do que uma foto compartilhada com seus amigos. Sem contar que em um deslize você pode ficar sem seu smartphone.

Estipule horários para checar e-mails e usar aplicativos de redes sociais. Isso colabora para sua concentração e reduz as horas de uso do aparelho.

Dicas simples e aparentemente muito óbvias, mas caso seguidas por todos, com impactos positivos na vida profissional e cotidiana de milhares de pessoas.

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp